Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A DINAMIZAÇÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO AMAZÔNICO PARA ALUNOS RIBEIRINHOS DA ESCOLA MONSENHOR AZEVEDO.

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social
0 of 0
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103801 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1336 "inscrito_id" => 4297 "titulo" => "A DINAMIZAÇÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO AMAZÔNICO PARA ALUNOS RIBEIRINHOS DA ESCOLA MONSENHOR AZEVEDO." "resumo" => "O trabalho destaca os desafios enfrentados pelos alunos ribeirinhos da escola Estadual Monsenhor Azevedo na região insular ao sul de Belém-PA. Esses desafios incluem a necessidade de trabalhar para complementar a renda familiar, dificuldades de acesso à escola devido ao uso diário de barcos-escola e a falta de motivação devido ao ensino tradicional de Geografia, que se concentra na memorização e não conecta os conceitos à vida real. O desafio principal do presente relato é encontrar maneiras de cativar a atenção dos alunos, motivá-los a frequentar as aulas e mostrar como a Geografia pode ser relevante para suas vidas. Isso pode envolver métodos de ensino mais interativos, que conectem os conceitos geográficos com a realidade local e incentivem a participação ativa dos alunos, de modo a tornar a aprendizagem mais significativa e estimulante. Além disso, é crucial que as políticas públicas educacionais sejam desenvolvidas e implementadas para atender às necessidades específicas desses alunos ribeirinhos, considerando suas circunstâncias únicas.O trabalho destaca os desafios enfrentados pelos alunos ribeirinhos da escola Estadual Monsenhor Azevedo na região insular ao sul de Belém-PA. Esses desafios in" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4297_TB1336_15112023133259.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS GABRIEL DOS SANTOS CUNHA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS CUNHA" "autor_email" => "pedagogiamatheusc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103801 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1336 "inscrito_id" => 4297 "titulo" => "A DINAMIZAÇÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO AMAZÔNICO PARA ALUNOS RIBEIRINHOS DA ESCOLA MONSENHOR AZEVEDO." "resumo" => "O trabalho destaca os desafios enfrentados pelos alunos ribeirinhos da escola Estadual Monsenhor Azevedo na região insular ao sul de Belém-PA. Esses desafios incluem a necessidade de trabalhar para complementar a renda familiar, dificuldades de acesso à escola devido ao uso diário de barcos-escola e a falta de motivação devido ao ensino tradicional de Geografia, que se concentra na memorização e não conecta os conceitos à vida real. O desafio principal do presente relato é encontrar maneiras de cativar a atenção dos alunos, motivá-los a frequentar as aulas e mostrar como a Geografia pode ser relevante para suas vidas. Isso pode envolver métodos de ensino mais interativos, que conectem os conceitos geográficos com a realidade local e incentivem a participação ativa dos alunos, de modo a tornar a aprendizagem mais significativa e estimulante. Além disso, é crucial que as políticas públicas educacionais sejam desenvolvidas e implementadas para atender às necessidades específicas desses alunos ribeirinhos, considerando suas circunstâncias únicas.O trabalho destaca os desafios enfrentados pelos alunos ribeirinhos da escola Estadual Monsenhor Azevedo na região insular ao sul de Belém-PA. Esses desafios in" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4297_TB1336_15112023133259.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS GABRIEL DOS SANTOS CUNHA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS CUNHA" "autor_email" => "pedagogiamatheusc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O trabalho destaca os desafios enfrentados pelos alunos ribeirinhos da escola Estadual Monsenhor Azevedo na região insular ao sul de Belém-PA. Esses desafios incluem a necessidade de trabalhar para complementar a renda familiar, dificuldades de acesso à escola devido ao uso diário de barcos-escola e a falta de motivação devido ao ensino tradicional de Geografia, que se concentra na memorização e não conecta os conceitos à vida real. O desafio principal do presente relato é encontrar maneiras de cativar a atenção dos alunos, motivá-los a frequentar as aulas e mostrar como a Geografia pode ser relevante para suas vidas. Isso pode envolver métodos de ensino mais interativos, que conectem os conceitos geográficos com a realidade local e incentivem a participação ativa dos alunos, de modo a tornar a aprendizagem mais significativa e estimulante. Além disso, é crucial que as políticas públicas educacionais sejam desenvolvidas e implementadas para atender às necessidades específicas desses alunos ribeirinhos, considerando suas circunstâncias únicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.