PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO DE SURDOS: (DES)CAMINHOS POSSÍVES
"2022-10-21 14:14:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92042 "edicao_id" => 298 "trabalho_id" => 80 "inscrito_id" => 439 "titulo" => "PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO DE SURDOS: (DES)CAMINHOS POSSÍVES" "resumo" => "Este trabalho busca discutir a elaboração de material didático dentro de uma perspectiva da educação linguística para o público surdo. Operamos dentro de uma perspectiva dialógica da linguagem (MAINGUENEAU, 2009), que busca compreender as condições de produção de enunciados e as redes de sentidos mobilizadas por elas. Optamos como caminho metodológico um olhar para dois polos conceituais do entendimento de surdez. Esses são os dois caminhos mais evidentes de significar o surdo e, por conseguinte, a surdez. Verificamos, então, dentro dessa trajetória temporal é possível estabelecer um paralelo com um espectro que em um extremo está o surdo definido pela sua deficiência, aquele que não pode ouvir e nada mais pode ser dito dele. No outro extremo está o surdo que é visto por suas múltiplas identidades e que a surdez é um dos elementos que o constitui." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 26 - Língua Espanhola, Literaturas e Linguagens" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID439_TB80_05092022141703.pdf" "created_at" => "2023-02-07 10:01:45" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRE LIMA CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "André" "autor_email" => "andrelcordeiro@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-cultura-escolar-em-tempos-de-pandemia" "edicao_nome" => "Cultura Escolar em Tempos de Pandemia" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook02" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63e14d5e6c273_06022023155630.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-10-21 14:14:08" "publicacao_id" => 87 "publicacao_nome" => "E-book CONBRALE" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-48-1" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 92042 "edicao_id" => 298 "trabalho_id" => 80 "inscrito_id" => 439 "titulo" => "PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO DE SURDOS: (DES)CAMINHOS POSSÍVES" "resumo" => "Este trabalho busca discutir a elaboração de material didático dentro de uma perspectiva da educação linguística para o público surdo. Operamos dentro de uma perspectiva dialógica da linguagem (MAINGUENEAU, 2009), que busca compreender as condições de produção de enunciados e as redes de sentidos mobilizadas por elas. Optamos como caminho metodológico um olhar para dois polos conceituais do entendimento de surdez. Esses são os dois caminhos mais evidentes de significar o surdo e, por conseguinte, a surdez. Verificamos, então, dentro dessa trajetória temporal é possível estabelecer um paralelo com um espectro que em um extremo está o surdo definido pela sua deficiência, aquele que não pode ouvir e nada mais pode ser dito dele. No outro extremo está o surdo que é visto por suas múltiplas identidades e que a surdez é um dos elementos que o constitui." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 26 - Língua Espanhola, Literaturas e Linguagens" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID439_TB80_05092022141703.pdf" "created_at" => "2023-02-07 10:01:45" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRE LIMA CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "André" "autor_email" => "andrelcordeiro@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-cultura-escolar-em-tempos-de-pandemia" "edicao_nome" => "Cultura Escolar em Tempos de Pandemia" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook02" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63e14d5e6c273_06022023155630.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-10-21 14:14:08" "publicacao_id" => 87 "publicacao_nome" => "E-book CONBRALE" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-48-1" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 298 "publicacao_id" => 87 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-cultura-escolar-em-tempos-de-pandemia" "nome" => "Cultura Escolar em Tempos de Pandemia" "nome_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "descricao" => """ O ebook que aqui trazemos resulta de pesquisas, parte importante da formação docente, para o desenvolvimento do conhecimento acadêmico no campo da Alfabetização, Linguagens e Letramentos na intenção de problematizar o cotidiano educacional em tempos de pandemia. A coletânea traz reflexões e ações docentes elaboradas por pesquisadores e pesquisadoras debruçados(as) sob a