Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O LUGAR DA INCLUSÃO NO CURRÍCULO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

A formação inicial de professores matemática, é historicamente acentuada sobre concepções que priorizam os conhecimentos específicos em detrimento de outros conhecimentos extremamente relevantes para esse processo. Nesse cenário, nos deparamos com o desafio de demarcar discussões que construam reflexões sobre a Educação Inclusiva e Educação Especial. A partir disso, o presente trabalho tem por objetivo analisar “lugar” da inclusão na formação inicial de professores a partir da transição curricular em dois cursos de licenciatura matemática de uma universidade pública do estado do Rio Grande do Norte. Para nortear nossas discussões, apresentamos em nosso referencial teórico uma breve descrição sobre currículo e a formação de professores de matemática. Ao mesmo tempo, situamos a Educação Matemática a partir da perspectiva inclusiva e da Educação Especial. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida a partir de uma pesquisa bibliográfica em que buscamos os dois últimos Programas Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos de licenciatura em matemática por essa instituição. A partir de sua análise, identificamos que em nenhuma das grades curriculares anteriores possui disciplina que evidenciavam alguma discussão sobre a Educação Matemática na perspectiva Inclusiva ou da Educação Especial. Posteriormente, em análise da atual matriz curricular percebemos que, nesta, existe menção a inclusão como disciplina optativa. Dessa forma, entendemos que a inclusão não possui seu “lugar” nesses cursos de formação de professores. Face a essa problemática, reafirmamos nossa defesa de uma formação que possibilite discutir e refletir sobre as diferentes questões associadas à inclusão na sala de aula, e para além dela.

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