Artigo Anais XV EBRAPEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-8444

Apresentação de um Projeto de Pesquisa: vestígios da educação matemática na região de Itaipulândia (PR) no período de 1961 ao final da década de 1980

"2011-11-06 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 999
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 108
    "inscrito_id" => 231
    "titulo" => "Apresentação de um Projeto de Pesquisa: vestígios da educação matemática na região de Itaipulândia (PR) no período de 1961 ao final da década de 1980"
    "resumo" => "Esse trabalho é a ideia central do projeto de pesquisa que será desenvolvido com professores de matemática que atuaram na região do atual município de Itaipulândia de 1961 até os anos finais da década de 1980. Seu principal objetivo é analisar a formação deles, além da forma como era o ensino de matemática naquela época e região. A região em questão passou por grandes modificações com a formação do lago de Itaipu que inundou boa parte dos limites atuais do município. Para isso a forma escolhida para atribuir significados para essas mudanças é o uso da História Oral como metodologia de pesquisa, pois por meio de entrevistas com os professores que fizeram parte do ensino de Matemática nesse período, estarão sendo levantadas as questões relevantes em relação à sua formação e ao ensino. Pretende-se contribuir, adicionando uma versão – uma apropriação – sobre o ensino de Matemática no Brasil no período abordado."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "eaa8c7d3e35823bc2f906924e74c7493.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEAN SEBASTIAN TOILLIER"
    "autor_nome_curto" => "JEAN"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 999
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 108
    "inscrito_id" => 231
    "titulo" => "Apresentação de um Projeto de Pesquisa: vestígios da educação matemática na região de Itaipulândia (PR) no período de 1961 ao final da década de 1980"
    "resumo" => "Esse trabalho é a ideia central do projeto de pesquisa que será desenvolvido com professores de matemática que atuaram na região do atual município de Itaipulândia de 1961 até os anos finais da década de 1980. Seu principal objetivo é analisar a formação deles, além da forma como era o ensino de matemática naquela época e região. A região em questão passou por grandes modificações com a formação do lago de Itaipu que inundou boa parte dos limites atuais do município. Para isso a forma escolhida para atribuir significados para essas mudanças é o uso da História Oral como metodologia de pesquisa, pois por meio de entrevistas com os professores que fizeram parte do ensino de Matemática nesse período, estarão sendo levantadas as questões relevantes em relação à sua formação e ao ensino. Pretende-se contribuir, adicionando uma versão – uma apropriação – sobre o ensino de Matemática no Brasil no período abordado."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "eaa8c7d3e35823bc2f906924e74c7493.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEAN SEBASTIAN TOILLIER"
    "autor_nome_curto" => "JEAN"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de novembro de 2011

Resumo

Esse trabalho é a ideia central do projeto de pesquisa que será desenvolvido com professores de matemática que atuaram na região do atual município de Itaipulândia de 1961 até os anos finais da década de 1980. Seu principal objetivo é analisar a formação deles, além da forma como era o ensino de matemática naquela época e região. A região em questão passou por grandes modificações com a formação do lago de Itaipu que inundou boa parte dos limites atuais do município. Para isso a forma escolhida para atribuir significados para essas mudanças é o uso da História Oral como metodologia de pesquisa, pois por meio de entrevistas com os professores que fizeram parte do ensino de Matemática nesse período, estarão sendo levantadas as questões relevantes em relação à sua formação e ao ensino. Pretende-se contribuir, adicionando uma versão – uma apropriação – sobre o ensino de Matemática no Brasil no período abordado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.