perspectiva alfabetizadora em processos de ensino e aprendizagem das linguagens e seus letramentos em período de pandemia de COVID19. Os textos permitem inquietações e achados científicos que transitam nas diversas formas de expressar, fazer e ser linguagem, dentro e fora da escola. <br />\r\n <br />\r\n Os escritos reunidos fundamentam-se em pensadores que preconizam teorias críticas da educação, reflexões que no decorrer da pandemia, entrelaçaram teorias e práticas primordialmente na perspectiva do fazer acadêmico e docente, que exigiu educar pela pesquisa, para a investigação, em busca dos fatores educativos que garantissem sentidos e significados para o ensino/aprendizagem frente aos desafios do afastamento social imposto ao cenário educativo, bem como, diante dos dilemas e singularidades próprios do processo de aquisição da Alfabetização, Linguagens e Letramentos.<br />\r\n <br />\r\n Entrelaçamos pesquisa à educação de crianças, jovens, adultos, idosos e formação docente no CONBRALE. O Congresso reuniu docentes e estudiosos a fim de ampliar e contribuir com o debate acadêmico orientado pela busca de alternativas educacionais capazes de oferecer trilhas para abordagens metodológicas, filosóficas e epistemológicas no período letivo em pauta e suas repercussões na cultura escolar. <br />\r\n Esta socialização acadêmica demonstra resultados de pesquisas, sobre estratégias pedagógicas através do ensino emergencialmente remoto, com o uso de ferramentas tecnológicas digitais, que decorrem do quadro de utilização destas para mediar o ensino/aprendizagem durante o período de pandemia da COVID19. No momento de pandemia pelo qual passamos, a Educação Básica e Superior e o Ensino Infantil, tiveram que se recriar também no âmbito de poéticas, de subjetivações e de diversas linguagens e expressões que foram motivadoras de aprendizagens e descobertas que permitiram expandir o universo de sentidos e significados capazes de vivificar as práticas escolares e não escolares, possibilitando formas múltiplas de comunicação e ciência.<br />\r\n <br />\r\n Interessa-nos destacar a função social e política da Alfabetização, das Linguagens e Letramentos na vivência cultural e a importância de mantermos nossos vínculos com a dialogicidade, na prática de poetizar a vida e a escola, recitando e criando com arte, contando histórias, realçando fazeres e saberes tradicionais e contemporâneos, revisitando a História como modo de poder projetar pela palavra, pela arte e pela linguagem uma cultura escolar rica e diversificada. <br />\r\n Pensar a Alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos passa, indispensavelmente, por realizar a aventura de (re)descobrir o mundo e a ele responder de forma criativa e instigadora, por múltiplas linguagens. <br />\r\n <br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n Edite Colares oliveira Marques<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco """ "pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook02" "logo" => null "capa" => "63e14d5e6c273_06022023155630.png" "timbrado" => "6352d360700ee_21102022141408.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-11-24" "final_evento" => "2022-11-26" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-10-21 14:14:08" "updated_at" => "2023-02-10 08:42:22" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 298 "publicacao_id" => 87 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-cultura-escolar-em-tempos-de-pandemia" "nome" => "Cultura Escolar em Tempos de Pandemia" "nome_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "descricao" => """ O ebook que aqui trazemos resulta de pesquisas, parte importante da formação docente, para o desenvolvimento do conhecimento acadêmico no campo da Alfabetização, Linguagens e Letramentos na intenção de problematizar o cotidiano educacional em tempos de pandemia. A coletânea traz reflexões e ações docentes elaboradas por pesquisadores e pesquisadoras debruçados(as) sob a perspectiva alfabetizadora em processos de ensino e aprendizagem das linguagens e seus letramentos em período de pandemia de COVID19. Os textos permitem inquietações e achados científicos que transitam nas diversas formas de expressar, fazer e ser linguagem, dentro e fora da escola. <br />\r\n <br />\r\n Os escritos reunidos fundamentam-se em pensadores que preconizam teorias críticas da educação, reflexões que no decorrer da pandemia, entrelaçaram teorias e práticas primordialmente na perspectiva do fazer acadêmico e docente, que exigiu educar pela pesquisa, para a investigação, em busca dos fatores educativos que garantissem sentidos e significados para o ensino/aprendizagem frente aos desafios do afastamento social imposto ao cenário educativo, bem como, diante dos dilemas e singularidades próprios do processo de aquisição da Alfabetização, Linguagens e Letramentos.