O GÊNERO CORDEL: UMA PROPOSTA DE LEITURA LITERÁRIA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2022-12-08 10:13:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91973 "edicao_id" => 304 "trabalho_id" => 237 "inscrito_id" => 507 "titulo" => "O GÊNERO CORDEL: UMA PROPOSTA DE LEITURA LITERÁRIA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo apresentar uma sequência didática enquanto estratégia de trabalho a partir do gênero cordel como proposta de trabalho para o 5º ano do Ensino Fundamental. A pretensão da pesquisa foi trazer à tona significações da própria atuação profissional como docente do sujeito-pesquisador a partir da experiência em sala de aula. Enquanto aportes bibliográficos fomos ao encontro do referencial teórico pertinente a temática em estudo, para tanto trazemos (FREIRE, 1989) com o sentido do ato de ler enquanto instrumento transformador do sujeito e do seu próprio meio; (LARROSA, 2002) nos inspirando a pensar nas oportunidades que nos chegam enquanto experiência; (JOSSO, 2010) com a noção de experiências itinerantes, da importância de pensar a respeito daquilo que nos acontece no cotidiano, contribuindo com a perspectiva da autoformação enquanto voltamos os sentidos para o trabalho com o letramento. E, como contribuição central trazemos (COSSON, 2012) enquanto referencial para pensarmos uma proposta de trabalho que potencialize a nossa atuação junto aos sujeitos; entre outros autores. Enquanto perspectiva metodológica nossa pesquisa se configura como sendo exploratória, de caráter qualitativo. Como conclusão, esperamos que a iniciativa do trabalho possa contribuir com nossa própria prática e com a atuação de terceiros. Que os professores percebam que é possível realizar um trabalho com sentido, significado e potente a partir da sequência básica proposta por (COSSON, 2012). Que este seja apenas um despertar para que possamos continuar perspectivando uma educação transformadora, comprometida com o fazer pedagógico, social e político." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 05 - Leitura, Oralidade e o Ambiente Alfabetizador" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD5_ID507_TB237_02112022220533.pdf" "created_at" => "2023-02-07 08:31:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESKA SANTOS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "Vaneska Lima" "autor_email" => "vaneskaalima@gmail.com" "autor_ies" => "GRAU TÉCNICO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-alfabetizacao-linguagens-letramentos" "edicao_nome" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook01" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63e14ff33ce91_06022023160731.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-08 10:13:02" "publicacao_id" => 87 "publicacao_nome" => "E-book CONBRALE" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-48-1" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91973 "edicao_id" => 304 "trabalho_id" => 237 "inscrito_id" => 507 "titulo" => "O GÊNERO CORDEL: UMA PROPOSTA DE LEITURA LITERÁRIA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo apresentar uma sequência didática enquanto estratégia de trabalho a partir do gênero cordel como proposta de trabalho para o 5º ano do Ensino Fundamental. A pretensão da pesquisa foi trazer à tona significações da própria atuação profissional como docente do sujeito-pesquisador a partir da experiência em sala de aula. Enquanto aportes bibliográficos fomos ao encontro do referencial teórico pertinente a temática em estudo, para tanto trazemos (FREIRE, 1989) com o sentido do ato de ler enquanto instrumento transformador do sujeito e do seu próprio meio; (LARROSA, 2002) nos inspirando a pensar nas oportunidades que nos chegam enquanto experiência; (JOSSO, 2010) com a noção de experiências itinerantes, da importância de pensar a respeito daquilo que nos acontece no cotidiano, contribuindo com a perspectiva da autoformação enquanto voltamos os sentidos para o trabalho com o letramento. E, como contribuição central trazemos (COSSON, 2012) enquanto referencial para pensarmos uma proposta de trabalho que potencialize a nossa atuação junto aos sujeitos; entre outros autores. Enquanto perspectiva metodológica nossa pesquisa se configura como sendo exploratória, de caráter qualitativo. Como conclusão, esperamos que a iniciativa do trabalho possa contribuir com nossa própria prática e com a atuação de terceiros. Que os professores percebam que é possível realizar um trabalho com sentido, significado e potente a partir da sequência básica proposta por (COSSON, 2012). Que este seja apenas um despertar para que possamos continuar perspectivando uma educação transformadora, comprometida com o fazer pedagógico, social e político." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 05 - Leitura, Oralidade e o Ambiente Alfabetizador" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD5_ID507_TB237_02112022220533.pdf" "created_at" => "2023-02-07 08:31:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESKA SANTOS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "Vaneska Lima" "autor_email" => "vaneskaalima@gmail.com" "autor_ies" => "GRAU TÉCNICO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-alfabetizacao-linguagens-letramentos" "edicao_nome" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook01" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63e14ff33ce91_06022023160731.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-08 10:13:02" "publicacao_id" => 87 "publicacao_nome" => "E-book CONBRALE" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-48-1" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 304 "publicacao_id" => 87 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-alfabetizacao-linguagens-letramentos" "nome" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "nome_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "descricao" => """ O Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos – CONBRALE, durante o ano de 2022 propôs debates investigativos e reflexões científicas em torno do tema geral “Cultura Escolar em Tempos de Pandemia”. Nesta edição, tendo como foco sujeitos formadores/formandos e a mediação de conhecimentos a partir do desenvolvimento de pesquisas e suas respectivas socializações, intencionou compreender como em tempos de pandemia (SARS COVID 19) e isolamento social, a cultura escolar se (re)fez, quais desafios, avanços e retrocessos, no campo das linguagens e seus letramentos, podem ser observados no cenário da experiência alfabetizadora.<br />\r\n O Congresso ocorreu no formato online e reuniu pesquisadores (as), professores (as) da educação básica, professores (as) em formação, profissionais liberais no âmbito do ensino/aprendizagem e áreas afim. Teve como objetivo socializar experiências de sala de aula e suas produções científicas relacionadas à Alfabetização, Linguagens e Letramentos, na busca de contribuir com a produção científica da área. Buscou-se ao aprofundar o tema, encontrar alternativas plausíveis a serem atingidas e operacionalizadas, no campo da aquisição de linguagens e ampliação de letramentos no contexto escolar para crianças, jovens e adultos. E ainda, reunir pessoas que carregam conteúdos, experimentos e achados escolares e não-escolares no solo da Alfabetização.<br />\r\n Como entender as demandas de ensino/aprendizagem dessa história da Alfabetização do tempo presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a quais sujeitos ou demandas, em tempos de rupturas e continuidades, diante de um cenário pandêmico e de crise econômica e sanitária? Como se (re)organizaram os currículos e se materializaram as práticas e saberes escolares? Que questões éticas, profissionais e estéticas se fizeram presentes na práxis educativa em contextos de sala de aula, presencial e/ou remota? Estas foram algumas das possíveis questões problematizadas no IV CONBRALE.<br />\r\n Cabe destacar, que o índice de analfabetismo no Brasil ainda é um dado tanto preocupante quanto estrutural, por isso, aprofundar análises e pesquisas sobre o tema é inadiável. Observar as políticas públicas e perspectivas históricas pensadas para Alfabetização em contexto de Multiletramentos, a fim de dedicar-lhes uma compreensão crítica e propor intervenções epistemológicas e pedagógicas, é uma tarefa para a história deste tempo. As desigualdades sociais e econômicas do país atingem uma porção significativa da população adulta que sequer consegue escrever o próprio nome, fato que afeta o cotidiano laboral e a inserção social e econômica. Entre as crianças o analfabetismo também é um fato. Cientes do que isto representa para o exercício pleno da autonomia intelectual, social e cultural, propomos somar forças neste debate para construir possibilidades no campo da Alfabetização e seus desafios estruturais e pedagógicos.<br />\r\n O evento organizou-se em torno de conferências, palestras, minicursos, oficinas, relatos de experiências e sessões de comunicação científica que se empenharam em pensar a função social, política e pedagógica, bem como, sentidos e significados do que é ser uma pessoa alfabetizada, letrada, integrada na cultura e no seu tempo, no contexto das múltiplas linguagens.<br />\r\n <br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n Universidade Estadual do Ceará (UECE) """ "pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook01" "logo" => null "capa" => "63e14ff33ce91_06022023160731.png" "timbrado" => "63e14ff33da05_06022023160731.