Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

NORDESTE E SEMIÁRIDO: CONTRUBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCENCIA NO AMBITO DA GEOGRAFIA ESCOLAR

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, REGIÃO NORDESTE, CONHECIMENTO APROFUNDADO Comunicação Oral (CO) Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9761
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 632
    "inscrito_id" => 54
    "titulo" => "NORDESTE E SEMIÁRIDO: CONTRUBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCENCIA NO AMBITO DA GEOGRAFIA ESCOLAR"
    "resumo" => "RESUMOO presente trabalho objetiva fazer uma análise da intervenção feita nas aulas de Geografia do 2° e 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, localizada na cidade de Campina Grande-PB, escola esta participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID, Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. A metodologia constou-se de uma pesquisa participativa de abordagem bibliográfica se de campo utilizando-se da corrente metodológica fenomenológica, através de intervenções didáticas nas aulas de Geografia. A partir das observações didáticas efetuadas pelos bolsistas em aula, foi possível perceber que os alunos não tinham um conhecimento aprofundado sobre a verdadeira importância que tem a Região Nordeste para o restante do país, pois em suas discursões e produções textuais relatam apenas informações adquiridas através dos meios midiáticos e do livro didático adotado pela escola. Na proposta curricular da disciplina de Geografia no Ensino Médio propõe-se trabalhar a Geografia do Brasil, porem ao levar esse conteúdo para sala de aula foi notório perceber o quanto os alunos trazem uma visão deturpada da Região Nordeste, visão esta ocasionada pelo pelas informações passadas nos meios midiáticos sensacionalistas. Portanto percebeu-se que os discentes não conheciam o quanto a sua Região tem para oferecer de bom. Essa pesquisa mostrará o quanto a Geografia contribui de forma positiva para a formação do discente do Ensino Médio como cidadão crítico que sabe se posicionar diante da sociedade conhecendo a Região em que está inserido em todos os seus aspectos de forma aprofundada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, REGIÃO NORDESTE, CONHECIMENTO APROFUNDADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_14_39_31_idinscrito_54_10bd9031a867e074ec81a1c7017c0e24.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA DA  SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "anna.paulinha.silva@gmail"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9761
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 632
    "inscrito_id" => 54
    "titulo" => "NORDESTE E SEMIÁRIDO: CONTRUBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCENCIA NO AMBITO DA GEOGRAFIA ESCOLAR"
    "resumo" => "RESUMOO presente trabalho objetiva fazer uma análise da intervenção feita nas aulas de Geografia do 2° e 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, localizada na cidade de Campina Grande-PB, escola esta participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID, Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. A metodologia constou-se de uma pesquisa participativa de abordagem bibliográfica se de campo utilizando-se da corrente metodológica fenomenológica, através de intervenções didáticas nas aulas de Geografia. A partir das observações didáticas efetuadas pelos bolsistas em aula, foi possível perceber que os alunos não tinham um conhecimento aprofundado sobre a verdadeira importância que tem a Região Nordeste para o restante do país, pois em suas discursões e produções textuais relatam apenas informações adquiridas através dos meios midiáticos e do livro didático adotado pela escola. Na proposta curricular da disciplina de Geografia no Ensino Médio propõe-se trabalhar a Geografia do Brasil, porem ao levar esse conteúdo para sala de aula foi notório perceber o quanto os alunos trazem uma visão deturpada da Região Nordeste, visão esta ocasionada pelo pelas informações passadas nos meios midiáticos sensacionalistas. Portanto percebeu-se que os discentes não conheciam o quanto a sua Região tem para oferecer de bom. Essa pesquisa mostrará o quanto a Geografia contribui de forma positiva para a formação do discente do Ensino Médio como cidadão crítico que sabe se posicionar diante da sociedade conhecendo a Região em que está inserido em todos os seus aspectos de forma aprofundada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, REGIÃO NORDESTE, CONHECIMENTO APROFUNDADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_14_39_31_idinscrito_54_10bd9031a867e074ec81a1c7017c0e24.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA DA  SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "anna.paulinha.silva@gmail"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

RESUMOO presente trabalho objetiva fazer uma análise da intervenção feita nas aulas de Geografia do 2° e 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, localizada na cidade de Campina Grande-PB, escola esta participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID, Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. A metodologia constou-se de uma pesquisa participativa de abordagem bibliográfica se de campo utilizando-se da corrente metodológica fenomenológica, através de intervenções didáticas nas aulas de Geografia. A partir das observações didáticas efetuadas pelos bolsistas em aula, foi possível perceber que os alunos não tinham um conhecimento aprofundado sobre a verdadeira importância que tem a Região Nordeste para o restante do país, pois em suas discursões e produções textuais relatam apenas informações adquiridas através dos meios midiáticos e do livro didático adotado pela escola. Na proposta curricular da disciplina de Geografia no Ensino Médio propõe-se trabalhar a Geografia do Brasil, porem ao levar esse conteúdo para sala de aula foi notório perceber o quanto os alunos trazem uma visão deturpada da Região Nordeste, visão esta ocasionada pelo pelas informações passadas nos meios midiáticos sensacionalistas. Portanto percebeu-se que os discentes não conheciam o quanto a sua Região tem para oferecer de bom. Essa pesquisa mostrará o quanto a Geografia contribui de forma positiva para a formação do discente do Ensino Médio como cidadão crítico que sabe se posicionar diante da sociedade conhecendo a Região em que está inserido em todos os seus aspectos de forma aprofundada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.