Artigo CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-76-2

DESAFIOS DO NOVO ENSINO MÉDIO NO FAZER DOCENTE: VIVÊNCIAS E DESENVOLVIMENTO DAS DISCIPLINAS ELETIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA.

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 02 - Didática e Currículo
"2024-01-24 11:27:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106082
    "edicao_id" => 322
    "trabalho_id" => 2437
    "inscrito_id" => 8517
    "titulo" => "DESAFIOS DO NOVO ENSINO MÉDIO NO FAZER DOCENTE: VIVÊNCIAS E DESENVOLVIMENTO DAS DISCIPLINAS ELETIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA."
    "resumo" => "A geografia física no contexto escolar brasileiro quase sempre se equilibrou entre a descrição dos elementos naturais da paisagem e sua relação com a preservação e práticas conservacionistas do meio ambiente. Com a promulgação da Lei nº 13.415/2017, do Novo Ensino Médio, estabeleceu-se uma reformulação dos conteúdos, com um “enxugamento” de linhas trabalhadas nos três anos do ensino médio. Coube as disciplinas eletivas e as trilhas de aprofundamento, a repatriação de temáticas importantes da geografia física, que perderam espaço dentro da carga horária da base curricular geral. Levando em consideração esse novo contexto curricular, este trabalho objetivou analisar as contribuições das disciplinas eletivas para o ensino da geografia física escolar. A pesquisa foi desenvolvida com o acompanhamento de duas disciplinas eletivas (convivência com o semiárido e climatologia básica), ministradas na E.E.M Deputado Francisco de Almeida Monte, no município de Fortaleza-Ceará. A metodologia de caráter qualitativo baseou-se nos estudos de Bardin (1977) e Neves (1996). Constatou-se a possibilidade do aprofundamento do estudo de temas de aspectos físicos naturais da paisagem com enfase na escala regional. Porém ficou visível a dificuldade dos discentes no que infere aos conceitos básicos estudados pela geografia física, visto que tais conceitos e teorias foram quase que descartados do material didático disponível. Outro ponto importante foi a necessidade de produção de materiais didáticos. Sejam eles slides, mapas e vídeos utilizados pelo professor, quanto cartazes e maquetes produzidos pelos alunos; já que o suporte para o desenvolvimento das disciplinas carecia de investimento por parte dos órgãos governamentais. Portanto, se faz necessário um maior amparo a implementação das disciplinas eletivas, já que estas, se tornaram necessárias para a manutenção da geografia física dentro do Ensino Médio."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID8517_TB2437_05052023092216.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:59:59"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YRVING BRANDÃO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "YRVING"
    "autor_email" => "yrvingferreira@alu.ufc.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:27:52"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106082
    "edicao_id" => 322
    "trabalho_id" => 2437
    "inscrito_id" => 8517
    "titulo" => "DESAFIOS DO NOVO ENSINO MÉDIO NO FAZER DOCENTE: VIVÊNCIAS E DESENVOLVIMENTO DAS DISCIPLINAS ELETIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA."
    "resumo" => "A geografia física no contexto escolar brasileiro quase sempre se equilibrou entre a descrição dos elementos naturais da paisagem e sua relação com a preservação e práticas conservacionistas do meio ambiente. Com a promulgação da Lei nº 13.415/2017, do Novo Ensino Médio, estabeleceu-se uma reformulação dos conteúdos, com um “enxugamento” de linhas trabalhadas nos três anos do ensino médio. Coube as disciplinas eletivas e as trilhas de aprofundamento, a repatriação de temáticas importantes da geografia física, que perderam espaço dentro da carga horária da base curricular geral. Levando em consideração esse novo contexto curricular, este trabalho objetivou analisar as contribuições das disciplinas eletivas para o ensino da geografia física escolar. A pesquisa foi desenvolvida com o acompanhamento de duas disciplinas eletivas (convivência com o semiárido e climatologia básica), ministradas na E.E.M Deputado Francisco de Almeida Monte, no município de Fortaleza-Ceará. A metodologia de caráter qualitativo baseou-se nos estudos de Bardin (1977) e Neves (1996). Constatou-se a possibilidade do aprofundamento do estudo de temas de aspectos físicos naturais da paisagem com enfase na escala regional. Porém ficou visível a dificuldade dos discentes no que infere aos conceitos básicos estudados pela geografia física, visto que tais conceitos e teorias foram quase que descartados do material didático disponível. Outro ponto importante foi a necessidade de produção de materiais didáticos. Sejam eles slides, mapas e vídeos utilizados pelo professor, quanto cartazes e maquetes produzidos pelos alunos; já que o suporte para o desenvolvimento das disciplinas carecia de investimento por parte dos órgãos governamentais. Portanto, se faz necessário um maior amparo a implementação das disciplinas eletivas, já que estas, se tornaram necessárias para a manutenção da geografia física dentro do Ensino Médio."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID8517_TB2437_05052023092216.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:59:59"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YRVING BRANDÃO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "YRVING"
    "autor_email" => "yrvingferreira@alu.ufc.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:27:52"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 322
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02"
        "logo" => null
        "capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg"
        "timbrado" => "65b11e684a72a_24012024112752.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:27:52"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 322
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT02"
        "logo" => null
        "capa" => "66031771daf00_26032024154401.jpg"
        "timbrado" => "65b11e684a72a_24012024112752.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:27:52"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 198
                "edicao_id" => 322
                "codigo" => "978-85-61702-76-2"
                "capa" => "66031771e1599_26032024154401.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES (UFRJ)<br />\r\n
                  CLARISSA QUINTANILHA (UERJ)<br />\r\n
                  FLAVIO MUNIZ CHAVES (IFCE)<br />\r\n
                  GUILHERME PEREIRA STRIBEL (UNESA)<br />\r\n
                  JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON (FASESP)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSIKA WANESSA DOS SANTOS MIRANDA &nbsp;(FUNDAJ)<br />\r\n
                  JOSIAS IVANILDO FLORES DE CARVALHO (UFPE)<br />\r\n
                  LEIDIANE DOS SANTOS AGUIAR MACAMBIRA &nbsp;(EBTT-IEPIC)<br />\r\n
                  LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n
                  LUIS PAULO CRUZ BORGES (UERJ)<br />\r\n
                  N&Iacute;VIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS (UEPB)<br />\r\n
                  RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO (UEPB)<br />\r\n
                  RAFAEL MARQUES GONCALVES&nbsp; (UFAC)<br />\r\n
                  SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA (UFF)<br />\r\n
                  STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA (UNESA)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024145108-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:27:52"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 198
                "edicao_id" => 322
                "codigo" => "978-85-61702-76-2"
                "capa" => "66031771e1599_26032024154401.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Didática e Currículo (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES (UFRJ)<br />\r\n
                  CLARISSA QUINTANILHA (UERJ)<br />\r\n
                  FLAVIO MUNIZ CHAVES (IFCE)<br />\r\n
                  GUILHERME PEREIRA STRIBEL (UNESA)<br />\r\n
                  JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON (FASESP)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSIKA WANESSA DOS SANTOS MIRANDA &nbsp;(FUNDAJ)<br />\r\n
                  JOSIAS IVANILDO FLORES DE CARVALHO (UFPE)<br />\r\n
                  LEIDIANE DOS SANTOS AGUIAR MACAMBIRA &nbsp;(EBTT-IEPIC)<br />\r\n
                  LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n
                  LUIS PAULO CRUZ BORGES (UERJ)<br />\r\n
                  N&Iacute;VIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS (UEPB)<br />\r\n
                  RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO (UEPB)<br />\r\n
                  RAFAEL MARQUES GONCALVES&nbsp; (UFAC)<br />\r\n
                  SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA (UFF)<br />\r\n
                  STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA (UNESA)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024145108-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:27:52"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:44:01"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

