Este relato traz algumas propostas didáticas que ocorreram no âmbito de um projeto desenvolvido por uma professora de Matemática da Educação Básica para suas aulas, objetivando auxiliar o entendimento dos alunos no estudo de Semelhança de Triângulos, buscando gerar discussões sobre o assunto e ampliar seus conhecimentos em algumas aplicações práticas. As intervenções discutidas aqui foram realizadas com 21 alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede Estadual de ensino, de Itatuba - Paraíba. O projeto foi elaborado levando-se em consideração um cronograma constituído por quatro etapas. No primeiro momento, realizamos aulas sobre Semelhança de figuras, em seguida definimos Semelhança de Triângulos; No segundo momento, tratamos de mostrar uma aplicação de Semelhança de Triângulos no desenvolvimento do Teorema de Tales; No terceiro momento realizamos aulas sobre os casos de Semelhança de Triângulo no Geogebra e com material concreto. Por fim, no quarto e último momento foram realizadas aplicações deste conteúdo em determinadas situações práticas.