O ENSINO DO DITO E DO IMPLICADO NO CONTEXTO DOS GÊNEROS TEXTUAIS
"2024-01-24 13:29:19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105694 "edicao_id" => 335 "trabalho_id" => 6698 "inscrito_id" => 21237 "titulo" => "O ENSINO DO DITO E DO IMPLICADO NO CONTEXTO DOS GÊNEROS TEXTUAIS" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma proposta de ensino acerca das formas apropriadas de raciocinar e argumentar logicamente, com vistas a ajudar os estudantes no desenvolvimento de inferências e conclusões válidas em suas produções escritas. Para tanto, nosso percurso teórico-metodológico busca a associação do estudo dos gêneros textuais ao campo da pragmática discursiva, com base nas implicaturas conversacionais, um instrumental lógico elaborado por Grice (1975). Estamos, outrossim, subsidiados em uma metodologia notadamente qualitativa nos termos de Prodanov e Freitas (2013). De início, exploramos o fenômeno da comunicação, evidenciando seus principais elementos e características, em particular, a questão da intencionalidade e dos condicionantes da ação humana responsáveis pelo estabelecimento da significação (dita e implicada) dos nossos enunciados. No percurso desta pesquisa, nossos resultados trazem pistas esclarecedoras quanto à constatação segundo a qual os estudantes evidenciam imensas dificuldades em produzir um texto claro, conciso e objetivo, no contexto da educação básica, podendo carregar tais obstáculos para suas experiências futuras com a escrita. Consideramos que essas dificuldades podem estar assentadas no modo fragmentado e desarticulado de como raciocinam. Combinamos, portanto, a pragmática lógica griceana com os gêneros discursivos nos termos propostos por Maingueneau (1999, apud Marcuschi, 2008) e Bishop e Ostrom (1997). Desse modo, esperamos fornecer uma ferramenta tecnicamente robusta para a produção textual destes estudantes." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID21237_TB6698_19112023224512.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:25:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ MARIA NERI OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ" "autor_email" => "dieupaix@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:29:19" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105694 "edicao_id" => 335 "trabalho_id" => 6698 "inscrito_id" => 21237 "titulo" => "O ENSINO DO DITO E DO IMPLICADO NO CONTEXTO DOS GÊNEROS TEXTUAIS" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma proposta de ensino acerca das formas apropriadas de raciocinar e argumentar logicamente, com vistas a ajudar os estudantes no desenvolvimento de inferências e conclusões válidas em suas produções escritas. Para tanto, nosso percurso teórico-metodológico busca a associação do estudo dos gêneros textuais ao campo da pragmática discursiva, com base nas implicaturas conversacionais, um instrumental lógico elaborado por Grice (1975). Estamos, outrossim, subsidiados em uma metodologia notadamente qualitativa nos termos de Prodanov e Freitas (2013). De início, exploramos o fenômeno da comunicação, evidenciando seus principais elementos e características, em particular, a questão da intencionalidade e dos condicionantes da ação humana responsáveis pelo estabelecimento da significação (dita e implicada) dos nossos enunciados. No percurso desta pesquisa, nossos resultados trazem pistas esclarecedoras quanto à constatação segundo a qual os estudantes evidenciam imensas dificuldades em produzir um texto claro, conciso e objetivo, no contexto da educação básica, podendo carregar tais obstáculos para suas experiências futuras com a escrita. Consideramos que essas dificuldades podem estar assentadas no modo fragmentado e desarticulado de como raciocinam. Combinamos, portanto, a pragmática lógica griceana com os gêneros discursivos nos termos propostos por Maingueneau (1999, apud Marcuschi, 2008) e Bishop e Ostrom (1997). Desse modo, esperamos fornecer uma ferramenta tecnicamente robusta para a produção textual destes estudantes." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID21237_TB6698_19112023224512.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:25:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ MARIA NERI OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ" "autor_email" => "dieupaix@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:29:19" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 335 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02" "nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15" "logo" => null "capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg" "timbrado" => "65b13adf4db6c_24012024132919.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-12" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:29:19" "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 335 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02" "nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15" "logo" => null "capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg" "timbrado" => "65b13adf4db6c_24012024132919.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-12" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:29:19" "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 211 "edicao_id" => 335 "codigo" => "978-85-61702-78-6" "capa" => "66031e8d98eb8_26032024161421.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA """ "conselho_editorial" => """ ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UFPB)<br />\r\n ANILDA COSTA ALVES (UEPB)<br />\r\n ANTONIO NAELITON DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n EMILY GONÇALVES DE MEDEIROS FERREIRA (UFPB)<br />\r\n HERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n JACKSON CICERO FRANCA BARBOSA (UEPB)<br />\r\n JÉSSICA RODRIGUES SILVA (UEPB)<br />\r\n JOSILENE PINHEIRO-MARIZ (UFCG)<br />\r\n LINO DIAS CORREIA NETO (UFCG)<br />\r\n LUCIANA VIEIRA ALVES (UFRN)<br />\r\n LUCIELMA DE OLIVEIRA BATISTA MAGALHÃES DE MOURA (UFPB)<br />\r\n MARIA DA CONCEIÇÃO ALMEIDA TEIXEIRA (UEPB)<br />\r\n NATÁSSIA THAIS DO NASCIMENTO RIBEIRO (UFPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152510-CONEDU---ENSINO-DE-LINGUAS--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:29:19" "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 211 "edicao_id" => 335 "codigo" => "978-85-61702-78-6" "capa" => "66031e8d98eb8_26032024161421.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA """ "conselho_editorial" => """ ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UFPB)<br />\r\n ANILDA COSTA ALVES (UEPB)<br />\r\n ANTONIO NAELITON DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n EMILY GONÇALVES DE MEDEIROS FERREIRA (UFPB)<br />\r\n HERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n JACKSON CICERO FRANCA BARBOSA (UEPB)<br />\r\n JÉSSICA RODRIGUES SILVA (UEPB)<br />\r\n JOSILENE PINHEIRO-MARIZ (UFCG)<br />\r\n LINO DIAS CORREIA NETO (UFCG)<br />\r\n LUCIANA VIEIRA ALVES (UFRN)<br />\r\n LUCIELMA DE OLIVEIRA BATISTA MAGALHÃES DE MOURA (UFPB)<br />\r\n MARIA DA CONCEIÇÃO ALMEIDA TEIXEIRA (UEPB)<br />\r\n NATÁSSIA THAIS DO NASCIMENTO RIBEIRO (UFPB)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152510-CONEDU---ENSINO-DE-LINGUAS--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:29:19" "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }