Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A SEXUALIDADE DA MULHER LÉSBICA COM DEFICIÊNCIA NAS ENTRELINHAS DO TRASTORNO DO ASPECTRO AUTISTA E SUAS VIOLÊNCIAS SIMBÓLICAS UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108070
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 93
    "inscrito_id" => 1632
    "titulo" => "A SEXUALIDADE DA MULHER LÉSBICA COM DEFICIÊNCIA NAS ENTRELINHAS DO TRASTORNO DO ASPECTRO AUTISTA E SUAS VIOLÊNCIAS SIMBÓLICAS UMA REVISÃO SISTEMÁTICA"
    "resumo" => "A disseminação de informações adequadas para a sociedade pode ser dificultada pela existência de mitos e tabus em torno da sexualidade. Entende-se que indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), devido à sua forma diferente de processar informações em comparação com aqueles sem o transtorno, enfrentam desafios no acesso a informações sobre essa temática. Este estudo explora a intesecção da sexualidade da mulher lésbica com TEA, e as violências simbólicas enfrentadas em contextos sociais e educacionais. Através de uma revisão sistemática, são apresentadas discussões e contextualizações sobre as várias vertentes presentes neste contexto. O objetivo foi analisar trabalhos que proporcionem o debate mais aprofundado e o levantamento de dados acerca da vivência da sexualidade de mulheres autistas e lésbicas, bem como o contexto em que essas discussões estão sendo, ou não sendo, conduzidas. Foi realizado um levantamento a partir de artigos, dissertações e teses das bases de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online), Google Acadêmico, Periódicos Capes e Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, entre o período de 2013 a 2023. Foram utilizadas as palavras-chave "sexualidade”, “mulher lésbica”, “com deficiência” e “autista”. Os resultados demonstram um déficit generalizado de informações nesta área, evidenciando o imensurável silenciamento e inviabilização dessas mulheres. Este estudo visa contribuir para uma compreensão mais abrangente e inclusiva nas experiências das mulheres autistas e lésbicas em relação a sua sexualidade, fornecendo insights para futuras discussões e produções acadêmicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1632_TB93_07062024132655.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AYNOAN RAQUEL DA SILVA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "AYNOAN BRITO"
    "autor_email" => "aynoan.brito@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108070
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 93
    "inscrito_id" => 1632
    "titulo" => "A SEXUALIDADE DA MULHER LÉSBICA COM DEFICIÊNCIA NAS ENTRELINHAS DO TRASTORNO DO ASPECTRO AUTISTA E SUAS VIOLÊNCIAS SIMBÓLICAS UMA REVISÃO SISTEMÁTICA"
    "resumo" => "A disseminação de informações adequadas para a sociedade pode ser dificultada pela existência de mitos e tabus em torno da sexualidade. Entende-se que indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), devido à sua forma diferente de processar informações em comparação com aqueles sem o transtorno, enfrentam desafios no acesso a informações sobre essa temática. Este estudo explora a intesecção da sexualidade da mulher lésbica com TEA, e as violências simbólicas enfrentadas em contextos sociais e educacionais. Através de uma revisão sistemática, são apresentadas discussões e contextualizações sobre as várias vertentes presentes neste contexto. O objetivo foi analisar trabalhos que proporcionem o debate mais aprofundado e o levantamento de dados acerca da vivência da sexualidade de mulheres autistas e lésbicas, bem como o contexto em que essas discussões estão sendo, ou não sendo, conduzidas. Foi realizado um levantamento a partir de artigos, dissertações e teses das bases de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online), Google Acadêmico, Periódicos Capes e Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, entre o período de 2013 a 2023. Foram utilizadas as palavras-chave "sexualidade”, “mulher lésbica”, “com deficiência” e “autista”. Os resultados demonstram um déficit generalizado de informações nesta área, evidenciando o imensurável silenciamento e inviabilização dessas mulheres. Este estudo visa contribuir para uma compreensão mais abrangente e inclusiva nas experiências das mulheres autistas e lésbicas em relação a sua sexualidade, fornecendo insights para futuras discussões e produções acadêmicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1632_TB93_07062024132655.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AYNOAN RAQUEL DA SILVA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "AYNOAN BRITO"
    "autor_email" => "aynoan.brito@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

A disseminação de informações adequadas para a sociedade pode ser dificultada pela existência de mitos e tabus em torno da sexualidade. Entende-se que indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), devido à sua forma diferente de processar informações em comparação com aqueles sem o transtorno, enfrentam desafios no acesso a informações sobre essa temática. Este estudo explora a intesecção da sexualidade da mulher lésbica com TEA, e as violências simbólicas enfrentadas em contextos sociais e educacionais. Através de uma revisão sistemática, são apresentadas discussões e contextualizações sobre as várias vertentes presentes neste contexto. O objetivo foi analisar trabalhos que proporcionem o debate mais aprofundado e o levantamento de dados acerca da vivência da sexualidade de mulheres autistas e lésbicas, bem como o contexto em que essas discussões estão sendo, ou não sendo, conduzidas. Foi realizado um levantamento a partir de artigos, dissertações e teses das bases de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online), Google Acadêmico, Periódicos Capes e Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, entre o período de 2013 a 2023. Foram utilizadas as palavras-chave "sexualidade”, “mulher lésbica”, “com deficiência” e “autista”. Os resultados demonstram um déficit generalizado de informações nesta área, evidenciando o imensurável silenciamento e inviabilização dessas mulheres. Este estudo visa contribuir para uma compreensão mais abrangente e inclusiva nas experiências das mulheres autistas e lésbicas em relação a sua sexualidade, fornecendo insights para futuras discussões e produções acadêmicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.