O presente trabalho tem como objetivo retratar um trabalho colaborativo entre uma professora de Matemática e uma pedagoga, a partir de ações voltadas aos conteúdos matemáticos desenvolvidos em uma turma de 5º ano do ensino fundamental. A intenção dessa atuação faz parte de um projeto desenvolvido com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL) envolvidas no Observatório da Educação – OBEDUC. Com isso, pretende-se perceber quais influências o professor de Matemática pode trazer, atuando com esse pedagogo nos planejamentos e durante as aulas de Matemática. O objetivo dessa parceria entre esses profissionais no projeto é estreitar a ação entre as práticas de ensino, melhorando a aprendizagem dos alunos dessa turma e movimentando ações concretas nas escolas participantes. Para tanto, o trabalho está apoiado nos estudos de Ibiapina (2008) que discute sobre a pesquisa colaborativa como forma de possibilitar aos professores a reflexão e a reconstrução de conceitos e práticas no processo educativo.