Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AVALIAÇÃO COMO FORMA PARA IDENTIFICAR O CONHECIMENTO LINGUÍSTICO EM LÍNGUA DE SINAIS EM CRIANÇAS SURDAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM CURSO DE EXTENSÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108046
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 63
    "inscrito_id" => 116
    "titulo" => "AVALIAÇÃO COMO FORMA PARA IDENTIFICAR O CONHECIMENTO LINGUÍSTICO EM LÍNGUA DE SINAIS EM CRIANÇAS SURDAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM CURSO DE EXTENSÃO"
    "resumo" => "O presente estudo apresenta uma narrativa de experiência acerca do projeto de extensão referente as formas de avaliação da aquisição da Língua de Sinais (LS). Nesse sentido, é essencial que o professor empregue métodos de avaliação que possibilitem a identificação do nível de competência linguística da criança, a fim de orientar as práticas destinadas a estimular a aquisição da língua de sinais. Desta forma, foi realizado um curso de extensão a distância, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com o objetivo de analisar os instrumentos de avaliação da Libras. O curso foi realizado a distância por meio de encontros síncronos e assíncronos, contemplando a carga horária de 20 horas. O público alvo deste curso foram professora e estudantes do curso de Letras Libras. Sua fundamentação baseou-se nos estudos de Quadros e Cruz (2011) sobre a avaliação da aquisição da língua de sinais, bem como em pesquisas de Quadros; Cruz e Pizzio (2014), Quadros et al. (2014), Cruz (2016), Quadros (2019). As aulas foram conduzidas por meio das plataformas online Google Meet. Participaram do curso doze alunos de Letras Libras, provenientes de diversas instituições de ensino superior, e dois docentes de Libras. A avaliação dos participantes ocorreu por meio de atividades na plataforma Google Classroom e pela participação ativa durante as discussões. Antes de cada encontro, os textos foram disponibilizados para que os alunos pudessem se preparar e contribuir nas discussões. Consideramos relevante o desenvolvimento deste curso e constatamos o desconhecimento de alguns alunos em relação aos instrumentos de avaliação da LS apresentados e percebemos o interesse dos participantes em realizar cursos futuros com temáticas semelhantes, porém com uma abordagem mais aprofundada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID116_TB63_07062024103410.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELLE MÉLO GURJÃO ROLDÃO"
    "autor_nome_curto" => "MICHELLE"
    "autor_email" => "profa.michellelibras@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108046
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 63
    "inscrito_id" => 116
    "titulo" => "AVALIAÇÃO COMO FORMA PARA IDENTIFICAR O CONHECIMENTO LINGUÍSTICO EM LÍNGUA DE SINAIS EM CRIANÇAS SURDAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM CURSO DE EXTENSÃO"
    "resumo" => "O presente estudo apresenta uma narrativa de experiência acerca do projeto de extensão referente as formas de avaliação da aquisição da Língua de Sinais (LS). Nesse sentido, é essencial que o professor empregue métodos de avaliação que possibilitem a identificação do nível de competência linguística da criança, a fim de orientar as práticas destinadas a estimular a aquisição da língua de sinais. Desta forma, foi realizado um curso de extensão a distância, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com o objetivo de analisar os instrumentos de avaliação da Libras. O curso foi realizado a distância por meio de encontros síncronos e assíncronos, contemplando a carga horária de 20 horas. O público alvo deste curso foram professora e estudantes do curso de Letras Libras. Sua fundamentação baseou-se nos estudos de Quadros e Cruz (2011) sobre a avaliação da aquisição da língua de sinais, bem como em pesquisas de Quadros; Cruz e Pizzio (2014), Quadros et al. (2014), Cruz (2016), Quadros (2019). As aulas foram conduzidas por meio das plataformas online Google Meet. Participaram do curso doze alunos de Letras Libras, provenientes de diversas instituições de ensino superior, e dois docentes de Libras. A avaliação dos participantes ocorreu por meio de atividades na plataforma Google Classroom e pela participação ativa durante as discussões. Antes de cada encontro, os textos foram disponibilizados para que os alunos pudessem se preparar e contribuir nas discussões. Consideramos relevante o desenvolvimento deste curso e constatamos o desconhecimento de alguns alunos em relação aos instrumentos de avaliação da LS apresentados e percebemos o interesse dos participantes em realizar cursos futuros com temáticas semelhantes, porém com uma abordagem mais aprofundada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID116_TB63_07062024103410.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELLE MÉLO GURJÃO ROLDÃO"
    "autor_nome_curto" => "MICHELLE"
    "autor_email" => "profa.michellelibras@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O presente estudo apresenta uma narrativa de experiência acerca do projeto de extensão referente as formas de avaliação da aquisição da Língua de Sinais (LS). Nesse sentido, é essencial que o professor empregue métodos de avaliação que possibilitem a identificação do nível de competência linguística da criança, a fim de orientar as práticas destinadas a estimular a aquisição da língua de sinais. Desta forma, foi realizado um curso de extensão a distância, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com o objetivo de analisar os instrumentos de avaliação da Libras. O curso foi realizado a distância por meio de encontros síncronos e assíncronos, contemplando a carga horária de 20 horas. O público alvo deste curso foram professora e estudantes do curso de Letras Libras. Sua fundamentação baseou-se nos estudos de Quadros e Cruz (2011) sobre a avaliação da aquisição da língua de sinais, bem como em pesquisas de Quadros; Cruz e Pizzio (2014), Quadros et al. (2014), Cruz (2016), Quadros (2019). As aulas foram conduzidas por meio das plataformas online Google Meet. Participaram do curso doze alunos de Letras Libras, provenientes de diversas instituições de ensino superior, e dois docentes de Libras. A avaliação dos participantes ocorreu por meio de atividades na plataforma Google Classroom e pela participação ativa durante as discussões. Antes de cada encontro, os textos foram disponibilizados para que os alunos pudessem se preparar e contribuir nas discussões. Consideramos relevante o desenvolvimento deste curso e constatamos o desconhecimento de alguns alunos em relação aos instrumentos de avaliação da LS apresentados e percebemos o interesse dos participantes em realizar cursos futuros com temáticas semelhantes, porém com uma abordagem mais aprofundada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.