Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A REALIDADE DE UMA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NO MUNICÍPIO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO/PE: REFLEXÕES SOBRE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA).

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108064
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 86
    "inscrito_id" => 1914
    "titulo" => "A REALIDADE DE UMA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NO MUNICÍPIO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO/PE: REFLEXÕES SOBRE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)."
    "resumo" => "O presente artigo visa analisar a prática do professor da Sala de Recurso Multifuncional (SRM) com estudante com Transtorno do Espectro Autista – (TEA) durante o Atendimento Educacional Especializado – (AEE) de uma escola municipal da rede de ensino do município da Vitória de Santo Antão/PE. Utilizamos uma abordagem qualitativa, cuja observação contribuiu como método de coleta de dados e alguns teóricos que foram fundamentais para fomentar o processo de elaboração como, Montoan, Freire, Focenca Bogdan e Biklen. A partir das visitas na instituição de ensino pudemos observar a realidade dos atendimentos realizados na (SRM) e sua relevância na vida estudantil e social do estudante. Desta forma, no decorrer dessas observações, constatamos o quanto a formação dos(as) professores(as) é um elemento essencial no tocante ao atendimento com o estudante, sendo este um fator que poderá contribuir positivamente no processo educativo dos estudantes com (TEA). Além disso, identificamos que as atividades propostas convergiram com a base de conhecimentos teóricos utilizados na pesquisa sendo necessários ao desenvolvimento de uma prática inclusiva, envolvendo, também, a contextualização com a realidade a fim de contribuir a sua formação, visto que é importante que o docente possa conhecer o discente e adapte atividades de acordo com sua realidade, elaborando materiais que possam eliminar as barreiras dentro e fora do ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1914_TB86_04062024154411.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SINTIANE MARIA SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SINTIANE MARIA"
    "autor_email" => "sintianemasantos@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108064
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 86
    "inscrito_id" => 1914
    "titulo" => "A REALIDADE DE UMA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NO MUNICÍPIO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO/PE: REFLEXÕES SOBRE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)."
    "resumo" => "O presente artigo visa analisar a prática do professor da Sala de Recurso Multifuncional (SRM) com estudante com Transtorno do Espectro Autista – (TEA) durante o Atendimento Educacional Especializado – (AEE) de uma escola municipal da rede de ensino do município da Vitória de Santo Antão/PE. Utilizamos uma abordagem qualitativa, cuja observação contribuiu como método de coleta de dados e alguns teóricos que foram fundamentais para fomentar o processo de elaboração como, Montoan, Freire, Focenca Bogdan e Biklen. A partir das visitas na instituição de ensino pudemos observar a realidade dos atendimentos realizados na (SRM) e sua relevância na vida estudantil e social do estudante. Desta forma, no decorrer dessas observações, constatamos o quanto a formação dos(as) professores(as) é um elemento essencial no tocante ao atendimento com o estudante, sendo este um fator que poderá contribuir positivamente no processo educativo dos estudantes com (TEA). Além disso, identificamos que as atividades propostas convergiram com a base de conhecimentos teóricos utilizados na pesquisa sendo necessários ao desenvolvimento de uma prática inclusiva, envolvendo, também, a contextualização com a realidade a fim de contribuir a sua formação, visto que é importante que o docente possa conhecer o discente e adapte atividades de acordo com sua realidade, elaborando materiais que possam eliminar as barreiras dentro e fora do ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1914_TB86_04062024154411.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SINTIANE MARIA SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SINTIANE MARIA"
    "autor_email" => "sintianemasantos@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O presente artigo visa analisar a prática do professor da Sala de Recurso Multifuncional (SRM) com estudante com Transtorno do Espectro Autista – (TEA) durante o Atendimento Educacional Especializado – (AEE) de uma escola municipal da rede de ensino do município da Vitória de Santo Antão/PE. Utilizamos uma abordagem qualitativa, cuja observação contribuiu como método de coleta de dados e alguns teóricos que foram fundamentais para fomentar o processo de elaboração como, Montoan, Freire, Focenca Bogdan e Biklen. A partir das visitas na instituição de ensino pudemos observar a realidade dos atendimentos realizados na (SRM) e sua relevância na vida estudantil e social do estudante. Desta forma, no decorrer dessas observações, constatamos o quanto a formação dos(as) professores(as) é um elemento essencial no tocante ao atendimento com o estudante, sendo este um fator que poderá contribuir positivamente no processo educativo dos estudantes com (TEA). Além disso, identificamos que as atividades propostas convergiram com a base de conhecimentos teóricos utilizados na pesquisa sendo necessários ao desenvolvimento de uma prática inclusiva, envolvendo, também, a contextualização com a realidade a fim de contribuir a sua formação, visto que é importante que o docente possa conhecer o discente e adapte atividades de acordo com sua realidade, elaborando materiais que possam eliminar as barreiras dentro e fora do ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.