Artigo CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-93-9

DESAFIOS NO USO DE METODOLOGIAS INOVADORAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NO AMBIENTE DA EPT EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2024-01-24 13:53:48" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105469
    "edicao_id" => 340
    "trabalho_id" => 380
    "inscrito_id" => 6555
    "titulo" => "DESAFIOS NO USO DE METODOLOGIAS INOVADORAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NO AMBIENTE DA EPT EM TEMPOS DE PANDEMIA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta parte de uma pesquisa maior cujo foco foi o resgate de publicações a respeito dos contextos de ensino e aprendizagem junto aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil, no período da pandemia, visando compreender como ocorreram os processos de ensino e aprendizagem remotos nestas instituições. Entre os objetivos específicos procurou-se conhecer as tecnologias e metodologias utilizadas no período em que ocorreu o ensino remoto, seus resultados positivos e suas limitações, bem como, analisar as condições de inclusão de professores e estudantes em processos de letramento digital necessários ao desenvolvimento das práticas de ensino e aprendizagem naquele momento. Desta forma, o texto aqui desenvolvido recai sobre o objetivo específico relacionado aos desafios no uso de metodologias inovadoras e tecnologias e os reflexos sobre a aprendizagem dos estudantes de EPT. Foram analisados 20 artigos, em pesquisa bibliográfica, documental, com abordagem qualiquantivativa, que trataram especificamente desta temática e entre os principais resultados encontrados estão: ausência de formação docente direcionada às novas abordagens metodológicas; dificuldades dos professores em se apropriarem das novas tecnologias e alinha-las à metodologias de ensino; adoecimento dos professores por pressão emocional e psicológica; dificuldades de acesso à internet pelos estudantes; evasão escolar; dificuldades em atendimento a estudantes com deficiência. Conclui-se que as informações obtidas e o avanço em pesquisas neste campo, favorecem a compreensão do funcionamento das estruturas educacionais responsáveis por uma série de desafios que foram enfrentados, mas deixaram evidentes as limitações que ainda perduram no contexto educacional brasileiro em relação ao uso da tecnologia em sala de aula."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID6555_TB380_23082023192527.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:12:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELEN DENISE DANERES LEMOS"
    "autor_nome_curto" => "helen d d lemos"
    "autor_email" => "helendaneres@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-profissional-e-tecnologica-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT20"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031fd456a7e_26032024161948.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:53:48"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105469
    "edicao_id" => 340
    "trabalho_id" => 380
    "inscrito_id" => 6555
    "titulo" => "DESAFIOS NO USO DE METODOLOGIAS INOVADORAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NO AMBIENTE DA EPT EM TEMPOS DE PANDEMIA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta parte de uma pesquisa maior cujo foco foi o resgate de publicações a respeito dos contextos de ensino e aprendizagem junto aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil, no período da pandemia, visando compreender como ocorreram os processos de ensino e aprendizagem remotos nestas instituições. Entre os objetivos específicos procurou-se conhecer as tecnologias e metodologias utilizadas no período em que ocorreu o ensino remoto, seus resultados positivos e suas limitações, bem como, analisar as condições de inclusão de professores e estudantes em processos de letramento digital necessários ao desenvolvimento das práticas de ensino e aprendizagem naquele momento. Desta forma, o texto aqui desenvolvido recai sobre o objetivo específico relacionado aos desafios no uso de metodologias inovadoras e tecnologias e os reflexos sobre a aprendizagem dos estudantes de EPT. Foram analisados 20 artigos, em pesquisa bibliográfica, documental, com abordagem qualiquantivativa, que trataram especificamente desta temática e entre os principais resultados encontrados estão: ausência de formação docente direcionada às novas abordagens metodológicas; dificuldades dos professores em se apropriarem das novas tecnologias e alinha-las à metodologias de ensino; adoecimento dos professores por pressão emocional e psicológica; dificuldades de acesso à internet pelos estudantes; evasão escolar; dificuldades em atendimento a estudantes com deficiência. Conclui-se que as informações obtidas e o avanço em pesquisas neste campo, favorecem a compreensão do funcionamento das estruturas educacionais responsáveis por uma série de desafios que foram enfrentados, mas deixaram evidentes as limitações que ainda perduram no contexto educacional brasileiro em relação ao uso da tecnologia em sala de aula."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID6555_TB380_23082023192527.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:12:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELEN DENISE DANERES LEMOS"
    "autor_nome_curto" => "helen d d lemos"
    "autor_email" => "helendaneres@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-profissional-e-tecnologica-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT20"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031fd456a7e_26032024161948.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:53:48"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 340
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-profissional-e-tecnologica-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT20"
        "logo" => null
        "capa" => "66031fd456a7e_26032024161948.jpg"
        "timbrado" => "65b1409c78f87_24012024135348.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:53:48"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:19:48"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 340
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-profissional-e-tecnologica-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT20"
        "logo" => null
        "capa" => "66031fd456a7e_26032024161948.jpg"
        "timbrado" => "65b1409c78f87_24012024135348.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:53:48"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:19:48"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 216
                "edicao_id" => 340
                "codigo" => "978-85-61702-93-9"
                "capa" => "66031fd459d33_26032024161948.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  G&Eacute;SSIKA CEC&Iacute;LIA CARVALHO DA SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA PAULA SANTOS DE MELO FIORI (IFAL)<br />\r\n
                  BEATRIZ CRISTINA ELIAS DOS SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  CAMILA MATOS VIANA &nbsp;(IFCE)<br />\r\n
                  CARLOS ALEXSANDRO DE CARVALHO SOUZA (IFAL)<br />\r\n
                  DIEGO DOS SANTOS ALVES&nbsp;(IFAL)<br />\r\n
                  EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO (IFPB)<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA COELHO RIBEIRO &nbsp;(EPJSV)<br />\r\n
                  G&Eacute;SSIKA CEC&Iacute;LIA CARVALHO DA SILVA (IFAL)<br />\r\n
                  GISELLE &nbsp;MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA (UFPE)<br />\r\n
                  JOHNATAN FERREIRA MARQUES DO VALE (IFPB)<br />\r\n
                  JOSEGLEY ANDRADE DE LUCENA (IFPB)<br />\r\n
                  MARIA JULIANA DOS SANTOS FARIAS (UFPE)<br />\r\n
                  MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n
                  PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA (IFRN)<br />\r\n
                  RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "20062024153429-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA--VOL-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:53:48"
                "updated_at" => "2024-06-20 15:34:29"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 216
                "edicao_id" => 340
                "codigo" => "978-85-61702-93-9"
                "capa" => "66031fd459d33_26032024161948.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  G&Eacute;SSIKA CEC&Iacute;LIA CARVALHO DA SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA PAULA SANTOS DE MELO FIORI (IFAL)<br />\r\n
                  BEATRIZ CRISTINA ELIAS DOS SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  CAMILA MATOS VIANA &nbsp;(IFCE)<br />\r\n
                  CARLOS ALEXSANDRO DE CARVALHO SOUZA (IFAL)<br />\r\n
                  DIEGO DOS SANTOS ALVES&nbsp;(IFAL)<br />\r\n
                  EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO (IFPB)<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA COELHO RIBEIRO &nbsp;(EPJSV)<br />\r\n
                  G&Eacute;SSIKA CEC&Iacute;LIA CARVALHO DA SILVA (IFAL)<br />\r\n
                  GISELLE &nbsp;MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA (UFPE)<br />\r\n
                  JOHNATAN FERREIRA MARQUES DO VALE (IFPB)<br />\r\n
                  JOSEGLEY ANDRADE DE LUCENA (IFPB)<br />\r\n
                  MARIA JULIANA DOS SANTOS FARIAS (UFPE)<br />\r\n
                  MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n
                  PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA (IFRN)<br />\r\n
                  RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI (IFAL)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "20062024153429-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA--VOL-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:53:48"
                "updated_at" => "2024-06-20 15:34:29"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa maior cujo foco foi o resgate de publicações a respeito dos contextos de ensino e aprendizagem junto aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil, no período da pandemia, visando compreender como ocorreram os processos de ensino e aprendizagem remotos nestas instituições. Entre os objetivos específicos procurou-se conhecer as tecnologias e metodologias utilizadas no período em que ocorreu o ensino remoto, seus resultados positivos e suas limitações, bem como, analisar as condições de inclusão de professores e estudantes em processos de letramento digital necessários ao desenvolvimento das práticas de ensino e aprendizagem naquele momento. Desta forma, o texto aqui desenvolvido recai sobre o objetivo específico relacionado aos desafios no uso de metodologias inovadoras e tecnologias e os reflexos sobre a aprendizagem dos estudantes de EPT. Foram analisados 20 artigos, em pesquisa bibliográfica, documental, com abordagem qualiquantivativa, que trataram especificamente desta temática e entre os principais resultados encontrados estão: ausência de formação docente direcionada às novas abordagens metodológicas; dificuldades dos professores em se apropriarem das novas tecnologias e alinha-las à metodologias de ensino; adoecimento dos professores por pressão emocional e psicológica; dificuldades de acesso à internet pelos estudantes; evasão escolar; dificuldades em atendimento a estudantes com deficiência. Conclui-se que as informações obtidas e o avanço em pesquisas neste campo, favorecem a compreensão do funcionamento das estruturas educacionais responsáveis por uma série de desafios que foram enfrentados, mas deixaram evidentes as limitações que ainda perduram no contexto educacional brasileiro em relação ao uso da tecnologia em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.