<br />\r\n <br />\r\n Entrelaçamos pesquisa à educação de crianças, jovens, adultos, idosos e formação docente no CONBRALE. O Congresso reuniu docentes e estudiosos a fim de ampliar e contribuir com o debate acadêmico orientado pela busca de alternativas educacionais capazes de oferecer trilhas para abordagens metodológicas, filosóficas e epistemológicas no período letivo em pauta e suas repercussões na cultura escolar. <br />\r\n Esta socialização acadêmica demonstra resultados de pesquisas, sobre estratégias pedagógicas através do ensino emergencialmente remoto, com o uso de ferramentas tecnológicas digitais, que decorrem do quadro de utilização destas para mediar o ensino/aprendizagem durante o período de pandemia da COVID19. No momento de pandemia pelo qual passamos, a Educação Básica e Superior e o Ensino Infantil, tiveram que se recriar também no âmbito de poéticas, de subjetivações e de diversas linguagens e expressões que foram motivadoras de aprendizagens e descobertas que permitiram expandir o universo de sentidos e significados capazes de vivificar as práticas escolares e não escolares, possibilitando formas múltiplas de comunicação e ciência.<br />\r\n <br />\r\n Interessa-nos destacar a função social e política da Alfabetização, das Linguagens e Letramentos na vivência cultural e a importância de mantermos nossos vínculos com a dialogicidade, na prática de poetizar a vida e a escola, recitando e criando com arte, contando histórias, realçando fazeres e saberes tradicionais e contemporâneos, revisitando a História como modo de poder projetar pela palavra, pela arte e pela linguagem uma cultura escolar rica e diversificada. <br />\r\n Pensar a Alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos passa, indispensavelmente, por realizar a aventura de (re)descobrir o mundo e a ele responder de forma criativa e instigadora, por múltiplas linguagens. <br />\r\n <br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n Edite Colares oliveira Marques<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco """ "pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook02" "logo" => null "capa" => "63e14d5e6c273_06022023155630.png" "timbrado" => "6352d360700ee_21102022141408.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-11-24" "final_evento" => "2022-11-26" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-10-21 14:14:08" "updated_at" => "2023-02-10 08:42:22" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 189 "edicao_id" => 298 "codigo" => "978-65-86901-91-7" "capa" => "63e14d5e722cf_06022023155630.png" "titulo" => "Cultura Escolar em Tempos de Pandemia" "prefacio" => """ O ebook que aqui trazemos resulta de pesquisas, parte importante da formação docente, para o desenvolvimento do conhecimento acadêmico no campo da Alfabetização, Linguagens e Letramentos na intenção de problematizar o cotidiano educacional em tempos de pandemia. A coletânea traz reflexões e ações docentes elaboradas por pesquisadores e pesquisadoras debruçados(as) sob a perspectiva alfabetizadora em processos de ensino e aprendizagem das linguagens e seus letramentos em período de pandemia de COVID19. Os textos permitem inquietações e achados científicos que transitam nas diversas formas de expressar, fazer e ser linguagem, dentro e fora da escola. <br />\r\n <br />\r\n Os escritos reunidos fundamentam-se em pensadores que preconizam teorias críticas da educação, reflexões que no decorrer da pandemia, entrelaçaram teorias e práticas primordialmente na perspectiva do fazer acadêmico e docente, que exigiu educar pela pesquisa, para a investigação, em busca dos fatores educativos que garantissem sentidos e significados para o ensino/aprendizagem frente aos desafios do afastamento social imposto ao cenário educativo, bem como, diante dos dilemas e singularidades próprios do processo de aquisição da Alfabetização, Linguagens e Letramentos.<br />\r\n <br />\r\n Entrelaçamos pesquisa à educação de crianças, jovens, adultos, idosos e formação docente no CONBRALE. O Congresso reuniu docentes e estudiosos a fim de ampliar e contribuir com o debate acadêmico orientado pela busca de alternativas educacionais capazes de oferecer trilhas para abordagens metodológicas, filosóficas e epistemológicas no período letivo em pauta e suas repercussões na cultura escolar. <br />\r\n Esta socialização acadêmica demonstra resultados de pesquisas, sobre estratégias pedagógicas através do ensino emergencialmente remoto, com o uso de ferramentas tecnológicas digitais, que decorrem do quadro de utilização destas para mediar o ensino/aprendizagem durante o período de pandemia da COVID19. No momento de pandemia pelo qual passamos, a Educação Básica e Superior e o Ensino Infantil, tiveram que se recriar também no âmbito de poéticas, de subjetivações e de diversas linguagens e expressões que foram motivadoras de aprendizagens e descobertas que permitiram expandir o universo de sentidos e significados capazes de vivificar as práticas escolares e não escolares, possibilitando formas múltiplas de comunicação e ciência.