Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FAMÍLIAS HOMOPARENTAIS: PERCEPÇÕES SOBRE O RECONHECIMENTO E A INTEGRAÇÃO EM ESCOLAS DO AGRESTE PERNAMBUCANO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99757
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6733
    "inscrito_id" => 3205
    "titulo" => "FAMÍLIAS HOMOPARENTAIS: PERCEPÇÕES SOBRE O RECONHECIMENTO E A INTEGRAÇÃO EM ESCOLAS DO AGRESTE PERNAMBUCANO"
    "resumo" => "Esta pesquisa trata da relação entre as famílias homoparentais e as escolas do Agreste Pernambucano. O trabalho parte das reflexões sobre gênero e sexualidade no pós-estruturalismo, principalmente a partir de Butler (2003), entendendo que essas questões são importantes para a formulação das compreensões sobre família. Utilizamos, a teoria do reconhecimento de Butler (2016; 2018; 2019) para analisar como se dão as relações com os corpos gays e lésbicos na sociedade e, especificamente na escola, quando estes/as a compõem, como famílias, esse espaço. O objetivo da pesquisa é compreender como as famílias homoparentais são reconhecidas e integradas nas escolas do Agreste Pernambucano. Em meio a um cenário de retrocessos, em constantes combates à “suposta ideologia de gênero”, incentivada pelo pânico moral. Debruçamo-nos, igualmente, sobre estudos no âmbito da educação para discutir as formas de promover quadros de reconhecibilidade subversivos a partir dos mecanismos de democratização da escola, que reforçam o caráter plural e democrático dela. O estudo traz as vozes, os olhares e as experiências de pais gays e mães lésbicas, membros de famílias homoparentais localizadas em três municípios do Agreste Pernambucano e que possuem filhos/as estudando em escolas dessas localidades. Além disso, trazemos as perspectivas das gestoras e análise dos Projetos Políticos Pedagógicos, para conhecermos os olhares das escolas sobre essas famílias e os trabalhos que desenvolvem para promover seu reconhecimento e integração. Nesse trabalho, utilizamos como recursos metodológicos: a estratégia da triangulação, as entrevistas semiestruturadas, as conversas, a pesquisa documental e a análise de conteúdo. A pesquisa nos mostrou que as famílias homoparentais são marcadas por uma ambivalência no seu reconhecimento nas escolas do Agreste Pernambucano. São reconhecidas para o cumprimento das responsabilidades que lhes são atribuídas, mas não reconhecidas quando se trata da mesma visibilidade e representatividade que as demais famílias, especialmente a “tradicional”."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3205_TB6733_09102023205344.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIANDERSON NOGUEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIANDERSON"
    "autor_email" => "claudiandersonnogueira@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99757
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6733
    "inscrito_id" => 3205
    "titulo" => "FAMÍLIAS HOMOPARENTAIS: PERCEPÇÕES SOBRE O RECONHECIMENTO E A INTEGRAÇÃO EM ESCOLAS DO AGRESTE PERNAMBUCANO"
    "resumo" => "Esta pesquisa trata da relação entre as famílias homoparentais e as escolas do Agreste Pernambucano. O trabalho parte das reflexões sobre gênero e sexualidade no pós-estruturalismo, principalmente a partir de Butler (2003), entendendo que essas questões são importantes para a formulação das compreensões sobre família. Utilizamos, a teoria do reconhecimento de Butler (2016; 2018; 2019) para analisar como se dão as relações com os corpos gays e lésbicos na sociedade e, especificamente na escola, quando estes/as a compõem, como famílias, esse espaço. O objetivo da pesquisa é compreender como as famílias homoparentais são reconhecidas e integradas nas escolas do Agreste Pernambucano. Em meio a um cenário de retrocessos, em constantes combates à “suposta ideologia de gênero”, incentivada pelo pânico moral. Debruçamo-nos, igualmente, sobre estudos no âmbito da educação para discutir as formas de promover quadros de reconhecibilidade subversivos a partir dos mecanismos de democratização da escola, que reforçam o caráter plural e democrático dela. O estudo traz as vozes, os olhares e as experiências de pais gays e mães lésbicas, membros de famílias homoparentais localizadas em três municípios do Agreste Pernambucano e que possuem filhos/as estudando em escolas dessas localidades. Além disso, trazemos as perspectivas das gestoras e análise dos Projetos Políticos Pedagógicos, para conhecermos os olhares das escolas sobre essas famílias e os trabalhos que desenvolvem para promover seu reconhecimento e integração. Nesse trabalho, utilizamos como recursos metodológicos: a estratégia da triangulação, as entrevistas semiestruturadas, as conversas, a pesquisa documental e a análise de conteúdo. A pesquisa nos mostrou que as famílias homoparentais são marcadas por uma ambivalência no seu reconhecimento nas escolas do Agreste Pernambucano. São reconhecidas para o cumprimento das responsabilidades que lhes são atribuídas, mas não reconhecidas quando se trata da mesma visibilidade e representatividade que as demais famílias, especialmente a “tradicional”."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3205_TB6733_09102023205344.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIANDERSON NOGUEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIANDERSON"
    "autor_email" => "claudiandersonnogueira@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esta pesquisa trata da relação entre as famílias homoparentais e as escolas do Agreste Pernambucano. O trabalho parte das reflexões sobre gênero e sexualidade no pós-estruturalismo, principalmente a partir de Butler (2003), entendendo que essas questões são importantes para a formulação das compreensões sobre família. Utilizamos, a teoria do reconhecimento de Butler (2016; 2018; 2019) para analisar como se dão as relações com os corpos gays e lésbicos na sociedade e, especificamente na escola, quando estes/as a compõem, como famílias, esse espaço. O objetivo da pesquisa é compreender como as famílias homoparentais são reconhecidas e integradas nas escolas do Agreste Pernambucano. Em meio a um cenário de retrocessos, em constantes combates à “suposta ideologia de gênero”, incentivada pelo pânico moral. Debruçamo-nos, igualmente, sobre estudos no âmbito da educação para discutir as formas de promover quadros de reconhecibilidade subversivos a partir dos mecanismos de democratização da escola, que reforçam o caráter plural e democrático dela. O estudo traz as vozes, os olhares e as experiências de pais gays e mães lésbicas, membros de famílias homoparentais localizadas em três municípios do Agreste Pernambucano e que possuem filhos/as estudando em escolas dessas localidades. Além disso, trazemos as perspectivas das gestoras e análise dos Projetos Políticos Pedagógicos, para conhecermos os olhares das escolas sobre essas famílias e os trabalhos que desenvolvem para promover seu reconhecimento e integração. Nesse trabalho, utilizamos como recursos metodológicos: a estratégia da triangulação, as entrevistas semiestruturadas, as conversas, a pesquisa documental e a análise de conteúdo. A pesquisa nos mostrou que as famílias homoparentais são marcadas por uma ambivalência no seu reconhecimento nas escolas do Agreste Pernambucano. São reconhecidas para o cumprimento das responsabilidades que lhes são atribuídas, mas não reconhecidas quando se trata da mesma visibilidade e representatividade que as demais famílias, especialmente a “tradicional”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.