Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEMANA “INCLUSÃO EM FOCO”: PRÁTICAS PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE DIVERSIFICADA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98129
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4617
    "inscrito_id" => 804
    "titulo" => "SEMANA “INCLUSÃO EM FOCO”: PRÁTICAS PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE DIVERSIFICADA"
    "resumo" => "A formação de professores requer uma contribuição conjunta, dimensionando as disciplinas específicas alinhadas com as vastas vivências e experiências no âmbito acadêmico, combinado a aportes dos diversos componentes formativos para melhor desempenho de sua vida profissional (GATTI, 1992). Nesse sentido, vale repensar as possibilidades no que tange uma formação diversificada, crítica e autônoma nos cursos de formação de professores além de oferecer subsídios para atuação, sobretudo, na educação inclusiva bem como nas demais áreas, aliado à necessidade de potencialização da qualidade da formação do licenciando. Com esse intuito o grupo de estudos e pesquisa “Inclusão, Diversidade, Educação e Acessibilidade” (IDEA) da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG Barbacena) atrelados ao projeto de extensão “Inclusão em Foco” organizou a I e II Semana “Inclusão em Foco” que promoveu a divulgação das atividades de extensão desenvolvidas na UEMG Barbacena e proporcionou a troca de saberes e conhecimentos entre os participantes. Foram apresentados no evento, desde resultados de projetos e programas, trabalhos oriundos de cursos e disciplinas a publicações diversas. Com a participação intensa dos discentes e docentes a I e II Semana “Inclusão Em Foco” foi realizada com sucesso, possibilitando dentre as atividades supracitadas a execução de oficinas, ministradas por docentes e discentes da UEMG, tendo como base a diversificação de conhecimentos atendendo as diretrizes de extensão: Indissociabilidade entre ensino; Pesquisa e extensão; Interdisciplinaridade; Impacto e transformação; Impacto na formação do discente e Interação dialógica com a sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID804_TB4617_18062023123329.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ FELIPE DA SILVA MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "Felipe"
    "autor_email" => "luiz.0793484@discente.uem"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98129
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4617
    "inscrito_id" => 804
    "titulo" => "SEMANA “INCLUSÃO EM FOCO”: PRÁTICAS PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE DIVERSIFICADA"
    "resumo" => "A formação de professores requer uma contribuição conjunta, dimensionando as disciplinas específicas alinhadas com as vastas vivências e experiências no âmbito acadêmico, combinado a aportes dos diversos componentes formativos para melhor desempenho de sua vida profissional (GATTI, 1992). Nesse sentido, vale repensar as possibilidades no que tange uma formação diversificada, crítica e autônoma nos cursos de formação de professores além de oferecer subsídios para atuação, sobretudo, na educação inclusiva bem como nas demais áreas, aliado à necessidade de potencialização da qualidade da formação do licenciando. Com esse intuito o grupo de estudos e pesquisa “Inclusão, Diversidade, Educação e Acessibilidade” (IDEA) da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG Barbacena) atrelados ao projeto de extensão “Inclusão em Foco” organizou a I e II Semana “Inclusão em Foco” que promoveu a divulgação das atividades de extensão desenvolvidas na UEMG Barbacena e proporcionou a troca de saberes e conhecimentos entre os participantes. Foram apresentados no evento, desde resultados de projetos e programas, trabalhos oriundos de cursos e disciplinas a publicações diversas. Com a participação intensa dos discentes e docentes a I e II Semana “Inclusão Em Foco” foi realizada com sucesso, possibilitando dentre as atividades supracitadas a execução de oficinas, ministradas por docentes e discentes da UEMG, tendo como base a diversificação de conhecimentos atendendo as diretrizes de extensão: Indissociabilidade entre ensino; Pesquisa e extensão; Interdisciplinaridade; Impacto e transformação; Impacto na formação do discente e Interação dialógica com a sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID804_TB4617_18062023123329.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ FELIPE DA SILVA MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "Felipe"
    "autor_email" => "luiz.0793484@discente.uem"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A formação de professores requer uma contribuição conjunta, dimensionando as disciplinas específicas alinhadas com as vastas vivências e experiências no âmbito acadêmico, combinado a aportes dos diversos componentes formativos para melhor desempenho de sua vida profissional (GATTI, 1992). Nesse sentido, vale repensar as possibilidades no que tange uma formação diversificada, crítica e autônoma nos cursos de formação de professores além de oferecer subsídios para atuação, sobretudo, na educação inclusiva bem como nas demais áreas, aliado à necessidade de potencialização da qualidade da formação do licenciando. Com esse intuito o grupo de estudos e pesquisa “Inclusão, Diversidade, Educação e Acessibilidade” (IDEA) da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG Barbacena) atrelados ao projeto de extensão “Inclusão em Foco” organizou a I e II Semana “Inclusão em Foco” que promoveu a divulgação das atividades de extensão desenvolvidas na UEMG Barbacena e proporcionou a troca de saberes e conhecimentos entre os participantes. Foram apresentados no evento, desde resultados de projetos e programas, trabalhos oriundos de cursos e disciplinas a publicações diversas. Com a participação intensa dos discentes e docentes a I e II Semana “Inclusão Em Foco” foi realizada com sucesso, possibilitando dentre as atividades supracitadas a execução de oficinas, ministradas por docentes e discentes da UEMG, tendo como base a diversificação de conhecimentos atendendo as diretrizes de extensão: Indissociabilidade entre ensino; Pesquisa e extensão; Interdisciplinaridade; Impacto e transformação; Impacto na formação do discente e Interação dialógica com a sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.