Artigo CONEDU - História da Educação (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-81-6

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO AGRESTE PERNAMBUCANO: OS 10 ANOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA ASCES-UNITA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 03 - História da Educação
"2024-01-24 11:38:30" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106049
    "edicao_id" => 323
    "trabalho_id" => 3608
    "inscrito_id" => 1086
    "titulo" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO AGRESTE PERNAMBUCANO: OS 10 ANOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA ASCES-UNITA"
    "resumo" => "Esta pesquisa propõe um estudo sobre os dez anos do curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Tabosa de Almeida – ASCES - UNITA, considerando que é uma temática que deve estabelecer diálogos em seu processo inicial de formação na perspectiva profissional e docente. Tem como objetivo conhecer a importância da criação do curso de Licenciatura em Educação Física, para o desenvolvimento da região. Na organização do referencial teórico, são utilizados autores que colaboram com o diálogo do ensino superior e a formação docente, pois trazer a criação do único curso de Licenciatura de forma presencial da região do agreste pernambucano, é fortalecer a formação docente e o sistema educacional da região. Assim sendo, a formação inicial do professor de Educação Física não se encontra centralizada apenas na aquisição de conhecimentos profissionais, manifesta também a sua preocupação com a obtenção em desenvolver habilidades e atitudes importantes para a formação docente, ou seja, a completude cidadã. O método de pesquisa utilizada foi a pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e com o estudo exploratório, realizado através do instrumento de investigação um questionário no google forms com os docentes do curso de Licenciatura em Educação Física. Os principais resultados foram centralizados na aquisição dos conhecimentos profissionais pelos professores, manifestando a preocupação em desenvolver aptidões e atitudes importantes para a atuação docente e a transformação social, porquanto a instituição recebe seus estudantes de diversas cidades do agreste e sertão pernambucano. Firmando assim, o compromisso, comprometimento e respeito da instituição para com desenvolvimento profissional dos discentes e futuros professores, com a missão de formar profissionais cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID1086_TB3608_10122023200217.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:57:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA RODRIGUES FIGUEIROA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "anafigueiroa@asces.edu.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA (ASCESUNITA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:38:30"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106049
    "edicao_id" => 323
    "trabalho_id" => 3608
    "inscrito_id" => 1086
    "titulo" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO AGRESTE PERNAMBUCANO: OS 10 ANOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA ASCES-UNITA"
    "resumo" => "Esta pesquisa propõe um estudo sobre os dez anos do curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Tabosa de Almeida – ASCES - UNITA, considerando que é uma temática que deve estabelecer diálogos em seu processo inicial de formação na perspectiva profissional e docente. Tem como objetivo conhecer a importância da criação do curso de Licenciatura em Educação Física, para o desenvolvimento da região. Na organização do referencial teórico, são utilizados autores que colaboram com o diálogo do ensino superior e a formação docente, pois trazer a criação do único curso de Licenciatura de forma presencial da região do agreste pernambucano, é fortalecer a formação docente e o sistema educacional da região. Assim sendo, a formação inicial do professor de Educação Física não se encontra centralizada apenas na aquisição de conhecimentos profissionais, manifesta também a sua preocupação com a obtenção em desenvolver habilidades e atitudes importantes para a formação docente, ou seja, a completude cidadã. O método de pesquisa utilizada foi a pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e com o estudo exploratório, realizado através do instrumento de investigação um questionário no google forms com os docentes do curso de Licenciatura em Educação Física. Os principais resultados foram centralizados na aquisição dos conhecimentos profissionais pelos professores, manifestando a preocupação em desenvolver aptidões e atitudes importantes para a atuação docente e a transformação social, porquanto a instituição recebe seus estudantes de diversas cidades do agreste e sertão pernambucano. Firmando assim, o compromisso, comprometimento e respeito da instituição para com desenvolvimento profissional dos discentes e futuros professores, com a missão de formar profissionais cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID1086_TB3608_10122023200217.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:57:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA RODRIGUES FIGUEIROA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "anafigueiroa@asces.edu.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA (ASCESUNITA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:38:30"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 323
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03"
        "logo" => null
        "capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg"
