Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Esta pesquisa incide sobre a análise das concepções e práticas pedagógicas de professores de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nas séries iniciais do Ensino Fundamental das escolas municipais da cidade de Parnamirim, Brasil. Esses alunos por apresentarem uma agitação anormal em suas atividades que compromete a sua concentração são geralmente, estereotipados e excluídos no ambiente escolar. Com o intuito de analisar essas concepções e práticas pedagógicas adotou-se uma pesquisa do tipo descritiva, de modelo transversal e de enfoque qualitativa. Os sujeitos participantes da pesquisa foram onze professores de alunos com TDAH nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) de três escolas municipais da cidade de Parnamirim, no Estado do Rio Grande. Para viabilizar a coleta de dados utilizamos como técnicas e instrumentos a análise documental (roteiro de análise documental), a observação sistemática não participante (pauta de observação) e a entrevista semiaberta (roteiro de perguntas). Como embasamento teórico utilizamos alguns autores como: Torres (2005); Fitó (2012); Libâneo (2012); Tardif (2014); Minayo (2013); Sampiere (2014); e Campoy (2018), entre outros. Os resultados evidenciaram que a maioria dos professores concebe o TDAH apenas como hiperatividade (uma inquietação ou agitação) e também concebe como uma dificuldade de aprendizagem, demonstrando terem pouco conhecimento sobre esse transtorno. Também foi constatado que esses professores possuem uma prática de ensino predominantemente tradicional, utilizando métodos de ensino que não promovem a interação dos alunos com o conhecimento, Desse modo, há um despreparo desses profissionais para lidarem com esses alunos em sala de aula, sendo necessário promover a esses professores um curso de capacitação na área de Educação Especial e um acompanhamento das ações desses professores em sala de aula para dar suporte ao seu trabalho no atendimento aos alunos com necessidades especiais, em especial os alunos com TDAH.

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