<br />\r\n <br />\r\n Interessa-nos destacar a função social e política da Alfabetização, das Linguagens e Letramentos na vivência cultural e a importância de mantermos nossos vínculos com a dialogicidade, na prática de poetizar a vida e a escola, recitando e criando com arte, contando histórias, realçando fazeres e saberes tradicionais e contemporâneos, revisitando a História como modo de poder projetar pela palavra, pela arte e pela linguagem uma cultura escolar rica e diversificada. <br />\r\n Pensar a Alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos passa, indispensavelmente, por realizar a aventura de (re)descobrir o mundo e a ele responder de forma criativa e instigadora, por múltiplas linguagens. <br />\r\n <br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n Edite Colares oliveira Marques<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Tânia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n Edite Colares Oliveira Marques<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco """ "conselho_editorial" => """ ABIGAIL OLIVEIRA FERREIRA (UFC)<br />\r\n ABRAÃO VITORIANO DE SOUSA (UFPE)<br />\r\n ADRIANA DO SOCORRO SERRA PAIVA DE MOURA <br />\r\n ALEXANDRE SANTIAGO (UFC)<br />\r\n ALEXSANDRO DA SILVA MARQUES (UFBA)<br />\r\n ALINE RODRIGUES SAMPAIO (UFC)<br />\r\n ALLAN DE ANDRADE LINHARES (UFPI)<br />\r\n AMANDA MARQUES DE CARVALHO GONDIM (SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DE PERNAMBUCO)<br />\r\n ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO (FAESPA)<br />\r\n ANA KILVIA OLIVEIRA LOPES (UFC)<br />\r\n ANA LIDIA ARAUJO GOMES (UFRN)<br />\r\n ANA LUÍSA COSTA (CLUL/IPS)<br />\r\n ANDRE LIMA CORDEIRO (INES)<br />\r\n ANTONIA FERNANDES FERREIRA (UNILAB)<br />\r\n ANTONIA MAÍRA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA (UERN)<br />\r\n ANTONIO CARLOS FERREIRA BONFIM (UECE)<br />\r\n ANTONIO FERREIRA DA SILVA JÚNIOR (UFRJ)<br />\r\n AURINETE ALVES NOGUEIRA (UECE)<br />\r\n BARBARA RAINARA MAIA SILVA (UFRN)<br />\r\n BLENDA PRISCILA ALENCAR DA SILVA (UERN)<br />\r\n BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA <br />\r\n CAMILLA DA SILVA (UFC)<br />\r\n CARLA RICHTER (UFPE)<br />\r\n CARLITO LINS DE ALMEIDA FILHO (UFC)<br />\r\n CARLOS ALEXANDRE NASCIMENTO ARAGÃO (UFS)<br />\r\n CARLOS ANTONIO DE ANDRADE SILVA (IFPA)<br />\r\n CARMEN STELA VASCONCELOS COSTA GADELHA (UECE)<br />\r\n CHRISTIANA DE SOUSA DAMASCENO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE PAULISTA)<br />\r\n CLARICE GOMES COSTA (SEDUC-MARACANAÚ) <br />\r\n CLAUDIA DO SOCORRO AZEVEDO MAGALHÃES (IFPA)<br />\r\n CRISTIANE DE OLIVEIRA CAVALCANTE (SEDUC-CAUCAIA)<br />\r\n CRISTINA FELIPETO (UFAL)<br />\r\n DALVA DE ARAUJO MENEZES (UESPI)<br />\r\n DALVA MARIA ALVES GODOY (UDESC)<br />\r\n DAMARES OLIVEIRA MOREIRA (UFC)<br />\r\n DENISE VIANA E SOUSA (UFPI)<br />\r\n DENIZE DE MELO SILVA (UFC)<br />\r\n DISNEYLANDIA MARIA RIBEIRO (UERN)<br />\r\n EDUARDO BARBUIO (UFRPE)<br />\r\n ELAINE TAYSE DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n ELANDIA FERREIRA DUARTE (UFC)<br />\r\n ELIEIDE DO NASCIMENTO SILVA (UFPI)<br />\r\n ELIOMAR ARAÚJO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n ELIZANGELA SILVA MESQUITA (UFC-CE.)<br />\r\n EMERSON DE PIETRI (USP)<br />\r\n ERETUZA GURGEL DE OLIVEIRA (UERN)<br />\r\n ERIKA SOUZA LEME (UFF)<br />\r\n ERIVANIA MELO DE MORAIS DE MORAIS (UFRN)<br />\r\n EUNICE ANDRADE DE OLIVEIRA MENEZES (UFC)<br />\r\n FABIANA MARIA BARBOSA DE SOUSA (UFC)<br />\r\n FELIPE AUGUSTO ALVES CORREIA LIMA (UFC)<br />\r\n FERNANDO DA PAIXÃO (ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ)<br />\r\n FRANCINALDA MACHADO STASCXAK (UECE)<br />\r\n FRANCIONE CHARAPA ALVES (UFCA)<br />\r\n FRANCISCA ELENEIDE XAVIER ÁVILA (SME- FORTALEZA/IFCE)<br />\r\n FRANCISCA ELUAR MARINHO SILVA SOARES (UFPI)<br />\r\n FRANCISCA JAMILIA OLIVEIRA DE BARROS (UFC)<br />\r\n FRANCISCA MONICA SILVA DA COSTA (UFC)<br />\r\n FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES (UFC)<br />\r\n FRANCISCA VALÉRIA AGUIAR RAMOS (UECE)<br />\r\n FRANCISCO AFRANIO RODRIGUES TELES (UNINASSAU PARNAÍBA)<br />\r\n FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n