Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A INCLUSÃO E O PROTAGONISMO DOS PROFESSORES DE APOIO EDUCACIONAL E DE AULAS ESPECIALIZADAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A I MOSTRA DE ATIVIDADES INCLUSIVAS DA ESCOLA MUNICIPAL JÚLIA CORTINES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108072
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 96
    "inscrito_id" => 60
    "titulo" => "A INCLUSÃO E O PROTAGONISMO DOS PROFESSORES DE APOIO EDUCACIONAL E DE AULAS ESPECIALIZADAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A I MOSTRA DE ATIVIDADES INCLUSIVAS DA ESCOLA MUNICIPAL JÚLIA CORTINES"
    "resumo" => "Este trabalho é um relato de experiência que tem como objetivo contar sobre o processo de criação, elaboração, apresentação e resultados da I Mostra de Atividades Inclusivas do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Municipal Júlia Cortines, localizada no município de Niterói/RJ. A proposta do evento foi de, durante o ano letivo de 2023, desenvolver um trabalho em parceria entre Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), professores do AEE e professores das disciplinas especializadas de Artes, Educação Física e Língua Inglesa, com o intuito de organizar um momento para compartilhar os projetos e as experiências vividas durante o ano pelos diversos professores e funcionários da comunidade interna da escola. Partindo do preceito de que a inclusão dos alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) deve ser feita por meio de práticas que realmente incluam-nos na escola, estimulando sua sede por conhecimento e suprindo suas necessidades, fica evidente a importância da participação de todos os membros da comunidade interna escolar nesse processo. Com isso, por meio da mostra, foi possível proporcionar a troca de conhecimentos e uma espécie de formação conjunta entre os profissionais da escola, para que todos pudessem compartilhar seus feitos com seus colegas de trabalho, enquanto esses pudessem aprender com as estratégias e os resultados alcançados por meio dos cenários exibidos no evento. Apesar das dificuldades apresentadas na organização da mostra, por ser um evento inédito na instituição escolar, os resultados foram positivos, de modo que o trabalho colaborativo entre o serviço de apoio e a sala regular foi evidenciado e fortalecido, além de o evento ter salientado a importância da formação continuada de todos os professores (da SRM, do AEE e das disciplinas especializadas). O trabalho também contribuiu para o fortalecimento da comunicação escola-família e escola-escola, além de ter sido fomentador para o desenvolvimento dos trabalhos dos professores participantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID60_TB96_04062024215630.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIENE MORAIS GONÇALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIENE"
    "autor_email" => "lubressand@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108072
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 96
    "inscrito_id" => 60
    "titulo" => "A INCLUSÃO E O PROTAGONISMO DOS PROFESSORES DE APOIO EDUCACIONAL E DE AULAS ESPECIALIZADAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A I MOSTRA DE ATIVIDADES INCLUSIVAS DA ESCOLA MUNICIPAL JÚLIA CORTINES"
    "resumo" => "Este trabalho é um relato de experiência que tem como objetivo contar sobre o processo de criação, elaboração, apresentação e resultados da I Mostra de Atividades Inclusivas do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Municipal Júlia Cortines, localizada no município de Niterói/RJ. A proposta do evento foi de, durante o ano letivo de 2023, desenvolver um trabalho em parceria entre Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), professores do AEE e professores das disciplinas especializadas de Artes, Educação Física e Língua Inglesa, com o intuito de organizar um momento para compartilhar os projetos e as experiências vividas durante o ano pelos diversos professores e funcionários da comunidade interna da escola. Partindo do preceito de que a inclusão dos alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) deve ser feita por meio de práticas que realmente incluam-nos na escola, estimulando sua sede por conhecimento e suprindo suas necessidades, fica evidente a importância da participação de todos os membros da comunidade interna escolar nesse processo. Com isso, por meio da mostra, foi possível proporcionar a troca de conhecimentos e uma espécie de formação conjunta entre os profissionais da escola, para que todos pudessem compartilhar seus feitos com seus colegas de trabalho, enquanto esses pudessem aprender com as estratégias e os resultados alcançados por meio dos cenários exibidos no evento. Apesar das dificuldades apresentadas na organização da mostra, por ser um evento inédito na instituição escolar, os resultados foram positivos, de modo que o trabalho colaborativo entre o serviço de apoio e a sala regular foi evidenciado e fortalecido, além de o evento ter salientado a importância da formação continuada de todos os professores (da SRM, do AEE e das disciplinas especializadas). O trabalho também contribuiu para o fortalecimento da comunicação escola-família e escola-escola, além de ter sido fomentador para o desenvolvimento dos trabalhos dos professores participantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID60_TB96_04062024215630.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIENE MORAIS GONÇALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIENE"
    "autor_email" => "lubressand@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência que tem como objetivo contar sobre o processo de criação, elaboração, apresentação e resultados da I Mostra de Atividades Inclusivas do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Municipal Júlia Cortines, localizada no município de Niterói/RJ. A proposta do evento foi de, durante o ano letivo de 2023, desenvolver um trabalho em parceria entre Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), professores do AEE e professores das disciplinas especializadas de Artes, Educação Física e Língua Inglesa, com o intuito de organizar um momento para compartilhar os projetos e as experiências vividas durante o ano pelos diversos professores e funcionários da comunidade interna da escola. Partindo do preceito de que a inclusão dos alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) deve ser feita por meio de práticas que realmente incluam-nos na escola, estimulando sua sede por conhecimento e suprindo suas necessidades, fica evidente a importância da participação de todos os membros da comunidade interna escolar nesse processo. Com isso, por meio da mostra, foi possível proporcionar a troca de conhecimentos e uma espécie de formação conjunta entre os profissionais da escola, para que todos pudessem compartilhar seus feitos com seus colegas de trabalho, enquanto esses pudessem aprender com as estratégias e os resultados alcançados por meio dos cenários exibidos no evento. Apesar das dificuldades apresentadas na organização da mostra, por ser um evento inédito na instituição escolar, os resultados foram positivos, de modo que o trabalho colaborativo entre o serviço de apoio e a sala regular foi evidenciado e fortalecido, além de o evento ter salientado a importância da formação continuada de todos os professores (da SRM, do AEE e das disciplinas especializadas). O trabalho também contribuiu para o fortalecimento da comunicação escola-família e escola-escola, além de ter sido fomentador para o desenvolvimento dos trabalhos dos professores participantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.