Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

OFICINAS DE LINGUAGEM SIMPLES NA SUPERAÇÃO DE BARREIRAS COMUNICACIONAIS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108119
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 160
    "inscrito_id" => 1703
    "titulo" => "OFICINAS DE LINGUAGEM SIMPLES NA SUPERAÇÃO DE BARREIRAS COMUNICACIONAIS"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma proposta de formação continuada, no formato de oficinas pedagógicas, voltada para o tema da Linguagem Simples e direcionada para professores atuantes no Atendimento Educacional Especializado. O caderno de oficinas é o produto que faz parte integrante da dissertação de mestrado, concluída, vinculada ao programa de pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte cujo objetivo é analisar a relevância da Linguagem Simples como favorecedora da inclusão escolar na formação dos professores do Atendimento Educacional Especializado de escolas estaduais do Município de São José do Mipibu/RN. O planejamento do caderno de oficinas surgiu a partir das impressões obtidas através das análises dos questionários e entrevistas realizadas com os professores participantes da pesquisa, além de professores validadores atuantes no Atendimento Educacional Especializado. A partir das discussões teóricas foi constatado que se faz necessário formações continuadas com a temática da Acessibilidade Comunicacional, os professores por muitas vezes sentem a necessidade de adaptar textos e realizam as adaptações sem respaldo científico adequado. Sendo assim, foi possível compreender que os professores acreditam que textos adaptados podem sim superar barreiras comunicacionais, com isso, formações continuadas na área da Linguagem Simples podem ajudar na capacitação dos professores atuantes no Atendimento Educacional Especializado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID1703_TB160_20062024151139.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE LUCAS DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE"
    "autor_email" => "felipelucas.mipibu@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108119
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 160
    "inscrito_id" => 1703
    "titulo" => "OFICINAS DE LINGUAGEM SIMPLES NA SUPERAÇÃO DE BARREIRAS COMUNICACIONAIS"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma proposta de formação continuada, no formato de oficinas pedagógicas, voltada para o tema da Linguagem Simples e direcionada para professores atuantes no Atendimento Educacional Especializado. O caderno de oficinas é o produto que faz parte integrante da dissertação de mestrado, concluída, vinculada ao programa de pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte cujo objetivo é analisar a relevância da Linguagem Simples como favorecedora da inclusão escolar na formação dos professores do Atendimento Educacional Especializado de escolas estaduais do Município de São José do Mipibu/RN. O planejamento do caderno de oficinas surgiu a partir das impressões obtidas através das análises dos questionários e entrevistas realizadas com os professores participantes da pesquisa, além de professores validadores atuantes no Atendimento Educacional Especializado. A partir das discussões teóricas foi constatado que se faz necessário formações continuadas com a temática da Acessibilidade Comunicacional, os professores por muitas vezes sentem a necessidade de adaptar textos e realizam as adaptações sem respaldo científico adequado. Sendo assim, foi possível compreender que os professores acreditam que textos adaptados podem sim superar barreiras comunicacionais, com isso, formações continuadas na área da Linguagem Simples podem ajudar na capacitação dos professores atuantes no Atendimento Educacional Especializado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID1703_TB160_20062024151139.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FELIPE LUCAS DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "FELIPE"
    "autor_email" => "felipelucas.mipibu@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O presente trabalho apresenta uma proposta de formação continuada, no formato de oficinas pedagógicas, voltada para o tema da Linguagem Simples e direcionada para professores atuantes no Atendimento Educacional Especializado. O caderno de oficinas é o produto que faz parte integrante da dissertação de mestrado, concluída, vinculada ao programa de pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte cujo objetivo é analisar a relevância da Linguagem Simples como favorecedora da inclusão escolar na formação dos professores do Atendimento Educacional Especializado de escolas estaduais do Município de São José do Mipibu/RN. O planejamento do caderno de oficinas surgiu a partir das impressões obtidas através das análises dos questionários e entrevistas realizadas com os professores participantes da pesquisa, além de professores validadores atuantes no Atendimento Educacional Especializado. A partir das discussões teóricas foi constatado que se faz necessário formações continuadas com a temática da Acessibilidade Comunicacional, os professores por muitas vezes sentem a necessidade de adaptar textos e realizam as adaptações sem respaldo científico adequado. Sendo assim, foi possível compreender que os professores acreditam que textos adaptados podem sim superar barreiras comunicacionais, com isso, formações continuadas na área da Linguagem Simples podem ajudar na capacitação dos professores atuantes no Atendimento Educacional Especializado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.