Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

UMA PROPOSTA DIDÁTICA: FORMAÇÃO DOCENTE E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM EJA.

Palavra-chaves: ENSINO DO EJA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ANÁLISE FUNCIONAL Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Questões sobre o ensino dos estudos linguísticos precisam ser colocadas em foco, tendo como justificativa evitar a prática pedagógica e reducionista do estudo da palavra e da frase de forma descontextualizada, já que o ensino de gramática deve estar pautado dentro de uma perspectiva sociointeracionista, conforme recomendam os PCN, os OCEM e estudiosos linguísticas. Esses opondom-se ao ensino dedutivo, ou seja, o ensino de gramática normativa, descontextualizado, de frases isoladas, desvinculadas do sentido do texto, desconsiderando os seus usos reais tornando-se desfavoráveis à aprendizagem do educando. Assim, o objetivo é contribuir para que tenhamos uma progressão no aprendizado do estudante, tais como: um ensino reflexivo voltado à cidadania, a formação de estudantes capazes de serem estudantes críticos, mesmo que em faixa etárias diferentes como é possível verificar nas turmas de EJA, mas que seja este um ensino de qualidade, desenvolvido pelos docentes, embasados em estudos teóricos. Diante disso, analisar e observar as práticas pedagógicas e metodológicas de uma docente em sala de aula, em específico no ensino na Educação de Jovem e Adulto(EJA), para propor propostas didáticas, sugerindo uma ação, dotada no uso da língua, sendo este um suporte capaz de proporcionar um melhor condicionamento do trabalho com língua materna, favorecendo uma ensino reflexivo e interacionista. Portanto, tentaremos observar o desenvolvimento do aluno e suas competências de leitura e escrita, consistida no uso real da língua em seu uso efetivo, utilizando de embasamentos teóricos voltados às correntes linguísticas funcionalistas e nos documentos oficiais: NEVES(2001),TRAVAGLIA(2004), ANTUNES(2004) entre outros, tendo em vista mostrar a finalidade do papel do educador no âmbito escolar.

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