Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

#PARTIU – UM PROJETO DE ESCUTA ATIVA E COMUNICAÇÃO INCLUSIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98999
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5739
    "inscrito_id" => 20121
    "titulo" => "#PARTIU – UM PROJETO DE ESCUTA ATIVA E COMUNICAÇÃO INCLUSIVA"
    "resumo" => "O presente projeto tem por foco a visita pedagógica dos técnicos da Secretaria de Educação de Petrópolis, Departamento de Ensino Fundamental, no município de Petrópolis (RJ), às Unidades Escolares. A essas visitas foi dado o nome Projeto #PARTIU, o qual surgiu em maio de 2022, após a tragédia das chuvas no município e retorno das aulas presenciais pós-pandemia, com o objetivo de acompanhar o processo de ensino e aprendizagem, junto às equipes gestoras, principalmente aos profissionais que atuam na Orientação Escolar. Desde a sua criação os técnicos da Secretaria de Educação buscam, por meio da Escuta Ativa e da Comunicação Inclusiva, criar estratégias pedagógicas para uma escola eficaz e uma educação de qualidade. A visita pedagógica pauta-se em dados obtidos nas avaliações diagnósticas realizadas em rede, através de pesquisa de campo de natureza aplicada e coleta de dados, que objetivam: acompanhar a trajetória escolar de forma a assegurar a aprendizagem significativa e o desenvolvimento integral, corresponsabilizando todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. O Projeto #PARTIU vem fortalecendo vínculos entre os profissionais da educação que atuam nas escolas e os técnicos da Secretaria de Educação, por meio do diálogo, escuta ativa e ações colaborativas no planejamento e implementação de ações voltadas para a resolução de problemas evidenciados, considerando os recortes de desigualdade e a busca pela equidade. O presente projeto, até o momento, visitou 60% das escolas municipais, e tem como meta em 2023, 100%, de modo a garantir o diálogo e a corresponsabilidade na gestão da educação pública entre o poder público, a escola e a comunidade, num verdadeiro “regime de colaboração”, como afirma Gadotti (2016)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20121_TB5739_06122023160018.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANA CSICSAY DE MATTOS"
    "autor_nome_curto" => "Tatiana Csicsay"
    "autor_email" => "tatycsicsay@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS (UCP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98999
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5739
    "inscrito_id" => 20121
    "titulo" => "#PARTIU – UM PROJETO DE ESCUTA ATIVA E COMUNICAÇÃO INCLUSIVA"
    "resumo" => "O presente projeto tem por foco a visita pedagógica dos técnicos da Secretaria de Educação de Petrópolis, Departamento de Ensino Fundamental, no município de Petrópolis (RJ), às Unidades Escolares. A essas visitas foi dado o nome Projeto #PARTIU, o qual surgiu em maio de 2022, após a tragédia das chuvas no município e retorno das aulas presenciais pós-pandemia, com o objetivo de acompanhar o processo de ensino e aprendizagem, junto às equipes gestoras, principalmente aos profissionais que atuam na Orientação Escolar. Desde a sua criação os técnicos da Secretaria de Educação buscam, por meio da Escuta Ativa e da Comunicação Inclusiva, criar estratégias pedagógicas para uma escola eficaz e uma educação de qualidade. A visita pedagógica pauta-se em dados obtidos nas avaliações diagnósticas realizadas em rede, através de pesquisa de campo de natureza aplicada e coleta de dados, que objetivam: acompanhar a trajetória escolar de forma a assegurar a aprendizagem significativa e o desenvolvimento integral, corresponsabilizando todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. O Projeto #PARTIU vem fortalecendo vínculos entre os profissionais da educação que atuam nas escolas e os técnicos da Secretaria de Educação, por meio do diálogo, escuta ativa e ações colaborativas no planejamento e implementação de ações voltadas para a resolução de problemas evidenciados, considerando os recortes de desigualdade e a busca pela equidade. O presente projeto, até o momento, visitou 60% das escolas municipais, e tem como meta em 2023, 100%, de modo a garantir o diálogo e a corresponsabilidade na gestão da educação pública entre o poder público, a escola e a comunidade, num verdadeiro “regime de colaboração”, como afirma Gadotti (2016)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20121_TB5739_06122023160018.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANA CSICSAY DE MATTOS"
    "autor_nome_curto" => "Tatiana Csicsay"
    "autor_email" => "tatycsicsay@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS (UCP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente projeto tem por foco a visita pedagógica dos técnicos da Secretaria de Educação de Petrópolis, Departamento de Ensino Fundamental, no município de Petrópolis (RJ), às Unidades Escolares. A essas visitas foi dado o nome Projeto #PARTIU, o qual surgiu em maio de 2022, após a tragédia das chuvas no município e retorno das aulas presenciais pós-pandemia, com o objetivo de acompanhar o processo de ensino e aprendizagem, junto às equipes gestoras, principalmente aos profissionais que atuam na Orientação Escolar. Desde a sua criação os técnicos da Secretaria de Educação buscam, por meio da Escuta Ativa e da Comunicação Inclusiva, criar estratégias pedagógicas para uma escola eficaz e uma educação de qualidade. A visita pedagógica pauta-se em dados obtidos nas avaliações diagnósticas realizadas em rede, através de pesquisa de campo de natureza aplicada e coleta de dados, que objetivam: acompanhar a trajetória escolar de forma a assegurar a aprendizagem significativa e o desenvolvimento integral, corresponsabilizando todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. O Projeto #PARTIU vem fortalecendo vínculos entre os profissionais da educação que atuam nas escolas e os técnicos da Secretaria de Educação, por meio do diálogo, escuta ativa e ações colaborativas no planejamento e implementação de ações voltadas para a resolução de problemas evidenciados, considerando os recortes de desigualdade e a busca pela equidade. O presente projeto, até o momento, visitou 60% das escolas municipais, e tem como meta em 2023, 100%, de modo a garantir o diálogo e a corresponsabilidade na gestão da educação pública entre o poder público, a escola e a comunidade, num verdadeiro “regime de colaboração”, como afirma Gadotti (2016).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.