Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

TABULEIRO HUMANO: UM JOGO SOBRE VERBOS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
0 of 0
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103515 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 993 "inscrito_id" => 7349 "titulo" => "TABULEIRO HUMANO: UM JOGO SOBRE VERBOS" "resumo" => "Esta proposta de trabalho pretende apresentar um relato de experiência de atividades desenvolvidas no âmbito do subprojeto de Língua Portuguesa do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, do IFPR – Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas. Com base nos pressupostos teóricos e procedimentos metodológicos do letramento crítico, foram desenvolvidas atividades de ensino sobre o uso dos verbos junto a uma turma de 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Dom Carlos, da cidade de Palmas-PR. A proposta de ensino concentrou-se na elaboração de um jogo de tabuleiro com o intuito de desenvolver o domínio linguístico dos alunos em relação ao uso dos verbos em língua portuguesa. A proposta de elaboração de um jogo como ferramenta pedagógica teve o propósito de construir práticas lúdicas e dinâmicas que pudesse despertar a atenção e o interesse dos alunos, buscando, assim, fixar o aprendizado e proporcionar diversão na aquisição do conhecimento da língua portuguesa. Assim, foi construído um tabuleiro com capacidade de até três alunos poderem jogar ao mesmo tempo, competindo entre si, com vinte e seis casas a percorrer na totalidade do jogo. Nos diversos desafios propostos por cada casa do tabuleiro, os jogadores eram instigados a refletir sobre o uso contextualizado dos modos e tempos verbais. Portanto, ao invés do estudo de regras e nomenclaturas gramaticais, priorizou-se a inserção de excertos textuais para que os alunos pudessem exercitar a prática da análise linguística a partir da uso da língua em situações concretas de comunicação verbal.Esta proposta de trabalho pretende apresentar um relato de experiência de atividades desenvolvidas no âmbito do subprojeto de Língua Portuguesa do PIBID – Progr" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7349_TB993_31082023172830.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO GABRIEL MORAES SCARIOT" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "eg3026075@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103515 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 993 "inscrito_id" => 7349 "titulo" => "TABULEIRO HUMANO: UM JOGO SOBRE VERBOS" "resumo" => "Esta proposta de trabalho pretende apresentar um relato de experiência de atividades desenvolvidas no âmbito do subprojeto de Língua Portuguesa do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, do IFPR – Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas. Com base nos pressupostos teóricos e procedimentos metodológicos do letramento crítico, foram desenvolvidas atividades de ensino sobre o uso dos verbos junto a uma turma de 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Dom Carlos, da cidade de Palmas-PR. A proposta de ensino concentrou-se na elaboração de um jogo de tabuleiro com o intuito de desenvolver o domínio linguístico dos alunos em relação ao uso dos verbos em língua portuguesa. A proposta de elaboração de um jogo como ferramenta pedagógica teve o propósito de construir práticas lúdicas e dinâmicas que pudesse despertar a atenção e o interesse dos alunos, buscando, assim, fixar o aprendizado e proporcionar diversão na aquisição do conhecimento da língua portuguesa. Assim, foi construído um tabuleiro com capacidade de até três alunos poderem jogar ao mesmo tempo, competindo entre si, com vinte e seis casas a percorrer na totalidade do jogo. Nos diversos desafios propostos por cada casa do tabuleiro, os jogadores eram instigados a refletir sobre o uso contextualizado dos modos e tempos verbais. Portanto, ao invés do estudo de regras e nomenclaturas gramaticais, priorizou-se a inserção de excertos textuais para que os alunos pudessem exercitar a prática da análise linguística a partir da uso da língua em situações concretas de comunicação verbal.Esta proposta de trabalho pretende apresentar um relato de experiência de atividades desenvolvidas no âmbito do subprojeto de Língua Portuguesa do PIBID – Progr" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7349_TB993_31082023172830.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO GABRIEL MORAES SCARIOT" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "eg3026075@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Esta proposta de trabalho pretende apresentar um relato de experiência de atividades desenvolvidas no âmbito do subprojeto de Língua Portuguesa do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, do IFPR – Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas. Com base nos pressupostos teóricos e procedimentos metodológicos do letramento crítico, foram desenvolvidas atividades de ensino sobre o uso dos verbos junto a uma turma de 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Dom Carlos, da cidade de Palmas-PR. A proposta de ensino concentrou-se na elaboração de um jogo de tabuleiro com o intuito de desenvolver o domínio linguístico dos alunos em relação ao uso dos verbos em língua portuguesa. A proposta de elaboração de um jogo como ferramenta pedagógica teve o propósito de construir práticas lúdicas e dinâmicas que pudesse despertar a atenção e o interesse dos alunos, buscando, assim, fixar o aprendizado e proporcionar diversão na aquisição do conhecimento da língua portuguesa. Assim, foi construído um tabuleiro com capacidade de até três alunos poderem jogar ao mesmo tempo, competindo entre si, com vinte e seis casas a percorrer na totalidade do jogo. Nos diversos desafios propostos por cada casa do tabuleiro, os jogadores eram instigados a refletir sobre o uso contextualizado dos modos e tempos verbais. Portanto, ao invés do estudo de regras e nomenclaturas gramaticais, priorizou-se a inserção de excertos textuais para que os alunos pudessem exercitar a prática da análise linguística a partir da uso da língua em situações concretas de comunicação verbal.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.