Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: A ASTRONOMIA NO ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: ASTRONOMIA, CIÊNCIA, MULTIPLICADORES Pôster (PO) Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9934
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 291
    "inscrito_id" => 538
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: A ASTRONOMIA NO ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "O conhecimento científico com seu conteúdo denso e sua literatura rebuscada causam uma repulsa imediatos, sobretudo naqueles que nunca tiveram contato com suas temáticas. Contudo a ciência ao longo da história tem desempenhado papel importante no desenvolvimento da humanidade, neste sentido, ser letrado cientificamente é uma necessidade para o indivíduo da sociedade contemporânea. Motivados pela participação no 48ª Encontro Regional de Ensino de Astronomia, desenvolvemos um projeto com o objetivo de promover uma alfabetização científica focada nos estudos astronômicos a partir de oficinas, experiências e ações lúdicas. O presente trabalho relata a experiência desenvolvida neste projeto junto a alunos do 1º ano do Ensino Médio, do Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral, uma escola da periferia de João Pessoa/PB.  Iniciamos o projeto com um seminário intitulado “Grande Cientistas” desenvolvendo pesquisas sobre grandes nomes da Astronomia como Nicolau Copérnico, Cláudio Ptolomeu, Tycho Brahe, Johannes Kepler, Galileu Galillei e Issac Newton. Após as apresentações os estudantes assistiram e estudaram alguns documentários sobre o Sistema Solar estudando cada planeta isoladamente. A fase seguinte foi a realização de oficinas sobre o nosso Sistema Solar: na primeira oficina comparamos os tamanhos dos planetas com o do Sol em  uma escala devidamente adotada utilizando folhas de papel e papel alumínio; na segunda oficinas trabalhamos com as distâncias médias dos planetas ao Sol em uma escala devidamente adotada utilizando rolos de papel; na terceira oficina estudamos as estações do ano ao utilizarmos bolas de isopor, palitos de churrascos, ligas, soquete e lâmpada incandescente. Uma próxima fase ainda não realizada objetiva formar os estudantes para serem monitores de novas ações que deverão ser oferecidas para outros sujeitos da comunidade escolar e circunvizinha.  Até o momento concluímos que o desenvolvimento do trabalho tem contribuído para uma melhora significativa no processo de ensino-aprendizagem da Física dos estudantes participantes do projeto, pois alfabetizando-os no campo da ciência eles são capazes de atuar de forma crítica, fundamentada e participativa diante dos conteúdos do currículo formal. Além disso, a manipulação dos conceitos envolvidos no estudo da Astronomia tem despertado curiosidades acerca de outros temas da ciência e aumentado o desejo de multiplicar o conhecimento adquirido contribuindo para alfabetização científica de outros indivíduos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "ASTRONOMIA, CIÊNCIA, MULTIPLICADORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_22_10_2014_17_50_45_idinscrito_538_ace7a679b882774a2e6d4a15ead59833.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PEDRO GOMES ALVES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO PEDRO"
    "autor_email" => "jpferreira117@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9934
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 291
    "inscrito_id" => 538
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: A ASTRONOMIA NO ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "O conhecimento científico com seu conteúdo denso e sua literatura rebuscada causam uma repulsa imediatos, sobretudo naqueles que nunca tiveram contato com suas temáticas. Contudo a ciência ao longo da história tem desempenhado papel importante no desenvolvimento da humanidade, neste sentido, ser letrado cientificamente é uma necessidade para o indivíduo da sociedade contemporânea. Motivados pela participação no 48ª Encontro Regional de Ensino de Astronomia, desenvolvemos um projeto com o objetivo de promover uma alfabetização científica focada nos estudos astronômicos a partir de oficinas, experiências e ações lúdicas. O presente trabalho relata a experiência desenvolvida neste projeto junto a alunos do 1º ano do Ensino Médio, do Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral, uma escola da periferia de João Pessoa/PB.  