FRANCISCO RONALD FEITOSA MORAES (UFRN)<br />\r\n FRANKLIN ROOSEVELT MARTINS DE CASTRO UEA<br />\r\n GENIRA FONSECA DE OLIVEIRA (UECE)<br />\r\n GEOVANA MEIRE GOMES FRANCO DE ALBUQUERQUE (UECE)<br />\r\n GEOVAR MIGUEL DOS SANTOS (10ª DIREC)<br />\r\n GERBET DANTAS DOS SANTOS (UECE)<br />\r\n GERMANA DA CRUZ PEREIRA (UFC)<br />\r\n GERMANA MARIA BRANDÃO RUFINO (UFC)<br />\r\n GESILDA MARQUES DA SILVA RAMOS (UNICAP)<br />\r\n GESSICA NUNES NORONHA <br />\r\n GILBERTO SOUSA SILVA (UFPI)<br />\r\n GIOVANA MARIA BELÉM FALCÃO (UECE)<br />\r\n GISELDA VILLAÇA (FBV)<br />\r\n GISELLY KILVIA OLIVEIRA AGUIAR (UFC)<br />\r\n GLEISON AMORIM DA SILVA (URCA)<br />\r\n GUSTAVO ARANHA PORTELA (UFSCAR)<br />\r\n INÊS CARDOSO (INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM - ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO)<br />\r\n ISA MARIA MARQUES DE OLIVEIRA (CEFET/MG)<br />\r\n ISRAEL DE SOUSA RIBEIRO (UFPI)<br />\r\n IURE COUTRE GURGEL (UECE)<br />\r\n IZABEL CRISTINA SOARES DA SILVA LIMA (UECE)<br />\r\n JACIARA LIMEIRA DE AQUINO (UERN)<br />\r\n JACKSON CÍCERO FRANÇA BARBOSA (UEPB)<br />\r\n JARLES LOPES DE MEDEIROS (UFC)<br />\r\n JEANE PEREIRA DANTAS (UECE)<br />\r\n JÉSSICA RODRIGUES SOARES (UFPI)<br />\r\n JESSYKA DA SILVA RODRIGUES (UFPI)<br />\r\n JISLE MONTEIRO BEZERRA DANTAS (UNIFOR)<br />\r\n JOANA LAURA COTA CORRÊA (UFPA)<br />\r\n JORDANE LIMA DIAS OLIVEIRA (IFPA)<br />\r\n JOSÉ EDILMAR DE SOUSA (UFMA)<br />\r\n JOSÉ LUCAS DO NASCIMENTO BARBOSA (UFPE)<br />\r\n JOSEFFER MAXI MAIA RODRIGUES (UFPE)<br />\r\n JOSINEIDE TEOTONIA DA SILVA (PREFEITURA DE SÃO LOURENÇO DA MATA)<br />\r\n JULIA MARIA RAPOSO GONÇALVES DE MELO LARRÉ (UFRPE)<br />\r\n JULIANA ALVES DE ARAUJO BOTTECHIA (SEEDF)<br />\r\n JULIANA MARTINS DE FARIAS (UNICAP)<br />\r\n JUSCELANDIA MACHADO VASCONCELOS (UFPE)<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO (UNINASSAU)<br />\r\n KELLY CRISTINA VAZ DE CARVALHO MARQUES (UFC)<br />\r\n KLEYSSA DA SILVA CELESTINO (UFPI)<br />\r\n LAÉCIO FERNANDES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n LILIANNE MOREIRA DANTAS (SEDUC-HORIZONTE/CE)<br />\r\n LINDALVA JOSÉ DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n LINDUARTE PEREIRA RODRIGUES (UEPB)<br />\r\n LOURENÇO CHACON JURADO FILHO (UNESP)<br />\r\n LUCIANA ANDRADE RODRIGUES SILVA (CBM)<br />\r\n LUCIANE TENANI (UNESP)<br />\r\n LUIZA HERMÍNIA DE ALMEIDA ASSIS BRILHANTE (UFC)<br />\r\n LUZIA DIAS ARAÚJO (UERN)<br />\r\n LYANNA LOURDES LIMA LEAL (UECE)<br />\r\n MARCIA GARDENIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n MÁRCIO DOS SANTOS RODRIGUES (UFPA)<br />\r\n MARIA APARECIDA LOPES DE SOUZA (UFPI)<br />\r\n MARIA CEZAR DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n MARIA DE LOURDES HOLANDA (UFC)<br />\r\n MARIA DO ROSARIO DE FATIMA VIEIRA DA SILVA (USP)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO MORAES SOARES RODRIGUES <br />\r\n MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n MARIA ERIDAN DA SILVA SANTOS (UERN)<br />\r\n MARIA ESTELY RODRIGUES TELES (UFSCAR)<br />\r\n MARIA ILNAIR MARTINS LEITE (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n MARIA KELLYNIA FARIAS ALVES (UECE)<br />\r\n MARIA OZITA DE ARAUJO ALBUQUERQUE (UESPI)<br />\r\n MARIA PERPÉTUA DO SOCORRO BESERRA SOARES (UFDPar)<br />\r\n MARLINDA PESSÔA ARAÚJO (CEEP)<br />\r\n MATEUS SARMENTO LEITE (URCA)<br />\r\n MERCIA PAULINO NICOLAU DA SILVA (UFPE)<br />\r\n MICAELA SÁ (UFERSA)<br />\r\n MICHAEL VIANA PEIXOTO (FAC)<br />\r\n MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES (URCA)<br />\r\n MICHELLY MATOS ARAUJO (UNIJUI)<br />\r\n MORGANA TIMBÓ LIMA (UFC)<br />\r\n NAIANNDRA NERY DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n NALIGIA MARIA BEZERRA LOPES (UERN)<br />\r\n NATÁLIA AYRES DA SILVA (IFCE)<br />\r\n NATANIA APARECIDA DA SILVA NOGUEIRA (UNIVERSO)<br />\r\n NATANIEL DOS SANTOS GOMES (UEMS)<br />\r\n NEIDYANA SILVA DE OLIVEIRA (UFC)<br />\r\n PEDRO PAULO PROCÓPIO DE OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n PETRÔNIO CAVALCANTE (SEDUC-FORTALEZA/UFPA)<br />\r\n PRISCILA ALVES DE PAULA BELO (UNICAMP)<br />\r\n QUÉSIA DOS SANTOS ALVES (UESPI)<br />\r\n RAFAEL ARAÚJO DA SILVA (UFRN)<br />\r\n RAYLA BEATRIZ DE ABREU CARDOSO (UFPI)<br />\r\n REJANE MARIA DIAS DE OLIVEIRA (PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA)<br />\r\n RENATA PAIVA DE FREITAS (SEMED)<br />\r\n ROBERTO KENNEDY GOMES FRANCO (UNILAB)<br />\r\n RODRIGO NUNES DA SILVA (UEPB)<br />\r\n ROSEMARY MENESES DOS SANTOS (FAESPA)<br />\r\n ROSIOMAR SANTOS PESSOA (UEPA)<br />\r\n ROZEANE PORTO DINIZ (UFRPE)<br />\r\n RUBIA FERNANDA QUINELATTO (USP)<br />\r\n SAMARA DE OLIVEIRA