Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENCONTRANDO O EQUILÍBRIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96323
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2189
    "inscrito_id" => 8340
    "titulo" => "ENCONTRANDO O EQUILÍBRIO"
    "resumo" => "A pandemia apesar de ter acabado fez fervilhar nas pessoas desgastes mentais que desencadeou distúrbios como depressão e ansiedade, no ano passado presenciamos inúmeras, sobretudo dos jovens do Ensino Médio, ausências nas aulas para chorar. Portanto, a prática do falar e meditar possibilita o desabafo dos seus problemas e ajuda a relaxar em momentos de crise. No entanto, é bem comum que jovens não consigam expressar suas emoções por meio de palavras, nem consigam equilibrar o que sentem e transformar o pensamento negativo em positivo. Também é perceptível que alguns deles não se preocupem com o bem-estar do outro, fazendo comentários ofensivos e denegrindo a imagem do outro. O medo constante de ser rejeitado perpassa o imaginário do jovem e provocam ações traumáticas, sejam elas mais evidentes, como o caso do recém adolescente que matou a professora a facadas ou mais sutis como as crises de ansiedade ou depressão. Assim, o presente texto tem como objetivo principal discutir a importância de políticas públicas que olhem com atenção as crianças e jovens no meio escolar, afim de promover consultas periódicas de atendimento psicológico nas escolas e práticas meditativas que o ajudem a manter o equilíbrio. Para tanto, utilizaremos: O livro Completo da Meditação – Equilibrando corpo, mente e equilíbrio de OSHO. Participaram desta pesquisa 43 jovens do 1º ano do Ensino Médio. Utilizamos como instrumento metodológico a observação in loco. Observamos a culpa por não ser a pessoa ideal para a mãe, dificuldade de realizar práticas meditativas pelo medo da aprovação do outro e os problemas que enfrentam em se autoavaliar positivamente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8340_TB2189_12082023195144.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA MARIA DORNELAS DE SOUZA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA MARIA D"
    "autor_email" => "jessica.mdmarques18@profe"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96323
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2189
    "inscrito_id" => 8340
    "titulo" => "ENCONTRANDO O EQUILÍBRIO"
    "resumo" => "A pandemia apesar de ter acabado fez fervilhar nas pessoas desgastes mentais que desencadeou distúrbios como depressão e ansiedade, no ano passado presenciamos inúmeras, sobretudo dos jovens do Ensino Médio, ausências nas aulas para chorar. Portanto, a prática do falar e meditar possibilita o desabafo dos seus problemas e ajuda a relaxar em momentos de crise. No entanto, é bem comum que jovens não consigam expressar suas emoções por meio de palavras, nem consigam equilibrar o que sentem e transformar o pensamento negativo em positivo. Também é perceptível que alguns deles não se preocupem com o bem-estar do outro, fazendo comentários ofensivos e denegrindo a imagem do outro. O medo constante de ser rejeitado perpassa o imaginário do jovem e provocam ações traumáticas, sejam elas mais evidentes, como o caso do recém adolescente que matou a professora a facadas ou mais sutis como as crises de ansiedade ou depressão. Assim, o presente texto tem como objetivo principal discutir a importância de políticas públicas que olhem com atenção as crianças e jovens no meio escolar, afim de promover consultas periódicas de atendimento psicológico nas escolas e práticas meditativas que o ajudem a manter o equilíbrio. Para tanto, utilizaremos: O livro Completo da Meditação – Equilibrando corpo, mente e equilíbrio de OSHO. Participaram desta pesquisa 43 jovens do 1º ano do Ensino Médio. Utilizamos como instrumento metodológico a observação in loco. Observamos a culpa por não ser a pessoa ideal para a mãe, dificuldade de realizar práticas meditativas pelo medo da aprovação do outro e os problemas que enfrentam em se autoavaliar positivamente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8340_TB2189_12082023195144.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA MARIA DORNELAS DE SOUZA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA MARIA D"
    "autor_email" => "jessica.mdmarques18@profe"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A pandemia apesar de ter acabado fez fervilhar nas pessoas desgastes mentais que desencadeou distúrbios como depressão e ansiedade, no ano passado presenciamos inúmeras, sobretudo dos jovens do Ensino Médio, ausências nas aulas para chorar. Portanto, a prática do falar e meditar possibilita o desabafo dos seus problemas e ajuda a relaxar em momentos de crise. No entanto, é bem comum que jovens não consigam expressar suas emoções por meio de palavras, nem consigam equilibrar o que sentem e transformar o pensamento negativo em positivo. Também é perceptível que alguns deles não se preocupem com o bem-estar do outro, fazendo comentários ofensivos e denegrindo a imagem do outro. O medo constante de ser rejeitado perpassa o imaginário do jovem e provocam ações traumáticas, sejam elas mais evidentes, como o caso do recém adolescente que matou a professora a facadas ou mais sutis como as crises de ansiedade ou depressão. Assim, o presente texto tem como objetivo principal discutir a importância de políticas públicas que olhem com atenção as crianças e jovens no meio escolar, afim de promover consultas periódicas de atendimento psicológico nas escolas e práticas meditativas que o ajudem a manter o equilíbrio. Para tanto, utilizaremos: O livro Completo da Meditação – Equilibrando corpo, mente e equilíbrio de OSHO. Participaram desta pesquisa 43 jovens do 1º ano do Ensino Médio. Utilizamos como instrumento metodológico a observação in loco. Observamos a culpa por não ser a pessoa ideal para a mãe, dificuldade de realizar práticas meditativas pelo medo da aprovação do outro e os problemas que enfrentam em se autoavaliar positivamente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.