Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NUANÇAS DE OBSERVAÇÃO NAS AULAS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA DE UMA PIBIDIANA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97187
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3363
    "inscrito_id" => 3987
    "titulo" => "NUANÇAS DE OBSERVAÇÃO NAS AULAS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA DE UMA PIBIDIANA"
    "resumo" => "A sala de aula de história, possibilita múltiplos aprendizados, neste artigo apresento o relato de ação educativa realizada no primeiro bimestre do ano de 2023, no dia 15 de fevereiro e no mês de abril, nos dias 04, 11 e 19, em uma Escola Cidadã integral, a ECI Prefeito Williams De Souza Arruda, no município de Campina Grande - PB, no bairro Cuités, a partir de vivência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Estadual da Paraíba – PIBID FAPESQ, no qual faço parte. Nosso objetivo é refletir sobre a experiência de observação de sala de aula sendo realizada na turma de 2º série do Ensino médio, e a aula foi sendo ministrada na categoria de minicurso, foi organizada para as turmas de 1º, 2º e 3º série do Ensino Médio da escola em questão. Discuto neste trabalho, o significado e as nuances dessa prática educativa para a minha formação profissional como futura professora de História, em que esse processo de observação me possibilitou um olhar mais crítico e real da realidade escolar, contemplando todas as suas características e subjetividades presentes. Esta vivência me permitiu perceber que a relação entre teoria e prática nas aulas de história na escola é fundamental para a formação educacional na iniciação à docência. A metodologia faz parte de uma pesquisa documental que advém da análise dos diários de aulas, com base nas anotações realizadas. Além disso, será focalizado de forma breve a história e a importância do PIBID, para a formação de professores. Defendo que a experiência de observação e o ministrar de aulas durante a graduação em Licenciatura em História pelo PIBID, expande o conhecimento e a vivência presente em um ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3987_TB3363_19112023183158.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CLARA8SILVASANTOS@GMAIL.COM"
    "autor_email" => "clara8silvasantos@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97187
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3363
    "inscrito_id" => 3987
    "titulo" => "NUANÇAS DE OBSERVAÇÃO NAS AULAS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA DE UMA PIBIDIANA"
    "resumo" => "A sala de aula de história, possibilita múltiplos aprendizados, neste artigo apresento o relato de ação educativa realizada no primeiro bimestre do ano de 2023, no dia 15 de fevereiro e no mês de abril, nos dias 04, 11 e 19, em uma Escola Cidadã integral, a ECI Prefeito Williams De Souza Arruda, no município de Campina Grande - PB, no bairro Cuités, a partir de vivência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Estadual da Paraíba – PIBID FAPESQ, no qual faço parte. Nosso objetivo é refletir sobre a experiência de observação de sala de aula sendo realizada na turma de 2º série do Ensino médio, e a aula foi sendo ministrada na categoria de minicurso, foi organizada para as turmas de 1º, 2º e 3º série do Ensino Médio da escola em questão. Discuto neste trabalho, o significado e as nuances dessa prática educativa para a minha formação profissional como futura professora de História, em que esse processo de observação me possibilitou um olhar mais crítico e real da realidade escolar, contemplando todas as suas características e subjetividades presentes. Esta vivência me permitiu perceber que a relação entre teoria e prática nas aulas de história na escola é fundamental para a formação educacional na iniciação à docência. A metodologia faz parte de uma pesquisa documental que advém da análise dos diários de aulas, com base nas anotações realizadas. Além disso, será focalizado de forma breve a história e a importância do PIBID, para a formação de professores. Defendo que a experiência de observação e o ministrar de aulas durante a graduação em Licenciatura em História pelo PIBID, expande o conhecimento e a vivência presente em um ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3987_TB3363_19112023183158.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CLARA8SILVASANTOS@GMAIL.COM"
    "autor_email" => "clara8silvasantos@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A sala de aula de história, possibilita múltiplos aprendizados, neste artigo apresento o relato de ação educativa realizada no primeiro bimestre do ano de 2023, no dia 15 de fevereiro e no mês de abril, nos dias 04, 11 e 19, em uma Escola Cidadã integral, a ECI Prefeito Williams De Souza Arruda, no município de Campina Grande - PB, no bairro Cuités, a partir de vivência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Estadual da Paraíba – PIBID FAPESQ, no qual faço parte. Nosso objetivo é refletir sobre a experiência de observação de sala de aula sendo realizada na turma de 2º série do Ensino médio, e a aula foi sendo ministrada na categoria de minicurso, foi organizada para as turmas de 1º, 2º e 3º série do Ensino Médio da escola em questão. Discuto neste trabalho, o significado e as nuances dessa prática educativa para a minha formação profissional como futura professora de História, em que esse processo de observação me possibilitou um olhar mais crítico e real da realidade escolar, contemplando todas as suas características e subjetividades presentes. Esta vivência me permitiu perceber que a relação entre teoria e prática nas aulas de história na escola é fundamental para a formação educacional na iniciação à docência. A metodologia faz parte de uma pesquisa documental que advém da análise dos diários de aulas, com base nas anotações realizadas. Além disso, será focalizado de forma breve a história e a importância do PIBID, para a formação de professores. Defendo que a experiência de observação e o ministrar de aulas durante a graduação em Licenciatura em História pelo PIBID, expande o conhecimento e a vivência presente em um ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.