Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A UTILIZAÇÃO DE ANIMAÇÕES E SIMULAÇÕES COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE FÍSICA NA EJA

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      Através do uso de simulações e animações procuraremos facilitar a interpretação dos fenômenos físicos de difícil compreensão ou abstração além de reproduzirmos virtualmente experiências difíceis ou impossíveis de realizar na prática, por serem muito perigosas, lentas ou muito rápidas e até mesmo por não termos condições nenhuma de realizarmos estas experiências na escola devido a falta de laboratório na mesma. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio EJA Prof. Geraldo Lafayette Bezerra. As simulações foram todas criadas no PhET - sigla em inglês para Tecnologia Educacional em Física. O PhET é um projeto da Universidade do Colorado (EUA) concebidos para desenvolver simulações de alta qualidade em diversas áreas da ciência. As simulações interativas já constituem em um mecanismo eficiente para apresentar conceitos científicos e contribuir para tornar os professores facilitadores e os alunos autônomos no processo de ensino e aprendizagem. Usamos aparelhos eletrônicos, como datashow, notebook, tablet e TV LED 42, através do quais foi possível trabalhar com as animações e simulações físicas sempre visando facilitar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina. Até aqui o trabalho tem permitido aos alunos não só apresentarem mais facilidade para aprender os conteúdos como também participarem mais das aulas demonstrando mais interesse pela disciplina. Outro ponto importante foi que, devido à motivação que o uso das TICs lhes proporcionaram no processo de ensino-aprendizagem da Física, concluíram a disciplina com médias excelentes em um período de tempo mais curto, o que é incomum nestes cursos semipresenciais.
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      Através do uso de simulações e animações procuraremos facilitar a interpretação dos fenômenos físicos de difícil compreensão ou abstração além de reproduzirmos virtualmente experiências difíceis ou impossíveis de realizar na prática, por serem muito perigosas, lentas ou muito rápidas e até mesmo por não termos condições nenhuma de realizarmos estas experiências na escola devido a falta de laboratório na mesma. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio EJA Prof. Geraldo Lafayette Bezerra. As simulações foram todas criadas no PhET - sigla em inglês para Tecnologia Educacional em Física. O PhET é um projeto da Universidade do Colorado (EUA) concebidos para desenvolver simulações de alta qualidade em diversas áreas da ciência. As simulações interativas já constituem em um mecanismo eficiente para apresentar conceitos científicos e contribuir para tornar os professores facilitadores e os alunos autônomos no processo de ensino e aprendizagem. Usamos aparelhos eletrônicos, como datashow, notebook, tablet e TV LED 42, através do quais foi possível trabalhar com as animações e simulações físicas sempre visando facilitar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina. Até aqui o trabalho tem permitido aos alunos não só apresentarem mais facilidade para aprender os conteúdos como também participarem mais das aulas demonstrando mais interesse pela disciplina. Outro ponto importante foi que, devido à motivação que o uso das TICs lhes proporcionaram no processo de ensino-aprendizagem da Física, concluíram a disciplina com médias excelentes em um período de tempo mais curto, o que é incomum nestes cursos semipresenciais.
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Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Tendo em vista a grande dificuldade e desinteresse em relação à disciplina de Física na EJA, o presente trabalho tem por objetivo apresentá-la ao estudante de uma maneira muito mais simples, atraente e interativa. Para isso, fazemos uso de animações e simulações visando facilitar o processo de ensino aprendizagem e buscando proporcionar uma aprendizagem prazerosa e eficaz. Para contribuir com a aprendizagem é necessário que a animação ou simulação que está sendo trabalhada apresente o conteúdo com clareza, possuindo textos, imagens e animações interativas de maneira que motive uma investigação e reflexão dos conteúdos trabalhados. Nas simulações interativas o aprendiz pode, através da alteração de parâmetros, verificar as possibilidades e limitações das suas hipóteses confrontando-as com o modelo físico apresentado, o que se constitui em um elemento potencialmente capaz de auxiliar na aprendizagem dos tópicos em estudo. Através do uso de simulações e animações procuraremos facilitar a interpretação dos fenômenos físicos de difícil compreensão ou abstração além de reproduzirmos virtualmente experiências difíceis ou impossíveis de realizar na prática, por serem muito perigosas, lentas ou muito rápidas e até mesmo por não termos condições nenhuma de realizarmos estas experiências na escola devido a falta de laboratório na mesma. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio EJA Prof. Geraldo Lafayette Bezerra. As simulações foram todas criadas no PhET - sigla em inglês para Tecnologia Educacional em Física. O PhET é um projeto da Universidade do Colorado (EUA) concebidos para desenvolver simulações de alta qualidade em diversas áreas da ciência. As simulações interativas já constituem em um mecanismo eficiente para apresentar conceitos científicos e contribuir para tornar os professores facilitadores e os alunos autônomos no processo de ensino e aprendizagem. Usamos aparelhos eletrônicos, como datashow, notebook, tablet e TV LED 42, através do quais foi possível trabalhar com as animações e simulações físicas sempre visando facilitar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina. Até aqui o trabalho tem permitido aos alunos não só apresentarem mais facilidade para aprender os conteúdos como também participarem mais das aulas demonstrando mais interesse pela disciplina. Outro ponto importante foi que, devido à motivação que o uso das TICs lhes proporcionaram no processo de ensino-aprendizagem da Física, concluíram a disciplina com médias excelentes em um período de tempo mais curto, o que é incomum nestes cursos semipresenciais.

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