SILVA (UESPI)<br />\r\n SANDRA MARIA SOEIRO DIAS (UFC)<br />\r\n SÍLVIA GABRIELA BRITO BARBOSA (IF GOIANO)<br />\r\n SORAYA MARIA ROMANO PACIFICO (USP)<br />\r\n SUELÂNDIA MOREIRA FRANCO (UFBA)<br />\r\n SUELLEN FERNANDES (UECE)<br />\r\n SUYANNE PINHEIRO CAMPELO (UECE)<br />\r\n SUZENALSON DA SILVA SANTOS (UFC)<br />\r\n TÂNIA (FACULDADE LUSO-BRASILEIRA/FALUB)<br />\r\n TÂNIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA (UECE)<br />\r\n THAÍS LAINA PEREIRA LIMA (UFPI)<br />\r\n THALITA LAYS FERNANDES DE ALENCAR (URCA)<br />\r\n TIAGO CAIAN DE ASSIS SILVA (UFRN)<br />\r\n TIAGO LESSAS JOSÉ DE ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n VANESKA SANTOS DE LIMA (GRAU TÉCNICO)<br />\r\n VANESSA CAMPOS DE LARA JAKIMIU (UFC)<br />\r\n VANESSA CARVALHO DA SILVA FRANÇA (SEDUC-PARNAÍBA/FAESPA)<br />\r\n VIRGÍLIO BANDEIRA DO NASCIMENTO FILHO (UEA)<br />\r\n VIVIANE GUIDOTTI MACHADO (UFCG)<br />\r\n WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS <br />\r\n WESLLEY DA SILVA RODRIGUES (UFPI) """ "ficha_catalografica" => "6419e48b9bc76_21032023140827.pdf" "arquivo" => "21032023140803-CULTURA-ESCOLAR-EM-TEMPOS-DE-PANDEMIA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-10-21 14:14:08" "updated_at" => "2023-03-21 14:08:27" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 189 "edicao_id" => 298 "codigo" => "978-65-86901-91-7" "capa" => "63e14d5e722cf_06022023155630.png" "titulo" => "Cultura Escolar em Tempos de Pandemia" "prefacio" => """ O ebook que aqui trazemos resulta de pesquisas, parte importante da formação docente, para o desenvolvimento do conhecimento acadêmico no campo da Alfabetização, Linguagens e Letramentos na intenção de problematizar o cotidiano educacional em tempos de pandemia. A coletânea traz reflexões e ações docentes elaboradas por pesquisadores e pesquisadoras debruçados(as) sob a perspectiva alfabetizadora em processos de ensino e aprendizagem das linguagens e seus letramentos em período de pandemia de COVID19. Os textos permitem inquietações e achados científicos que transitam nas diversas formas de expressar, fazer e ser linguagem, dentro e fora da escola. <br />\r\n <br />\r\n Os escritos reunidos fundamentam-se em pensadores que preconizam teorias críticas da educação, reflexões que no decorrer da pandemia, entrelaçaram teorias e práticas primordialmente na perspectiva do fazer acadêmico e docente, que exigiu educar pela pesquisa, para a investigação, em busca dos fatores educativos que garantissem sentidos e significados para o ensino/aprendizagem frente aos desafios do afastamento social imposto ao cenário educativo, bem como, diante dos dilemas e singularidades próprios do processo de aquisição da Alfabetização, Linguagens e Letramentos.<br />\r\n <br />\r\n Entrelaçamos pesquisa à educação de crianças, jovens, adultos, idosos e formação docente no CONBRALE. O Congresso reuniu docentes e estudiosos a fim de ampliar e contribuir com o debate acadêmico orientado pela busca de alternativas educacionais capazes de oferecer trilhas para abordagens metodológicas, filosóficas e epistemológicas no período letivo em pauta e suas repercussões na cultura escolar. <br />\r\n Esta socialização acadêmica demonstra resultados de pesquisas, sobre estratégias pedagógicas através do ensino emergencialmente remoto, com o uso de ferramentas tecnológicas digitais, que decorrem do quadro de utilização destas para mediar o ensino/aprendizagem durante o período de pandemia da COVID19. No momento de pandemia pelo qual passamos, a Educação Básica e Superior e o Ensino Infantil, tiveram que se recriar também no âmbito de poéticas, de subjetivações e de diversas linguagens e expressões que foram motivadoras de aprendizagens e descobertas que permitiram expandir o universo de sentidos e significados capazes de vivificar as práticas escolares e não escolares, possibilitando formas múltiplas de comunicação e ciência.<br />\r\n <br />\r\n Interessa-nos destacar a função social e política da Alfabetização, das Linguagens e Letramentos na vivência cultural e a importância de mantermos nossos vínculos com a dialogicidade, na prática de poetizar a vida e a escola, recitando e criando com arte, contando histórias, realçando fazeres e saberes tradicionais e contemporâneos, revisitando a História como modo de poder projetar pela palavra, pela arte e pela linguagem uma cultura escolar rica e diversificada. <br />\r\n Pensar a Alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos passa, indispensavelmente, por realizar a aventura de (re)descobrir o mundo e a ele responder de forma criativa e instigadora, por múltiplas linguagens. <br />\r\n <br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n