Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

USANDO O ALGEPLAN PARA O ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS NO CLUBE DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: CLUBE DE MATEMÁTICA, ALGEPLAN, EXPRESSÕES ALGÉBRICAS Pôster (PO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9803
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 620
    "inscrito_id" => 111
    "titulo" => "USANDO O ALGEPLAN PARA O ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS NO CLUBE DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este presente trabalho tem o propósito de apresentar uma atividade desenvolvida pelo clube de Matemática do PIBID-UEPB no Colégio Estadual João de Oliveira Chaves com alunos do período da manha. Desenvolvemos como atividade o Algeplan que é um tipo de material manipulável, onde tínhamos o propósito de trabalhar adição e subtração de expressões algébricas como os alunos. Dividimos a turma em grupos e explicamos a cada um dos grupos como funcionava o material que iríamos utilizar, explicando passo a passo cada uma das peças. O Algeplan é um material que pode ser utilizado como um recurso metodológico nas aulas de matemática mais precisamente com o conteúdo de expressões algébricas. O Algeplan foi produzido com cartolinas guaches sendo 1 amarela, 1 azul, 1 verde, 1 rosa, 1 laranja e 1 vermelha, cada uma delas eram pra ser cortados com diferentes medidas:•\tAmarelo: 8 cm x 8 cm (Quadrado)•\tAzul: 6 cm x 6 cm (Quadrado)•\tVerde: 8 cm x 6 cm (Retângulo)•\tRosa: 6 cm x 3,5 cm (Retângulo)•\tLaranja: 8 cm x 3,5 cm (Retângulo)•\tVermelho: 3,5 cm x 3,5 cm (Quadrado)Essas são as medidas a serem cortadas por cada uma das cartolinas em um total de 4 amarelas, 4 verdes, 4 azuis, 8 laranjas, 4 rosas e 12 vermelhas. De posse disso chamaríamos a medida de 8 cm de “x”, a medida 6 cm de “y” e a medida 3,5 cm de “1”, onde obteríamos:•\tQuadrado Amarelo: x2•\tQuadrado Azul: y2•\tQuadrado Vermelho: 1•\tRetângulo Verde: xy•\tRetângulo Laranja: x•\tRetângulo Rosa: yCom esse material foi possível trabalhar com expressões algébricas, sendo que quando estivéssemos somando colocaríamos o lado da cor da cartolina e ao subtrair o lado inverso e assim os alunos poderiam resolver qualquer expressão algébrica que lhes fosse proposto apenas com o uso do Algeplan. Foram propostos aos alunos questões para que eles resolvessem utilizando o Algeplan, de modo que não era preciso eles utilizar tantas contas para se chegar á um resultado, desta maneira eles estariam chegando a resultados com outro método, que eles puderam descobrir com o material que eles estavam usando. Os alunos gostaram muito do material, pois eles conseguiram chegar aos resultados de cada expressão e no final de cada resultado nós junto com eles fazíamos as correções de cada uma das questões para saber se o resultado estava ou não correto. Com essa atividade foi possível comprovar que a utilização de recursos metodológicos só enriquece mais ainda o aprender dos alunos para com a matemática e desenvolve a capacidade de fazer matemática de um modo diferente e estimulante, deixando de lado a prática que eles vivenciam sempre na sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "CLUBE DE MATEMÁTICA, ALGEPLAN, EXPRESSÕES ALGÉBRICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_13_12_17_idinscrito_111_e40e5db08dd3cf812e65b342083beba3.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÍCERO FÉLIX DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CICERO FÉLIX"
    "autor_email" => "cicero.bv_2007@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9803
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 620
    "inscrito_id" => 111
    "titulo" => "USANDO O ALGEPLAN PARA O ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS NO CLUBE DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este presente trabalho tem o propósito de apresentar uma atividade desenvolvida pelo clube de Matemática do PIBID-UEPB no Colégio Estadual João de Oliveira Chaves com alunos do período da manha. Desenvolvemos como atividade o Algeplan que é um tipo de material manipulável, onde tínhamos o propósito de trabalhar adição e subtração de expressões algébricas como os alunos. Dividimos a turma em grupos e explicamos a cada um dos grupos como funcionava o material que iríamos utilizar, explicando passo a passo cada uma das peças. O Algeplan é um material que pode ser utilizado como um recurso metodológico nas aulas de matemática mais precisamente com o conteúdo de expressões algébricas. O Algeplan foi produzido com cartolinas guaches sendo 1 amarela, 1 azul, 1 verde, 1 rosa, 1 laranja e 1 vermelha, cada uma delas eram pra ser cortados com diferentes medidas:•\tAmarelo: 8 cm x 8 cm (Quadrado)•\tAzul: 6 cm x 6 