Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

"LOOK AT THE GOAT!": ANÁLISE DE ATIVIDADES DE PRONÚNCIA DO FONEMA /G/ PARA CRIANÇAS APRENDIZES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar duas atividades de pronúncia da língua inglesa propostas pelo livro didático Reach for the stars B (2023), produzido pela editora National Geographic Learning, a partir das cinco diretrizes propostas por Celce-Murcia et al. (2010), que são: 1) descrição e análise; 2) discriminação auditiva; 3) prática controlada e feedback; 4) prática guiada e feedback; 5) prática comunicativa e feedback; e das discussões no campo do ensino de pronúncia (ZIMMER, SILVEIRA, 2009 e ALVES, 2009; BAUER, 2010; BAUER e ALVES, 2011). Busca-se com as análises, verificar se as atividades intituladas “Phonics”, propostas pelo livro didático, facilitam ou dificultam a aprendizagem do fonema /g/ pelas crianças brasileiras aprendizes de inglês como língua adicional. Além disso, discute-se também algumas dificuldades de pronúncia que os brasileiros tendem a apresentar durante seu processo de aprendizagem, onde ocorrem e como tais dificuldades podem ser exploradas e sanadas em sala de aula (BAPTISTA, 2001; BAUER e ALVES, 2011). As análises apontam que as atividades de pronúncia intituladas “Phonics” dialogam com as diretrizes propostas por Celce-Murcia et al. (2010) e propiciam um espaço tanto de ensino quanto de aprendizagem comunicativa de pronúncia. Além disso, os resultados encontrados revelam uma maior eficácia da abordagem comunicativa no ensino de pronúncia da língua inglesa para não-nativos em contraste a um ensino de pronúncia mecanizado, implícito ou que reforça o mito do falante nativo. Vale destacar que os livros didáticos, por si só, não ensinam pronúncia e não podem assumir o papel do professor. Por isso, faz-se necessária uma formação docente que prepare os professores de inglês para trabalharem os componentes fonético-fonológicos de maneira comunicativa, crítica e contextualizada.

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