        "timbrado" => "65b120e633555_24012024113830.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:38:30"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:46:02"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 323
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT03"
        "logo" => null
        "capa" => "660317eae8c25_26032024154602.jpg"
        "timbrado" => "65b120e633555_24012024113830.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:38:30"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:46:02"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 199
                "edicao_id" => 323
                "codigo" => "978-85-61702-81-6"
                "capa" => "660317eaebed3_26032024154602.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARCONDES DOS SANTOS LIMA
                  """
                "organizadores" => """
                  &Acirc;NGELA MARIA DOS SANTOS &nbsp;(UFPB)<br />\r\n
                  DAISE SILVA DOS SANTOS (UERJ)<br />\r\n
                  EDGLEIDE DE OLIVEIRA CLEMENTE DA SILVA (UERJ)<br />\r\n
                  FRANCISCO TEN&Oacute;RIO DA SILVA (UNINASSAU)<br />\r\n
                  IVANILDO GOMES DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  IZABELA CRISTINA DE MELO SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O BATISTA GON&Ccedil;ALVES BUENO (UEPB)<br />\r\n
                  LAYS REGINA BATISTA M. M SANTOS (UERN)<br />\r\n
                  LENILDA PEREIRA DOS SANTOS &nbsp;(UCDP)<br />\r\n
                  MARCONDES DOS SANTOS LIMA (UFRJ)<br />\r\n
                  MARIA LUCIENE FERREIRA LIMA (UFPB)<br />\r\n
                  REGINA BRITO MOTA DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  RENATA TOLEDO PEREIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  ROSANGELA SILVA OLIVEIRA (UEMA)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => null
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "28062024101916-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:38:30"
                "updated_at" => "2024-06-28 10:19:16"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 199
                "edicao_id" => 323
                "codigo" => "978-85-61702-81-6"
                "capa" => "660317eaebed3_26032024154602.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - História da Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  MARCONDES DOS SANTOS LIMA
                  """
                "organizadores" => """
                  &Acirc;NGELA MARIA DOS SANTOS &nbsp;(UFPB)<br />\r\n
                  DAISE SILVA DOS SANTOS (UERJ)<br />\r\n
                  EDGLEIDE DE OLIVEIRA CLEMENTE DA SILVA (UERJ)<br />\r\n
                  FRANCISCO TEN&Oacute;RIO DA SILVA (UNINASSAU)<br />\r\n
                  IVANILDO GOMES DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  IZABELA CRISTINA DE MELO SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O BATISTA GON&Ccedil;ALVES BUENO (UEPB)<br />\r\n
                  LAYS REGINA BATISTA M. M SANTOS (UERN)<br />\r\n
                  LENILDA PEREIRA DOS SANTOS &nbsp;(UCDP)<br />\r\n
                  MARCONDES DOS SANTOS LIMA (UFRJ)<br />\r\n
                  MARIA LUCIENE FERREIRA LIMA (UFPB)<br />\r\n
                  REGINA BRITO MOTA DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  RENATA TOLEDO PEREIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  ROSANGELA SILVA OLIVEIRA (UEMA)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => null
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "28062024101916-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:38:30"
                "updated_at" => "2024-06-28 10:19:16"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Esta pesquisa propõe um estudo sobre os dez anos do curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Tabosa de Almeida – ASCES - UNITA, considerando que é uma temática que deve estabelecer diálogos em seu processo inicial de formação na perspectiva profissional e docente. Tem como objetivo conhecer a importância da criação do curso de Licenciatura em Educação Física, para o desenvolvimento da região. Na organização do referencial teórico, são utilizados autores que colaboram com o diálogo do ensino superior e a formação docente, pois trazer a criação do único curso de Licenciatura de forma presencial da região do agreste pernambucano, é fortalecer a formação docente e o sistema educacional da região. Assim sendo, a formação inicial do professor de Educação Física não se encontra centralizada apenas na aquisição de conhecimentos profissionais, manifesta também a sua preocupação com a obtenção em desenvolver habilidades e atitudes importantes para a formação docente, ou seja, a completude cidadã. O método de pesquisa utilizada foi a pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e com o estudo exploratório, realizado através do instrumento de investigação um questionário no google forms com os docentes do curso de Licenciatura em Educação Física. Os principais resultados foram centralizados na aquisição dos conhecimentos profissionais pelos professores, manifestando a preocupação em desenvolver aptidões e atitudes importantes para a atuação docente e a transformação social, porquanto a instituição recebe seus estudantes de diversas cidades do agreste e sertão pernambucano. Firmando assim, o compromisso, comprometimento e respeito da instituição para com desenvolvimento profissional dos discentes e futuros professores, com a missão de formar profissionais cuja capacitação científica, tecnológica, ética e humanista assegure envolvimento, comprometimento e efetiva contribuição para o desenvolvimento da sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.