EXPLORANDO O LABORATÓRIO VIRTUAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS COM O AUXÍLIO DE MODELOS CONCRETOS E AMBIENTES COMPUTACIONAIS
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9702 "edicao_id" => 26 "trabalho_id" => 190 "inscrito_id" => 455 "titulo" => "EXPLORANDO O LABORATÓRIO VIRTUAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS COM O AUXÍLIO DE MODELOS CONCRETOS E AMBIENTES COMPUTACIONAIS" "resumo" => "Esse trabalho faz parte das atividades desenvolvidas em Ambiente Computacional no Laboratório Virtual de Ensino de Ciências Exatas da UEPB, Campus Monteiro, que envolvem as disciplinas de Física e Matemática. A utilização dos recursos didáticos como softwares e modelos concretos no ensino da Física e da Matemática está, cada vez mais, ocupando uma posição de destaque nas instituições de ensino superior a fim de evidenciar as contribuições da visualização para o ensino. Dessa forma esta pesquisa tem como principais objetivos explorar as interações entre os diferentes tipos de registros de representação com auxílio dos ambientes computacionais Maple, Geogebra, Modellus e Labfit; e softwares de captura de movimento Tracker e Camspace além dos modelos concretos. Utilizaremos como referencial teórico duas teorias da didática francesa: Teoria da Instrumentação e a noção de Registros de Representações Semióticas, propostas por Rabardel (1995) e Duval (2003), respectivamente." "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)" "palavra_chave" => "LABORATÓRIO VIRTUAL DE ENSINO, TEORIA DA INSTRUMENTAÇÃO, REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_14_43_08_idinscrito_455_0b5c536079bb24d1ff952d00bf4183dc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO CÉSAR FONSECA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RODRIGO FONSECA" "autor_email" => "rodrigo.fonseca@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM" "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014" "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg" "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9702 "edicao_id" => 26 "trabalho_id" => 190 "inscrito_id" => 455 "titulo" => "EXPLORANDO O LABORATÓRIO VIRTUAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS COM O AUXÍLIO DE MODELOS CONCRETOS E AMBIENTES COMPUTACIONAIS" "resumo" => "Esse trabalho faz parte das atividades desenvolvidas em Ambiente Computacional no Laboratório Virtual de Ensino de Ciências Exatas da UEPB, Campus Monteiro, que envolvem as disciplinas de Física e Matemática. A utilização dos recursos didáticos como softwares e modelos concretos no ensino da Física e da Matemática está, cada vez mais, ocupando uma posição de destaque nas instituições de ensino superior a fim de evidenciar as contribuições da visualização para o ensino. Dessa forma esta pesquisa tem como principais objetivos explorar as interações entre os diferentes tipos de registros de representação com auxílio dos ambientes computacionais Maple, Geogebra, Modellus e Labfit; e softwares de captura de movimento Tracker e Camspace além dos modelos concretos. Utilizaremos como referencial teórico duas teorias da didática francesa: Teoria da Instrumentação e a noção de Registros de Representações Semióticas, propostas por Rabardel (1995) e Duval (2003), respectivamente." "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM)" "palavra_chave" => "LABORATÓRIO VIRTUAL DE ENSINO, TEORIA DA INSTRUMENTAÇÃO, REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_14_43_08_idinscrito_455_0b5c536079bb24d1ff952d00bf4183dc.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO CÉSAR FONSECA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RODRIGO FONSECA" "autor_email" => "rodrigo.fonseca@hotmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM" "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014" "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg" "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }