Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

A PRÁTICA DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Relato de Experiência(RE) Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9599
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 34
    "inscrito_id" => 447
    "titulo" => "A PRÁTICA DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO"
    "resumo" => "Este trabalho descreve algumas experiências vivenciadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), na área de Matemática, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Também apresentamos reflexões que surgiram durante nossa caminhada no referido projeto. Utilizando como principal referencial teórico a Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau, foram elaboradas sequências de ensino que rompiam com o contrato didático tradicional e proporcionavam uma participação mais ativa dos discentes na construção do conhecimento matemático. Consequentemente, lançamos um novo olhar sobre a sala de aula, e inquietações sobre o que significa aprender e ensinar Matemática, como lidar com o cotidiano da sala de aula e qual o papel de um professor de Matemática no atual contexto social emergiram e desencadearam um processo de reflexão. Ao compartilhar tais reflexões, esperamos contribuir com o debate acerca da formação inicial de professores que ensinam matemática na escola básica."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_13_10_2014_13_30_55_idinscrito_447_bc1289edccdf7bdc5b1566af85acf783.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIANE ALVES DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIANE"
    "autor_email" => "aninhaalmeida198@hotmail."
    "autor_ies" => "IFPE- CAMPUS PESQUEIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9599
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 34
    "inscrito_id" => 447
    "titulo" => "A PRÁTICA DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO"
    "resumo" => "Este trabalho descreve algumas experiências vivenciadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), na área de Matemática, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Também apresentamos reflexões que surgiram durante nossa caminhada no referido projeto. Utilizando como principal referencial teórico a Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau, foram elaboradas sequências de ensino que rompiam com o contrato didático tradicional e proporcionavam uma participação mais ativa dos discentes na construção do conhecimento matemático. Consequentemente, lançamos um novo olhar sobre a sala de aula, e inquietações sobre o que significa aprender e ensinar Matemática, como lidar com o cotidiano da sala de aula e qual o papel de um professor de Matemática no atual contexto social emergiram e desencadearam um processo de reflexão. Ao compartilhar tais reflexões, esperamos contribuir com o debate acerca da formação inicial de professores que ensinam matemática na escola básica."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_13_10_2014_13_30_55_idinscrito_447_bc1289edccdf7bdc5b1566af85acf783.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIANE ALVES DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIANE"
    "autor_email" => "aninhaalmeida198@hotmail."
    "autor_ies" => "IFPE- CAMPUS PESQUEIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

Este trabalho descreve algumas experiências vivenciadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), na área de Matemática, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Também apresentamos reflexões que surgiram durante nossa caminhada no referido projeto. Utilizando como principal referencial teórico a Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau, foram elaboradas sequências de ensino que rompiam com o contrato didático tradicional e proporcionavam uma participação mais ativa dos discentes na construção do conhecimento matemático. Consequentemente, lançamos um novo olhar sobre a sala de aula, e inquietações sobre o que significa aprender e ensinar Matemática, como lidar com o cotidiano da sala de aula e qual o papel de um professor de Matemática no atual contexto social emergiram e desencadearam um processo de reflexão. Ao compartilhar tais reflexões, esperamos contribuir com o debate acerca da formação inicial de professores que ensinam matemática na escola básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.