Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

AÇÕES DIDÁTICAS INTEGRADAS: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, DIÁLOGO, INTERAÇÃO Comunicação Oral (CO) Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9800
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 742
    "inscrito_id" => 574
    "titulo" => "AÇÕES DIDÁTICAS INTEGRADAS: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "O trabalho exposto a seguir faz parte da experiência das equipes PIBID-UEPB Subprojeto de Língua Portuguesa, Geografia e História – UEPB – Campus III, Guarabira, que atuam na Escola Estadual Monsenhor Emiliano de Cristo situada também em Guarabira – PB. Consiste na percepção da importância do diálogo entre as disciplinas, cujo objetivo é garantir maior interação entre os alunos, destes com os professores, além da experiência e do convívio grupal. Embasados nos estudos de Fazenda (2003), originou-se o trabalho “Projeto Interdisciplinar: Diálogos possíveis entre História, Letras e Geografia”. Para desenvolver o trabalho, foi planejado um roteiro de viagem a ser explorado com os alunos. Foram selecionados temas a serem discutidos, envolvendo as três disciplinas do projeto, buscando assim, atender os seguintes objetivos: 1) Viabilizar o contato dos alunos com a construção de nossa regionalidade, tendo como viés o estudo do meio 2) Criar diálogos que potencializem o ensino e o estudo do meio entre os subprojetos de história, letras e geografia 3) Produzir um saber panorâmico da cidade de João Pessoa/PB. Dessa forma, o trabalho constituiu-se da apresentação do espaço e de discussões sobre os temas propostos por cada disciplina, explorando os locais escolhidos. Ao término do projeto, percebeu-se que os alunos entenderam a relevância do trabalho em grupo, tanto em sociedade como no âmbito escolar. Conforme Fazenda (2008) existe cinco princípios relacionados a essa prática: humildade, espera, respeito, coerência e desapego. Esses princípios, por parte de todos envolvidos no projeto, foram a base para o sucesso da interdisciplinaridade, uma vez que para alcançar os resultados esperados com atividades em grupo foi importante que todos fossem humildes ao demonstrar seus conhecimentos e técnicas; sabendo o momento propício para falar e ouvir; respeitando os outros; sendo coerentes quanto ao que dizem e fazem e praticando o respeito com a opinião do próximo, não achando que são mais nem menos que os outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, DIÁLOGO, INTERAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_21_21_35_idinscrito_574_d13513453fdbc99f738abac30a728fa2.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CIBELE DE LIMA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "CIBELE"
    "autor_email" => "cibelelima40@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9800
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 742
    "inscrito_id" => 574
    "titulo" => "AÇÕES DIDÁTICAS INTEGRADAS: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "O trabalho exposto a seguir faz parte da experiência das equipes PIBID-UEPB Subprojeto de Língua Portuguesa, Geografia e História – UEPB – Campus III, Guarabira, que atuam na Escola Estadual Monsenhor Emiliano de Cristo situada também em Guarabira – PB. Consiste na percepção da importância do diálogo entre as disciplinas, cujo objetivo é garantir maior interação entre os alunos, destes com os professores, além da experiência e do convívio grupal. Embasados nos estudos de Fazenda (2003), originou-se o trabalho “Projeto Interdisciplinar: Diálogos possíveis entre História, Letras e Geografia”. Para desenvolver o trabalho, foi planejado um roteiro de viagem a ser explorado com os alunos. Foram selecionados temas a serem discutidos, envolvendo as três disciplinas do projeto, buscando assim, atender os seguintes objetivos: 1) Viabilizar o contato dos alunos com a construção de nossa regionalidade, tendo como viés o estudo do meio 2) Criar diálogos que potencializem o ensino e o estudo do meio entre os subprojetos de história, letras e geografia 3) Produzir um saber panorâmico da cidade de João Pessoa/PB. Dessa forma, o trabalho constituiu-se da apresentação do espaço e de discussões sobre os temas propostos por cada disciplina, explorando os locais escolhidos. Ao término do projeto, percebeu-se que os alunos entenderam a relevância do trabalho em grupo, tanto em sociedade como no âmbito escolar. Conforme Fazenda (2008) existe cinco princípios relacionados a essa prática: humildade, espera, respeito, coerência e desapego. Esses princípios, por parte de todos envolvidos no projeto, foram a base para o sucesso da interdisciplinaridade, uma vez que para alcançar os resultados esperados com atividades em grupo foi importante que todos fossem humildes ao demonstrar seus conhecimentos e técnicas; sabendo o momento propício para falar e ouvir; respeitando os outros; sendo coerentes quanto ao que dizem e fazem e praticando o respeito com a opinião do próximo, não achando que são mais nem menos que os outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, DIÁLOGO, INTERAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_21_21_35_idinscrito_574_d13513453fdbc99f738abac30a728fa2.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CIBELE DE LIMA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "CIBELE"
    "autor_email" => "cibelelima40@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O trabalho exposto a seguir faz parte da experiência das equipes PIBID-UEPB Subprojeto de Língua Portuguesa, Geografia e História – UEPB – Campus III, Guarabira, que atuam na Escola Estadual Monsenhor Emiliano de Cristo situada também em Guarabira – PB. Consiste na percepção da importância do diálogo entre as disciplinas, cujo objetivo é garantir maior interação entre os alunos, destes com os professores, além da experiência e do convívio grupal. Embasados nos estudos de Fazenda (2003), originou-se o trabalho “Projeto Interdisciplinar: Diálogos possíveis entre História, Letras e Geografia”. Para desenvolver o trabalho, foi planejado um roteiro de viagem a ser explorado com os alunos. Foram selecionados temas a serem discutidos, envolvendo as três disciplinas do projeto, buscando assim, atender os seguintes objetivos: 1) Viabilizar o contato dos alunos com a construção de nossa regionalidade, tendo como viés o estudo do meio 2) Criar diálogos que potencializem o ensino e o estudo do meio entre os subprojetos de história, letras e geografia 3) Produzir um saber panorâmico da cidade de João Pessoa/PB. Dessa forma, o trabalho constituiu-se da apresentação do espaço e de discussões sobre os temas propostos por cada disciplina, explorando os locais escolhidos. Ao término do projeto, percebeu-se que os alunos entenderam a relevância do trabalho em grupo, tanto em sociedade como no âmbito escolar. Conforme Fazenda (2008) existe cinco princípios relacionados a essa prática: humildade, espera, respeito, coerência e desapego. Esses princípios, por parte de todos envolvidos no projeto, foram a base para o sucesso da interdisciplinaridade, uma vez que para alcançar os resultados esperados com atividades em grupo foi importante que todos fossem humildes ao demonstrar seus conhecimentos e técnicas; sabendo o momento propício para falar e ouvir; respeitando os outros; sendo coerentes quanto ao que dizem e fazem e praticando o respeito com a opinião do próximo, não achando que são mais nem menos que os outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.