Iniciamos o projeto com um seminário intitulado “Grande Cientistas” desenvolvendo pesquisas sobre grandes nomes da Astronomia como Nicolau Copérnico, Cláudio Ptolomeu, Tycho Brahe, Johannes Kepler, Galileu Galillei e Issac Newton. Após as apresentações os estudantes assistiram e estudaram alguns documentários sobre o Sistema Solar estudando cada planeta isoladamente. A fase seguinte foi a realização de oficinas sobre o nosso Sistema Solar: na primeira oficina comparamos os tamanhos dos planetas com o do Sol em  uma escala devidamente adotada utilizando folhas de papel e papel alumínio; na segunda oficinas trabalhamos com as distâncias médias dos planetas ao Sol em uma escala devidamente adotada utilizando rolos de papel; na terceira oficina estudamos as estações do ano ao utilizarmos bolas de isopor, palitos de churrascos, ligas, soquete e lâmpada incandescente. Uma próxima fase ainda não realizada objetiva formar os estudantes para serem monitores de novas ações que deverão ser oferecidas para outros sujeitos da comunidade escolar e circunvizinha.  Até o momento concluímos que o desenvolvimento do trabalho tem contribuído para uma melhora significativa no processo de ensino-aprendizagem da Física dos estudantes participantes do projeto, pois alfabetizando-os no campo da ciência eles são capazes de atuar de forma crítica, fundamentada e participativa diante dos conteúdos do currículo formal. Além disso, a manipulação dos conceitos envolvidos no estudo da Astronomia tem despertado curiosidades acerca de outros temas da ciência e aumentado o desejo de multiplicar o conhecimento adquirido contribuindo para alfabetização científica de outros indivíduos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "ASTRONOMIA, CIÊNCIA, MULTIPLICADORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_22_10_2014_17_50_45_idinscrito_538_ace7a679b882774a2e6d4a15ead59833.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO PEDRO GOMES ALVES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO PEDRO"
    "autor_email" => "jpferreira117@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O conhecimento científico com seu conteúdo denso e sua literatura rebuscada causam uma repulsa imediatos, sobretudo naqueles que nunca tiveram contato com suas temáticas. Contudo a ciência ao longo da história tem desempenhado papel importante no desenvolvimento da humanidade, neste sentido, ser letrado cientificamente é uma necessidade para o indivíduo da sociedade contemporânea. Motivados pela participação no 48ª Encontro Regional de Ensino de Astronomia, desenvolvemos um projeto com o objetivo de promover uma alfabetização científica focada nos estudos astronômicos a partir de oficinas, experiências e ações lúdicas. O presente trabalho relata a experiência desenvolvida neste projeto junto a alunos do 1º ano do Ensino Médio, do Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral, uma escola da periferia de João Pessoa/PB. Iniciamos o projeto com um seminário intitulado “Grande Cientistas” desenvolvendo pesquisas sobre grandes nomes da Astronomia como Nicolau Copérnico, Cláudio Ptolomeu, Tycho Brahe, Johannes Kepler, Galileu Galillei e Issac Newton. Após as apresentações os estudantes assistiram e estudaram alguns documentários sobre o Sistema Solar estudando cada planeta isoladamente. A fase seguinte foi a realização de oficinas sobre o nosso Sistema Solar: na primeira oficina comparamos os tamanhos dos planetas com o do Sol em uma escala devidamente adotada utilizando folhas de papel e papel alumínio; na segunda oficinas trabalhamos com as distâncias médias dos planetas ao Sol em uma escala devidamente adotada utilizando rolos de papel; na terceira oficina estudamos as estações do ano ao utilizarmos bolas de isopor, palitos de churrascos, ligas, soquete e lâmpada incandescente. Uma próxima fase ainda não realizada objetiva formar os estudantes para serem monitores de novas ações que deverão ser oferecidas para outros sujeitos da comunidade escolar e circunvizinha. Até o momento concluímos que o desenvolvimento do trabalho tem contribuído para uma melhora significativa no processo de ensino-aprendizagem da Física dos estudantes participantes do projeto, pois alfabetizando-os no campo da ciência eles são capazes de atuar de forma crítica, fundamentada e participativa diante dos conteúdos do currículo formal. Além disso, a manipulação dos conceitos envolvidos no estudo da Astronomia tem despertado curiosidades acerca de outros temas da ciência e aumentado o desejo de multiplicar o conhecimento adquirido contribuindo para alfabetização científica de outros indivíduos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.