Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“O QUE EU SOU?”: UM JOGO DE CARTAS COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE GENÉTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98917
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5631
    "inscrito_id" => 19340
    "titulo" => "“O QUE EU SOU?”: UM JOGO DE CARTAS COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE GENÉTICA"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é propor um jogo de cartas para o ensino da genética com estudantes do ensino médio. A genética é uma área da biologia que estuda a hereditariedade e a variação dos seres vivos e possui grande contribuição no cotidiano, desde a produção de alimentos ao diagnóstico e tratamento de doenças. Apesar da sua importância, a genética pode ser complexa e desafiadora para os estudantes do ensino médio, principalmente quando os conceitos são trabalhados em sala de aula apenas na teoria. Nesse sentido, os jogos didáticos apresentam-se como grande aliado para o decente proporcionar a abordagem dos conceitos fundamentais trabalhados na disciplina genética de forma lúdica e facilitada. A proposta de jogo de cartas intitulado como “O que eu sou?” foi produzida com o intuito de facilitar o entendimento dos conceitos genéticos já abordados em sala de aula. Para a produção desse jogo, foi utilizada a plataforma digital Canva para a formação de 22 cartas posteriormente impressas a baixo custo, o que garante aplicá-lo nas diferentes realidades educacionais. As cartas possuem a descrição em tópicos dos conceitos da genética como exemplo sobre o DNA, RNA e cromossomo, para que os discentes consigam relacionar a descrição ao respectivo conceito estudado. É recomendável que a dinâmica ocorra com a divisão da turma em dois grandes grupos, com dois representantes para a escolha e resposta em conjunto da carta escolhida. Ganhará o grupo que acumular mais pontos. Utilizar o recurso em sala de aula, os estudantes aprendem com mais ludicidade e de uma forma mais descontraída, além de relacionar o que foi visto na teoria e oportunizá-los a sanar quaisquer dúvidas. A dinâmica ainda estimula o convívio em grupo, a curiosidade e raciocínio lógico e mostra eficácia para distanciar a educação tradicional ainda visualizada no ensino de genética."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19340_TB5631_22112023142551.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS AMARO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "carlos.amaro@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98917
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5631
    "inscrito_id" => 19340
    "titulo" => "“O QUE EU SOU?”: UM JOGO DE CARTAS COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE GENÉTICA"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é propor um jogo de cartas para o ensino da genética com estudantes do ensino médio. A genética é uma área da biologia que estuda a hereditariedade e a variação dos seres vivos e possui grande contribuição no cotidiano, desde a produção de alimentos ao diagnóstico e tratamento de doenças. Apesar da sua importância, a genética pode ser complexa e desafiadora para os estudantes do ensino médio, principalmente quando os conceitos são trabalhados em sala de aula apenas na teoria. Nesse sentido, os jogos didáticos apresentam-se como grande aliado para o decente proporcionar a abordagem dos conceitos fundamentais trabalhados na disciplina genética de forma lúdica e facilitada. A proposta de jogo de cartas intitulado como “O que eu sou?” foi produzida com o intuito de facilitar o entendimento dos conceitos genéticos já abordados em sala de aula. Para a produção desse jogo, foi utilizada a plataforma digital Canva para a formação de 22 cartas posteriormente impressas a baixo custo, o que garante aplicá-lo nas diferentes realidades educacionais. As cartas possuem a descrição em tópicos dos conceitos da genética como exemplo sobre o DNA, RNA e cromossomo, para que os discentes consigam relacionar a descrição ao respectivo conceito estudado. É recomendável que a dinâmica ocorra com a divisão da turma em dois grandes grupos, com dois representantes para a escolha e resposta em conjunto da carta escolhida. Ganhará o grupo que acumular mais pontos. Utilizar o recurso em sala de aula, os estudantes aprendem com mais ludicidade e de uma forma mais descontraída, além de relacionar o que foi visto na teoria e oportunizá-los a sanar quaisquer dúvidas. A dinâmica ainda estimula o convívio em grupo, a curiosidade e raciocínio lógico e mostra eficácia para distanciar a educação tradicional ainda visualizada no ensino de genética."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19340_TB5631_22112023142551.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS AMARO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "carlos.amaro@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor um jogo de cartas para o ensino da genética com estudantes do ensino médio. A genética é uma área da biologia que estuda a hereditariedade e a variação dos seres vivos e possui grande contribuição no cotidiano, desde a produção de alimentos ao diagnóstico e tratamento de doenças. Apesar da sua importância, a genética pode ser complexa e desafiadora para os estudantes do ensino médio, principalmente quando os conceitos são trabalhados em sala de aula apenas na teoria. Nesse sentido, os jogos didáticos apresentam-se como grande aliado para o decente proporcionar a abordagem dos conceitos fundamentais trabalhados na disciplina genética de forma lúdica e facilitada. A proposta de jogo de cartas intitulado como “O que eu sou?” foi produzida com o intuito de facilitar o entendimento dos conceitos genéticos já abordados em sala de aula. Para a produção desse jogo, foi utilizada a plataforma digital Canva para a formação de 22 cartas posteriormente impressas a baixo custo, o que garante aplicá-lo nas diferentes realidades educacionais. As cartas possuem a descrição em tópicos dos conceitos da genética como exemplo sobre o DNA, RNA e cromossomo, para que os discentes consigam relacionar a descrição ao respectivo conceito estudado. É recomendável que a dinâmica ocorra com a divisão da turma em dois grandes grupos, com dois representantes para a escolha e resposta em conjunto da carta escolhida. Ganhará o grupo que acumular mais pontos. Utilizar o recurso em sala de aula, os estudantes aprendem com mais ludicidade e de uma forma mais descontraída, além de relacionar o que foi visto na teoria e oportunizá-los a sanar quaisquer dúvidas. A dinâmica ainda estimula o convívio em grupo, a curiosidade e raciocínio lógico e mostra eficácia para distanciar a educação tradicional ainda visualizada no ensino de genética.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.