Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO AUTOETNOGRÁFICO REFERENTE À IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO DE LETRAS – LIBRAS (EAD)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98547
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5150
    "inscrito_id" => 4762
    "titulo" => "ESTUDO AUTOETNOGRÁFICO REFERENTE À IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO DE LETRAS – LIBRAS (EAD)"
    "resumo" => "Neste estudo, objetiva-se realizar uma investigação da experiência do pesquisador-participante acerca da implementação do curso de Letras – Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na modalidade de Educação a Distância (EAD). Esse proposta corrobora a formulação de uma pesquisa crítica, a qual destitui do cânone acadêmico-científico o monopólio objetivista de construção, fundamentalmente, empirista, findada na realidade material das Ciências Naturais. Considerando essa mudança evidente de paradigma experimentada nos últimos anos, no âmbito das Ciências Humanas, esta investigação faz uso da Linguística Aplicada, campo de estudos inter-transdisciplinar. Tal escolha permite discutir questões por vezes esquecidas, comuns à comunidade e a epistemologia surdas. Para além disso, recorremos à autoetnografia, aos Estudos Descoloniais e aos Estudos Culturais. No que se refere à metodologia adotada, fazemos uso de uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativista, com vistas a analisar o corpus, qual seja, um relato de experiência. A considerar a narrativa por parte do docente, ficou evidente o quão multifacetada foi a implantação dos cursos de Letras – Libras no país. Nesse processo, embora o corpo responsável desejasse realizar uma expansão – e, consequentemente, ampliação do ensino pelo país –, as dificuldades giravam em torno, sobretudo, das diferentes realidades regionais, e da dificuldade de ser obter dados reais sobre a eficácia da aprendizagem de temas deveras"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4762_TB5150_19112023132136.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ARNOR DE LIMA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ ARNOR"
    "autor_email" => "josearnor.lima@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98547
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5150
    "inscrito_id" => 4762
    "titulo" => "ESTUDO AUTOETNOGRÁFICO REFERENTE À IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO DE LETRAS – LIBRAS (EAD)"
    "resumo" => "Neste estudo, objetiva-se realizar uma investigação da experiência do pesquisador-participante acerca da implementação do curso de Letras – Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na modalidade de Educação a Distância (EAD). Esse proposta corrobora a formulação de uma pesquisa crítica, a qual destitui do cânone acadêmico-científico o monopólio objetivista de construção, fundamentalmente, empirista, findada na realidade material das Ciências Naturais. Considerando essa mudança evidente de paradigma experimentada nos últimos anos, no âmbito das Ciências Humanas, esta investigação faz uso da Linguística Aplicada, campo de estudos inter-transdisciplinar. Tal escolha permite discutir questões por vezes esquecidas, comuns à comunidade e a epistemologia surdas. Para além disso, recorremos à autoetnografia, aos Estudos Descoloniais e aos Estudos Culturais. No que se refere à metodologia adotada, fazemos uso de uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativista, com vistas a analisar o corpus, qual seja, um relato de experiência. A considerar a narrativa por parte do docente, ficou evidente o quão multifacetada foi a implantação dos cursos de Letras – Libras no país. Nesse processo, embora o corpo responsável desejasse realizar uma expansão – e, consequentemente, ampliação do ensino pelo país –, as dificuldades giravam em torno, sobretudo, das diferentes realidades regionais, e da dificuldade de ser obter dados reais sobre a eficácia da aprendizagem de temas deveras"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4762_TB5150_19112023132136.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ARNOR DE LIMA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ ARNOR"
    "autor_email" => "josearnor.lima@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Neste estudo, objetiva-se realizar uma investigação da experiência do pesquisador-participante acerca da implementação do curso de Letras – Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na modalidade de Educação a Distância (EAD). Esse proposta corrobora a formulação de uma pesquisa crítica, a qual destitui do cânone acadêmico-científico o monopólio objetivista de construção, fundamentalmente, empirista, findada na realidade material das Ciências Naturais. Considerando essa mudança evidente de paradigma experimentada nos últimos anos, no âmbito das Ciências Humanas, esta investigação faz uso da Linguística Aplicada, campo de estudos inter-transdisciplinar. Tal escolha permite discutir questões por vezes esquecidas, comuns à comunidade e a epistemologia surdas. Para além disso, recorremos à autoetnografia, aos Estudos Descoloniais e aos Estudos Culturais. No que se refere à metodologia adotada, fazemos uso de uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativista, com vistas a analisar o corpus, qual seja, um relato de experiência. A considerar a narrativa por parte do docente, ficou evidente o quão multifacetada foi a implantação dos cursos de Letras – Libras no país. Nesse processo, embora o corpo responsável desejasse realizar uma expansão – e, consequentemente, ampliação do ensino pelo país –, as dificuldades giravam em torno, sobretudo, das diferentes realidades regionais, e da dificuldade de ser obter dados reais sobre a eficácia da aprendizagem de temas deveras

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.