Edite Colares oliveira Marques<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Tânia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n Edite Colares Oliveira Marques<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco """ "conselho_editorial" => """ ABIGAIL OLIVEIRA FERREIRA (UFC)<br />\r\n ABRAÃO VITORIANO DE SOUSA (UFPE)<br />\r\n ADRIANA DO SOCORRO SERRA PAIVA DE MOURA <br />\r\n ALEXANDRE SANTIAGO (UFC)<br />\r\n ALEXSANDRO DA SILVA MARQUES (UFBA)<br />\r\n ALINE RODRIGUES SAMPAIO (UFC)<br />\r\n ALLAN DE ANDRADE LINHARES (UFPI)<br />\r\n AMANDA MARQUES DE CARVALHO GONDIM (SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DE PERNAMBUCO)<br />\r\n ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO (FAESPA)<br />\r\n ANA KILVIA OLIVEIRA LOPES (UFC)<br />\r\n ANA LIDIA ARAUJO GOMES (UFRN)<br />\r\n ANA LUÍSA COSTA (CLUL/IPS)<br />\r\n ANDRE LIMA CORDEIRO (INES)<br />\r\n ANTONIA FERNANDES FERREIRA (UNILAB)<br />\r\n ANTONIA MAÍRA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA (UERN)<br />\r\n ANTONIO CARLOS FERREIRA BONFIM (UECE)<br />\r\n ANTONIO FERREIRA DA SILVA JÚNIOR (UFRJ)<br />\r\n AURINETE ALVES NOGUEIRA (UECE)<br />\r\n BARBARA RAINARA MAIA SILVA (UFRN)<br />\r\n BLENDA PRISCILA ALENCAR DA SILVA (UERN)<br />\r\n BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA <br />\r\n CAMILLA DA SILVA (UFC)<br />\r\n CARLA RICHTER (UFPE)<br />\r\n CARLITO LINS DE ALMEIDA FILHO (UFC)<br />\r\n CARLOS ALEXANDRE NASCIMENTO ARAGÃO (UFS)<br />\r\n CARLOS ANTONIO DE ANDRADE SILVA (IFPA)<br />\r\n CARMEN STELA VASCONCELOS COSTA GADELHA (UECE)<br />\r\n CHRISTIANA DE SOUSA DAMASCENO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE PAULISTA)<br />\r\n CLARICE GOMES COSTA (SEDUC-MARACANAÚ) <br />\r\n CLAUDIA DO SOCORRO AZEVEDO MAGALHÃES (IFPA)<br />\r\n CRISTIANE DE OLIVEIRA CAVALCANTE (SEDUC-CAUCAIA)<br />\r\n CRISTINA FELIPETO (UFAL)<br />\r\n DALVA DE ARAUJO MENEZES (UESPI)<br />\r\n DALVA MARIA ALVES GODOY (UDESC)<br />\r\n DAMARES OLIVEIRA MOREIRA (UFC)<br />\r\n DENISE VIANA E SOUSA (UFPI)<br />\r\n DENIZE DE MELO SILVA (UFC)<br />\r\n DISNEYLANDIA MARIA RIBEIRO (UERN)<br />\r\n EDUARDO BARBUIO (UFRPE)<br />\r\n ELAINE TAYSE DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n ELANDIA FERREIRA DUARTE (UFC)<br />\r\n ELIEIDE DO NASCIMENTO SILVA (UFPI)<br />\r\n ELIOMAR ARAÚJO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n ELIZANGELA SILVA MESQUITA (UFC-CE.)<br />\r\n EMERSON DE PIETRI (USP)<br />\r\n ERETUZA GURGEL DE OLIVEIRA (UERN)<br />\r\n ERIKA SOUZA LEME (UFF)<br />\r\n ERIVANIA MELO DE MORAIS DE MORAIS (UFRN)<br />\r\n EUNICE ANDRADE DE OLIVEIRA MENEZES (UFC)<br />\r\n FABIANA MARIA BARBOSA DE SOUSA (UFC)<br />\r\n FELIPE AUGUSTO ALVES CORREIA LIMA (UFC)<br />\r\n FERNANDO DA PAIXÃO (ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ)<br />\r\n FRANCINALDA MACHADO STASCXAK (UECE)<br />\r\n FRANCIONE CHARAPA ALVES (UFCA)<br />\r\n FRANCISCA ELENEIDE XAVIER ÁVILA (SME- FORTALEZA/IFCE)<br />\r\n FRANCISCA ELUAR MARINHO SILVA SOARES (UFPI)<br />\r\n FRANCISCA JAMILIA OLIVEIRA DE BARROS (UFC)<br />\r\n FRANCISCA MONICA SILVA DA COSTA (UFC)<br />\r\n FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES (UFC)<br />\r\n FRANCISCA VALÉRIA AGUIAR RAMOS (UECE)<br />\r\n FRANCISCO AFRANIO RODRIGUES TELES (UNINASSAU PARNAÍBA)<br />\r\n FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n FRANCISCO RONALD FEITOSA MORAES (UFRN)<br />\r\n FRANKLIN ROOSEVELT MARTINS DE CASTRO UEA<br />\r\n GENIRA FONSECA DE OLIVEIRA (UECE)<br />\r\n GEOVANA MEIRE GOMES FRANCO DE ALBUQUERQUE (UECE)<br />\r\n GEOVAR MIGUEL DOS SANTOS (10ª DIREC)<br />\r\n GERBET DANTAS DOS SANTOS (UECE)<br />\r\n GERMANA DA CRUZ PEREIRA (UFC)<br />\r\n GERMANA MARIA BRANDÃO RUFINO (UFC)<br />\r\n GESILDA MARQUES DA SILVA RAMOS (UNICAP)<br />\r\n GESSICA NUNES NORONHA <br />\r\n GILBERTO SOUSA SILVA (UFPI)<br />\r\n GIOVANA MARIA BELÉM FALCÃO (UECE)<br />\r\n GISELDA VILLAÇA (FBV)<br />\r\n GISELLY KILVIA OLIVEIRA AGUIAR (UFC)<br />\r\n GLEISON AMORIM DA SILVA (URCA)<br />\r\n GUSTAVO ARANHA PORTELA (UFSCAR)<br />\r\n INÊS CARDOSO (INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM - ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO)<br />\r\n ISA MARIA MARQUES DE OLIVEIRA (CEFET/MG)<br />\r\n ISRAEL DE SOUSA RIBEIRO (UFPI)<br />\r\n IURE COUTRE GURGEL (UECE)<br />\r\n IZABEL CRISTINA SOARES DA SILVA LIMA (UECE)<br />\r\n JACIARA LIMEIRA DE AQUINO (UERN)<br />\r\n JACKSON CÍCERO FRANÇA BARBOSA (UEPB)<br />\r\n JARLES LOPES DE MEDEIROS (UFC)<br />\r\n JEANE PEREIRA DANTAS (UECE)<br />\r\n JÉSSICA RODRIGUES SOARES (UFPI)<br />\r\n JESSYKA DA SILVA RODRIGUES (UFPI)<br />\r\n JISLE MONTEIRO