Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ESTUDANTE COM BAIXA VISÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

A inclusão das pessoas com deficiências visuais, cegueira ou baixa visão, no espaço escolar, ainda se constitui como um processo desafiador, muito embora se perceba que os avanços nas estratégias pedagógicas para o ensino destes sujeitos tenham sido relevantes. O desafio é garantir que esses discentes consigam ter condições de aprendizagens com suporte especializado, que promovam a equidade. A escola deve estar preparada com recursos humanos, tecnológicos, condições arquitetônicas e financeiras para acolher, incluir e ensiná-los. Para que estes indivíduos consigam aprender, é necessário que conheçam e dominem o sistema braile, a fim de desenvolverem as competências de leitura, escrita e matemática. Destarte, este artigo se constitui de um estudo de caso de caráter qualitativo. A pesquisa qualitativa busca observar os fenômenos em seu ambiente natural, sendo também conhecida como pesquisa "naturalística" (ANDRÉ, 1995, p.17). Essa escolha metodológica proporciona uma compreensão mais profunda e contextualizada dos temas abordados. O objetivo central dessa investigação é apresentar informações referentes à prática pedagógica escolar inclusiva, para um estudante com baixa visão, sob a ótica desse discente, no decorrer dos três anos do Ensino Médio. Para coleta de dados, foi utilizada uma entrevista semiestruturada, composta de oito questões, que versam sobre as experiências de ensino e aprendizagem vivenciadas pelo sujeito do estudo. A análise e discussões dos dados fundamentou-se na teoria sociointeracionista de Vigotski uma vez que, as práticas educacionais inclusivas necessitam de suportes específicos e mediação para que o ensino e a aprendizagem possam ocorrer de modo satisfatório. Assim, para que se compreenda melhor a dinâmica do ensino e da aprendizagem para alunos com deficiência visual, especificamente, aqueles que têm baixa visão, apresenta-se a seguir uma discussão teórica acerca desta temática, que embasará a análise e conclusão desta pesquisa.

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