cm (Quadrado)•\tVerde: 8 cm x 6 cm (Retângulo)•\tRosa: 6 cm x 3,5 cm (Retângulo)•\tLaranja: 8 cm x 3,5 cm (Retângulo)•\tVermelho: 3,5 cm x 3,5 cm (Quadrado)Essas são as medidas a serem cortadas por cada uma das cartolinas em um total de 4 amarelas, 4 verdes, 4 azuis, 8 laranjas, 4 rosas e 12 vermelhas. De posse disso chamaríamos a medida de 8 cm de “x”, a medida 6 cm de “y” e a medida 3,5 cm de “1”, onde obteríamos:•\tQuadrado Amarelo: x2•\tQuadrado Azul: y2•\tQuadrado Vermelho: 1•\tRetângulo Verde: xy•\tRetângulo Laranja: x•\tRetângulo Rosa: yCom esse material foi possível trabalhar com expressões algébricas, sendo que quando estivéssemos somando colocaríamos o lado da cor da cartolina e ao subtrair o lado inverso e assim os alunos poderiam resolver qualquer expressão algébrica que lhes fosse proposto apenas com o uso do Algeplan. Foram propostos aos alunos questões para que eles resolvessem utilizando o Algeplan, de modo que não era preciso eles utilizar tantas contas para se chegar á um resultado, desta maneira eles estariam chegando a resultados com outro método, que eles puderam descobrir com o material que eles estavam usando. Os alunos gostaram muito do material, pois eles conseguiram chegar aos resultados de cada expressão e no final de cada resultado nós junto com eles fazíamos as correções de cada uma das questões para saber se o resultado estava ou não correto. Com essa atividade foi possível comprovar que a utilização de recursos metodológicos só enriquece mais ainda o aprender dos alunos para com a matemática e desenvolve a capacidade de fazer matemática de um modo diferente e estimulante, deixando de lado a prática que eles vivenciam sempre na sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "CLUBE DE MATEMÁTICA, ALGEPLAN, EXPRESSÕES ALGÉBRICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_13_12_17_idinscrito_111_e40e5db08dd3cf812e65b342083beba3.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÍCERO FÉLIX DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CICERO FÉLIX"
    "autor_email" => "cicero.bv_2007@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Este presente trabalho tem o propósito de apresentar uma atividade desenvolvida pelo clube de Matemática do PIBID-UEPB no Colégio Estadual João de Oliveira Chaves com alunos do período da manha. Desenvolvemos como atividade o Algeplan que é um tipo de material manipulável, onde tínhamos o propósito de trabalhar adição e subtração de expressões algébricas como os alunos. Dividimos a turma em grupos e explicamos a cada um dos grupos como funcionava o material que iríamos utilizar, explicando passo a passo cada uma das peças. O Algeplan é um material que pode ser utilizado como um recurso metodológico nas aulas de matemática mais precisamente com o conteúdo de expressões algébricas. O Algeplan foi produzido com cartolinas guaches sendo 1 amarela, 1 azul, 1 verde, 1 rosa, 1 laranja e 1 vermelha, cada uma delas eram pra ser cortados com diferentes medidas:• Amarelo: 8 cm x 8 cm (Quadrado)• Azul: 6 cm x 6 cm (Quadrado)• Verde: 8 cm x 6 cm (Retângulo)• Rosa: 6 cm x 3,5 cm (Retângulo)• Laranja: 8 cm x 3,5 cm (Retângulo)• Vermelho: 3,5 cm x 3,5 cm (Quadrado)Essas são as medidas a serem cortadas por cada uma das cartolinas em um total de 4 amarelas, 4 verdes, 4 azuis, 8 laranjas, 4 rosas e 12 vermelhas. De posse disso chamaríamos a medida de 8 cm de “x”, a medida 6 cm de “y” e a medida 3,5 cm de “1”, onde obteríamos:• Quadrado Amarelo: x2• Quadrado Azul: y2• Quadrado Vermelho: 1• Retângulo Verde: xy• Retângulo Laranja: x• Retângulo Rosa: yCom esse material foi possível trabalhar com expressões algébricas, sendo que quando estivéssemos somando colocaríamos o lado da cor da cartolina e ao subtrair o lado inverso e assim os alunos poderiam resolver qualquer expressão algébrica que lhes fosse proposto apenas com o uso do Algeplan. Foram propostos aos alunos questões para que eles resolvessem utilizando o Algeplan, de modo que não era preciso eles utilizar tantas contas para se chegar á um resultado, desta maneira eles estariam chegando a resultados com outro método, que eles puderam descobrir com o material que eles estavam usando. Os alunos gostaram muito do material, pois eles conseguiram chegar aos resultados de cada expressão e no final de cada resultado nós junto com eles fazíamos as correções de cada uma das questões para saber se o resultado estava ou não correto. Com essa atividade foi possível comprovar que a utilização de recursos metodológicos só enriquece mais ainda o aprender dos alunos para com a matemática e desenvolve a capacidade de fazer matemática de um modo diferente e estimulante, deixando de lado a prática que eles vivenciam sempre na sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.