BEZERRA DANTAS (UNIFOR)<br />\r\n JOANA LAURA COTA CORRÊA (UFPA)<br />\r\n JORDANE LIMA DIAS OLIVEIRA (IFPA)<br />\r\n JOSÉ EDILMAR DE SOUSA (UFMA)<br />\r\n JOSÉ LUCAS DO NASCIMENTO BARBOSA (UFPE)<br />\r\n JOSEFFER MAXI MAIA RODRIGUES (UFPE)<br />\r\n JOSINEIDE TEOTONIA DA SILVA (PREFEITURA DE SÃO LOURENÇO DA MATA)<br />\r\n JULIA MARIA RAPOSO GONÇALVES DE MELO LARRÉ (UFRPE)<br />\r\n JULIANA ALVES DE ARAUJO BOTTECHIA (SEEDF)<br />\r\n JULIANA MARTINS DE FARIAS (UNICAP)<br />\r\n JUSCELANDIA MACHADO VASCONCELOS (UFPE)<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO (UNINASSAU)<br />\r\n KELLY CRISTINA VAZ DE CARVALHO MARQUES (UFC)<br />\r\n KLEYSSA DA SILVA CELESTINO (UFPI)<br />\r\n LAÉCIO FERNANDES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n LILIANNE MOREIRA DANTAS (SEDUC-HORIZONTE/CE)<br />\r\n LINDALVA JOSÉ DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n LINDUARTE PEREIRA RODRIGUES (UEPB)<br />\r\n LOURENÇO CHACON JURADO FILHO (UNESP)<br />\r\n LUCIANA ANDRADE RODRIGUES SILVA (CBM)<br />\r\n LUCIANE TENANI (UNESP)<br />\r\n LUIZA HERMÍNIA DE ALMEIDA ASSIS BRILHANTE (UFC)<br />\r\n LUZIA DIAS ARAÚJO (UERN)<br />\r\n LYANNA LOURDES LIMA LEAL (UECE)<br />\r\n MARCIA GARDENIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n MÁRCIO DOS SANTOS RODRIGUES (UFPA)<br />\r\n MARIA APARECIDA LOPES DE SOUZA (UFPI)<br />\r\n MARIA CEZAR DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n MARIA DE LOURDES HOLANDA (UFC)<br />\r\n MARIA DO ROSARIO DE FATIMA VIEIRA DA SILVA (USP)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO MORAES SOARES RODRIGUES <br />\r\n MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n MARIA ERIDAN DA SILVA SANTOS (UERN)<br />\r\n MARIA ESTELY RODRIGUES TELES (UFSCAR)<br />\r\n MARIA ILNAIR MARTINS LEITE (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n MARIA KELLYNIA FARIAS ALVES (UECE)<br />\r\n MARIA OZITA DE ARAUJO ALBUQUERQUE (UESPI)<br />\r\n MARIA PERPÉTUA DO SOCORRO BESERRA SOARES (UFDPar)<br />\r\n MARLINDA PESSÔA ARAÚJO (CEEP)<br />\r\n MATEUS SARMENTO LEITE (URCA)<br />\r\n MERCIA PAULINO NICOLAU DA SILVA (UFPE)<br />\r\n MICAELA SÁ (UFERSA)<br />\r\n MICHAEL VIANA PEIXOTO (FAC)<br />\r\n MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES (URCA)<br />\r\n MICHELLY MATOS ARAUJO (UNIJUI)<br />\r\n MORGANA TIMBÓ LIMA (UFC)<br />\r\n NAIANNDRA NERY DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n NALIGIA MARIA BEZERRA LOPES (UERN)<br />\r\n NATÁLIA AYRES DA SILVA (IFCE)<br />\r\n NATANIA APARECIDA DA SILVA NOGUEIRA (UNIVERSO)<br />\r\n NATANIEL DOS SANTOS GOMES (UEMS)<br />\r\n NEIDYANA SILVA DE OLIVEIRA (UFC)<br />\r\n PEDRO PAULO PROCÓPIO DE OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n PETRÔNIO CAVALCANTE (SEDUC-FORTALEZA/UFPA)<br />\r\n PRISCILA ALVES DE PAULA BELO (UNICAMP)<br />\r\n QUÉSIA DOS SANTOS ALVES (UESPI)<br />\r\n RAFAEL ARAÚJO DA SILVA (UFRN)<br />\r\n RAYLA BEATRIZ DE ABREU CARDOSO (UFPI)<br />\r\n REJANE MARIA DIAS DE OLIVEIRA (PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA)<br />\r\n RENATA PAIVA DE FREITAS (SEMED)<br />\r\n ROBERTO KENNEDY GOMES FRANCO (UNILAB)<br />\r\n RODRIGO NUNES DA SILVA (UEPB)<br />\r\n ROSEMARY MENESES DOS SANTOS (FAESPA)<br />\r\n ROSIOMAR SANTOS PESSOA (UEPA)<br />\r\n ROZEANE PORTO DINIZ (UFRPE)<br />\r\n RUBIA FERNANDA QUINELATTO (USP)<br />\r\n SAMARA DE OLIVEIRA SILVA (UESPI)<br />\r\n SANDRA MARIA SOEIRO DIAS (UFC)<br />\r\n SÍLVIA GABRIELA BRITO BARBOSA (IF GOIANO)<br />\r\n SORAYA MARIA ROMANO PACIFICO (USP)<br />\r\n SUELÂNDIA MOREIRA FRANCO (UFBA)<br />\r\n SUELLEN FERNANDES (UECE)<br />\r\n SUYANNE PINHEIRO CAMPELO (UECE)<br />\r\n SUZENALSON DA SILVA SANTOS (UFC)<br />\r\n TÂNIA (FACULDADE LUSO-BRASILEIRA/FALUB)<br />\r\n TÂNIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA (UECE)<br />\r\n THAÍS LAINA PEREIRA LIMA (UFPI)<br />\r\n THALITA LAYS FERNANDES DE ALENCAR (URCA)<br />\r\n TIAGO CAIAN DE ASSIS SILVA (UFRN)<br />\r\n TIAGO LESSAS JOSÉ DE ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n VANESKA SANTOS DE LIMA (GRAU TÉCNICO)<br />\r\n VANESSA CAMPOS DE LARA JAKIMIU (UFC)<br />\r\n VANESSA CARVALHO DA SILVA FRANÇA (SEDUC-PARNAÍBA/FAESPA)<br />\r\n VIRGÍLIO BANDEIRA DO NASCIMENTO FILHO (UEA)<br />\r\n VIVIANE GUIDOTTI MACHADO (UFCG)<br />\r\n WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS <br />\r\n WESLLEY DA SILVA RODRIGUES (UFPI) """ "ficha_catalografica" => "6419e48b9bc76_21032023140827.pdf" "arquivo" => "21032023140803-CULTURA-ESCOLAR-EM-TEMPOS-DE-PANDEMIA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-10-21 14:14:08" "updated_at" => "2023-03-21 14:08:27" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }