Artigo Anais XV EBRAPEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-8444

O Papel das Representações Simbólicas no Desenvolvimento do Raciocínio Combinatório na Educação De Jovens e Adultos

"2011-11-06 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 977
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 285
    "inscrito_id" => 134
    "titulo" => "O Papel das Representações Simbólicas no Desenvolvimento do Raciocínio Combinatório na Educação De Jovens e Adultos"
    "resumo" => "Neste estudo busca-se analisar a influência de diferentes formas de representações simbólicas no desenvolvimento do raciocínio combinatório de estudantes da Educação de Jovens e Adultos. O método apresenta três momentos: pré-teste, intervenção e pós-teste. Serão testados três grupos de alunos do módulo III da EJA e cada grupo passará por uma intervenção distinta, no que diz respeito à utilização das representações simbólicas. Aqui são apresentadas análises preliminares dos resultados do Grupo 1. Foram verificados avanços nos desempenhos de todos os estudantes, principalmente em relação ao percentual de acertos parciais. Em relação às representações abordadas, os estudantes evidenciaram, no pós-teste, aprimoramentos no uso da listagem. O estudo reafirma a importância do uso de diferentes representações para o desenvolvimento dos conceitos e aponta a necessidade de um trabalho sistemático que auxilie os estudantes a apropriarem-se das peculiaridades de cada representação para que, assim, possam utilizá-la de modo adequado."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "b70cb2d9f7c68dc73b81271e927cc4a9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA LOPES SÁ BARRETO"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 977
    "edicao_id" => 2
    "trabalho_id" => 285
    "inscrito_id" => 134
    "titulo" => "O Papel das Representações Simbólicas no Desenvolvimento do Raciocínio Combinatório na Educação De Jovens e Adultos"
    "resumo" => "Neste estudo busca-se analisar a influência de diferentes formas de representações simbólicas no desenvolvimento do raciocínio combinatório de estudantes da Educação de Jovens e Adultos. O método apresenta três momentos: pré-teste, intervenção e pós-teste. Serão testados três grupos de alunos do módulo III da EJA e cada grupo passará por uma intervenção distinta, no que diz respeito à utilização das representações simbólicas. Aqui são apresentadas análises preliminares dos resultados do Grupo 1. Foram verificados avanços nos desempenhos de todos os estudantes, principalmente em relação ao percentual de acertos parciais. Em relação às representações abordadas, os estudantes evidenciaram, no pós-teste, aprimoramentos no uso da listagem. O estudo reafirma a importância do uso de diferentes representações para o desenvolvimento dos conceitos e aponta a necessidade de um trabalho sistemático que auxilie os estudantes a apropriarem-se das peculiaridades de cada representação para que, assim, possam utilizá-la de modo adequado."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "b70cb2d9f7c68dc73b81271e927cc4a9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:08:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA LOPES SÁ BARRETO"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-xv-ebrapem"
    "edicao_nome" => "Anais XV EBRAPEM"
    "edicao_evento" => "XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2011
    "edicao_pasta" => "anais/ebrapem/2011"
    "edicao_logo" => "5e47192c5b78e_14022020190324.png"
    "edicao_capa" => "5f1853ce6d851_22072020115718.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2011-11-06 23:00:00"
    "publicacao_id" => 2
    "publicacao_nome" => "Revista Ebrapem"
    "publicacao_codigo" => "2237-8444"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de novembro de 2011

Resumo

Neste estudo busca-se analisar a influência de diferentes formas de representações simbólicas no desenvolvimento do raciocínio combinatório de estudantes da Educação de Jovens e Adultos. O método apresenta três momentos: pré-teste, intervenção e pós-teste. Serão testados três grupos de alunos do módulo III da EJA e cada grupo passará por uma intervenção distinta, no que diz respeito à utilização das representações simbólicas. Aqui são apresentadas análises preliminares dos resultados do Grupo 1. Foram verificados avanços nos desempenhos de todos os estudantes, principalmente em relação ao percentual de acertos parciais. Em relação às representações abordadas, os estudantes evidenciaram, no pós-teste, aprimoramentos no uso da listagem. O estudo reafirma a importância do uso de diferentes representações para o desenvolvimento dos conceitos e aponta a necessidade de um trabalho sistemático que auxilie os estudantes a apropriarem-se das peculiaridades de cada representação para que, assim, possam utilizá-la de modo adequado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.