Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA: FUNDAMENTOS E CONTRIBUIÇÕES NO EXERCÍCIO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95158
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 681
    "inscrito_id" => 9211
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: FUNDAMENTOS E CONTRIBUIÇÕES NO EXERCÍCIO DOCENTE"
    "resumo" => "A formação continuada de professores é considerada uma das principais responsáveis por promover reflexões e modificações na prática docente, tendo em vista, que a construção do ser professor se inicia na formação inicial, mas é contínua, e se dá até o último dia deste em sala-de-aula. É a partir do processo de formação continuada que o docente estuda, planeja e realiza ações que incidem diretamente no seu exercício profissional, promovendo seu desenvolvimento e suprindo lacunas de antigas e novas demandas da profissão, sendo crucial no bom andamento das relações Professor-Aluno e Professor-Instituições de ensino. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências e contribuições de ações formativas no desenvolvimento profissional de docentes que atuam no ensino básico, em diversos componentes curriculares, relatadas em periódicos científicos. A partir das análises, foi possível observar que a troca de saberes experienciais entre docentes atua como um mecanismo importantíssimo de formação, pois permitem reflexões e reavaliações de suas práticas. Também foi perceptível a importância dessas ações formativas no percurso de desenvolvimento profissional dos professores, facilitando a aquisição de novos conhecimentos aplicáveis em sala-de-aula ou auxiliando-os na apropriação de conceitos importantes na construção da identidade docente, incidindo diretamente no processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais efetivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581c93eafa96_19122023134758.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => "2023-12-19 13:47:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA KAROLLINY DO LIVRAMENTO MELO"
    "autor_nome_curto" => "Ana Melo"
    "autor_email" => "ana.karollinymelo@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95158
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 681
    "inscrito_id" => 9211
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: FUNDAMENTOS E CONTRIBUIÇÕES NO EXERCÍCIO DOCENTE"
    "resumo" => "A formação continuada de professores é considerada uma das principais responsáveis por promover reflexões e modificações na prática docente, tendo em vista, que a construção do ser professor se inicia na formação inicial, mas é contínua, e se dá até o último dia deste em sala-de-aula. É a partir do processo de formação continuada que o docente estuda, planeja e realiza ações que incidem diretamente no seu exercício profissional, promovendo seu desenvolvimento e suprindo lacunas de antigas e novas demandas da profissão, sendo crucial no bom andamento das relações Professor-Aluno e Professor-Instituições de ensino. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências e contribuições de ações formativas no desenvolvimento profissional de docentes que atuam no ensino básico, em diversos componentes curriculares, relatadas em periódicos científicos. A partir das análises, foi possível observar que a troca de saberes experienciais entre docentes atua como um mecanismo importantíssimo de formação, pois permitem reflexões e reavaliações de suas práticas. Também foi perceptível a importância dessas ações formativas no percurso de desenvolvimento profissional dos professores, facilitando a aquisição de novos conhecimentos aplicáveis em sala-de-aula ou auxiliando-os na apropriação de conceitos importantes na construção da identidade docente, incidindo diretamente no processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais efetivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581c93eafa96_19122023134758.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => "2023-12-19 13:47:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA KAROLLINY DO LIVRAMENTO MELO"
    "autor_nome_curto" => "Ana Melo"
    "autor_email" => "ana.karollinymelo@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A formação continuada de professores é considerada uma das principais responsáveis por promover reflexões e modificações na prática docente, tendo em vista, que a construção do ser professor se inicia na formação inicial, mas é contínua, e se dá até o último dia deste em sala-de-aula. É a partir do processo de formação continuada que o docente estuda, planeja e realiza ações que incidem diretamente no seu exercício profissional, promovendo seu desenvolvimento e suprindo lacunas de antigas e novas demandas da profissão, sendo crucial no bom andamento das relações Professor-Aluno e Professor-Instituições de ensino. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências e contribuições de ações formativas no desenvolvimento profissional de docentes que atuam no ensino básico, em diversos componentes curriculares, relatadas em periódicos científicos. A partir das análises, foi possível observar que a troca de saberes experienciais entre docentes atua como um mecanismo importantíssimo de formação, pois permitem reflexões e reavaliações de suas práticas. Também foi perceptível a importância dessas ações formativas no percurso de desenvolvimento profissional dos professores, facilitando a aquisição de novos conhecimentos aplicáveis em sala-de-aula ou auxiliando-os na apropriação de conceitos importantes na construção da identidade docente, incidindo diretamente no processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais efetivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.