Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A (IN)VISIBILIDADE DE UM PÉ DESCALÇO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96796
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2845
    "inscrito_id" => 8598
    "titulo" => "A (IN)VISIBILIDADE DE UM PÉ DESCALÇO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "resumo" => "Na rotina de uma sala de aula vários questionamentos são levantados pelos alunos constantemente. Alguns questionamentos, nós professores, conseguimos responder prontamente, outros, precisam de maiores reflexões. Como as indagações realizadas por alunos sobre o porquê de um aluno com deficiências múltiplas, que usa cadeira de rodas, não usar sapatos. A percepção de um pé descalço foi o disparador para a construção de um projeto junto a duas salas de aula de uma escola pública com alunos com e sem deficiência. Isto posto, este trabalho tem como objetivo relatar essa experiência que teve como ancoragem os pressupostos da teoria histórico-culturais de Vigotski. Na construção do projeto, foram pensadas ações que pudessem oportunizar o sentimento de inclusão e aproximar os alunos sem deficiência aos alunos com deficiência, demonstrando suas habilidades e possibilidades. Assim foram realizadas uma entrevista dos alunos com a mãe do aluno com deficiência múltipla, assim como, produção de sapatos com a técnica de “paper squish”, atividade de escrita sobre possibilidade de sapatos para o aluno e por fim, a publicação de um livro infantil “Por que o Renato não usa sapato?” que destaca o papel coletivo na ressignificação de práticas culturais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65941b0deb925_02012024111749.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2024-01-02 11:17:49"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA CASSIA DE OLIVEIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA"
    "autor_email" => "acobid@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96796
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2845
    "inscrito_id" => 8598
    "titulo" => "A (IN)VISIBILIDADE DE UM PÉ DESCALÇO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "resumo" => "Na rotina de uma sala de aula vários questionamentos são levantados pelos alunos constantemente. Alguns questionamentos, nós professores, conseguimos responder prontamente, outros, precisam de maiores reflexões. Como as indagações realizadas por alunos sobre o porquê de um aluno com deficiências múltiplas, que usa cadeira de rodas, não usar sapatos. A percepção de um pé descalço foi o disparador para a construção de um projeto junto a duas salas de aula de uma escola pública com alunos com e sem deficiência. Isto posto, este trabalho tem como objetivo relatar essa experiência que teve como ancoragem os pressupostos da teoria histórico-culturais de Vigotski. Na construção do projeto, foram pensadas ações que pudessem oportunizar o sentimento de inclusão e aproximar os alunos sem deficiência aos alunos com deficiência, demonstrando suas habilidades e possibilidades. Assim foram realizadas uma entrevista dos alunos com a mãe do aluno com deficiência múltipla, assim como, produção de sapatos com a técnica de “paper squish”, atividade de escrita sobre possibilidade de sapatos para o aluno e por fim, a publicação de um livro infantil “Por que o Renato não usa sapato?” que destaca o papel coletivo na ressignificação de práticas culturais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65941b0deb925_02012024111749.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2024-01-02 11:17:49"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA CASSIA DE OLIVEIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA"
    "autor_email" => "acobid@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Na rotina de uma sala de aula vários questionamentos são levantados pelos alunos constantemente. Alguns questionamentos, nós professores, conseguimos responder prontamente, outros, precisam de maiores reflexões. Como as indagações realizadas por alunos sobre o porquê de um aluno com deficiências múltiplas, que usa cadeira de rodas, não usar sapatos. A percepção de um pé descalço foi o disparador para a construção de um projeto junto a duas salas de aula de uma escola pública com alunos com e sem deficiência. Isto posto, este trabalho tem como objetivo relatar essa experiência que teve como ancoragem os pressupostos da teoria histórico-culturais de Vigotski. Na construção do projeto, foram pensadas ações que pudessem oportunizar o sentimento de inclusão e aproximar os alunos sem deficiência aos alunos com deficiência, demonstrando suas habilidades e possibilidades. Assim foram realizadas uma entrevista dos alunos com a mãe do aluno com deficiência múltipla, assim como, produção de sapatos com a técnica de “paper squish”, atividade de escrita sobre possibilidade de sapatos para o aluno e por fim, a publicação de um livro infantil “Por que o Renato não usa sapato?” que destaca o papel coletivo na ressignificação de práticas culturais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.