Este relato descreve uma experiência de utilização do software GeoGebra como mediador da aprendizagem em uma turma do 3º ano do Ensino Médio explorando a visualização e a investigação matemática no ensino de secções cônicas. Para tanto, teve como objetivos específicos: expor as secções cônicas aos alunos utilizando o ensino direto de forma dialogada e expositiva; validar conceitos geométricos em superfícies cônicas por meio do software GeoGebra; desenvolver uma sequência de atividades de investigações matemáticas mediadas pelo software GeoGebra; explorar o software GeoGebra no estudo das secções cônicas; mostrar, através da geometria dinâmica e com o auxílio do software GeoGebra, a formação das cônicas por meio de sua definição. Para operacionalizar os objetivos da pesquisa, utilizamos alguns instrumentos para coletar dados qualitativos. Neste sentido, realizamos atividades de investigação matemática, utilizando o software GeoGebra numa turma do 3º ano do Ensino Médio, composta de 30 alunos, em uma escola da rede estadual de ensino localizada na cidade de Itatuba no Estado da Paraíba