A geografia física no contexto escolar brasileiro quase sempre se equilibrou entre a descrição dos elementos naturais da paisagem e sua relação com a preservação e práticas conservacionistas do meio ambiente. Com a promulgação da Lei nº 13.415/2017, do Novo Ensino Médio, estabeleceu-se uma reformulação dos conteúdos, com um “enxugamento” de linhas trabalhadas nos três anos do ensino médio. Coube as disciplinas eletivas e as trilhas de aprofundamento, a repatriação de temáticas importantes da geografia física, que perderam espaço dentro da carga horária da base curricular geral. Levando em consideração esse novo contexto curricular, este trabalho objetivou analisar as contribuições das disciplinas eletivas para o ensino da geografia física escolar. A pesquisa foi desenvolvida com o acompanhamento de duas disciplinas eletivas (convivência com o semiárido e climatologia básica), ministradas na E.E.M Deputado Francisco de Almeida Monte, no município de Fortaleza-Ceará. A metodologia de caráter qualitativo baseou-se nos estudos de Bardin (1977) e Neves (1996). Constatou-se a possibilidade do aprofundamento do estudo de temas de aspectos físicos naturais da paisagem com enfase na escala regional. Porém ficou visível a dificuldade dos discentes no que infere aos conceitos básicos estudados pela geografia física, visto que tais conceitos e teorias foram quase que descartados do material didático disponível. Outro ponto importante foi a necessidade de produção de materiais didáticos. Sejam eles slides, mapas e vídeos utilizados pelo professor, quanto cartazes e maquetes produzidos pelos alunos; já que o suporte para o desenvolvimento das disciplinas carecia de investimento por parte dos órgãos governamentais. Portanto, se faz necessário um maior amparo a implementação das disciplinas eletivas, já que estas, se tornaram necessárias para a manutenção da geografia física dentro do Ensino Médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.