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-11-24" "final_evento" => "2022-11-26" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-12-08 10:13:02" "updated_at" => "2023-02-10 08:42:15" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 304 "publicacao_id" => 87 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-alfabetizacao-linguagens-letramentos" "nome" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "nome_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "descricao" => """ O Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos – CONBRALE, durante o ano de 2022 propôs debates investigativos e reflexões científicas em torno do tema geral “Cultura Escolar em Tempos de Pandemia”. Nesta edição, tendo como foco sujeitos formadores/formandos e a mediação de conhecimentos a partir do desenvolvimento de pesquisas e suas respectivas socializações, intencionou compreender como em tempos de pandemia (SARS COVID 19) e isolamento social, a cultura escolar se (re)fez, quais desafios, avanços e retrocessos, no campo das linguagens e seus letramentos, podem ser observados no cenário da experiência alfabetizadora.<br />\r\n O Congresso ocorreu no formato online e reuniu pesquisadores (as), professores (as) da educação básica, professores (as) em formação, profissionais liberais no âmbito do ensino/aprendizagem e áreas afim. Teve como objetivo socializar experiências de sala de aula e suas produções científicas relacionadas à Alfabetização, Linguagens e Letramentos, na busca de contribuir com a produção científica da área. Buscou-se ao aprofundar o tema, encontrar alternativas plausíveis a serem atingidas e operacionalizadas, no campo da aquisição de linguagens e ampliação de letramentos no contexto escolar para crianças, jovens e adultos. E ainda, reunir pessoas que carregam conteúdos, experimentos e achados escolares e não-escolares no solo da Alfabetização.<br />\r\n Como entender as demandas de ensino/aprendizagem dessa história da Alfabetização do tempo presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a quais sujeitos ou demandas, em tempos de rupturas e continuidades, diante de um cenário pandêmico e de crise econômica e sanitária? Como se (re)organizaram os currículos e se materializaram as práticas e saberes escolares? Que questões éticas, profissionais e estéticas se fizeram presentes na práxis educativa em contextos de sala de aula, presencial e/ou remota? Estas foram algumas das possíveis questões problematizadas no IV CONBRALE.<br />\r\n Cabe destacar, que o índice de analfabetismo no Brasil ainda é um dado tanto preocupante quanto estrutural, por isso, aprofundar análises e pesquisas sobre o tema é inadiável. Observar as políticas públicas e perspectivas históricas pensadas para Alfabetização em contexto de Multiletramentos, a fim de dedicar-lhes uma compreensão crítica e propor intervenções epistemológicas e pedagógicas, é uma tarefa para a história deste tempo. As desigualdades sociais e econômicas do país atingem uma porção significativa da população adulta que sequer consegue escrever o próprio nome, fato que afeta o cotidiano laboral e a inserção social e econômica. Entre as crianças o analfabetismo também é um fato. Cientes do que isto representa para o exercício pleno da autonomia intelectual, social e cultural, propomos somar forças neste debate para construir possibilidades no campo da Alfabetização e seus desafios estruturais e pedagógicos.<br />\r\n O evento organizou-se em torno de conferências, palestras, minicursos, oficinas, relatos de experiências e sessões de comunicação científica que se empenharam em pensar a função social, política e pedagógica, bem como, sentidos e significados do que é ser uma pessoa alfabetizada, letrada, integrada na cultura e no seu tempo, no contexto das múltiplas linguagens.<br />\r\n <br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n Universidade Estadual do Ceará (UECE) """ "pasta" => "ebooks/conbrale/2022/ebook01" "logo" => null "capa" => "63e14ff33ce91_06022023160731.png" "timbrado" => "63e14ff33da05_06022023160731.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-11-24" "final_evento" => "2022-11-26" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-12-08 10:13:02" "updated_at" => "2023-02-10 08:42:15" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 192 "edicao_id" => 304 "codigo" => "978-65-86901-90-0" "capa" => "63e14ff3416b3_06022023160731.png" "titulo" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "prefacio" => """ O Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos – CONBRALE, durante o ano de 2022 propôs debates investigativos e reflexões científicas em torno do tema geral “Cultura Escolar em Tempos de Pandemia”. Nesta edição, tendo como foco sujeitos formadores/formandos e a mediação de conhecimentos a partir do desenvolvimento de pesquisas e suas respectivas socializações, intencionou compreender como em tempos de pandemia (SARS COVID 19) e isolamento social, a cultura escolar se (re)fez, quais desafios, avanços e retrocessos, no campo das linguagens e seus letramentos, podem ser observados no cenário da experiência alfabetizadora.<br />\r\n O Congresso ocorreu no formato online e reuniu pesquisadores (as), professores (as) da educação básica, professores (as) em formação, profissionais liberais no âmbito do ensino/aprendizagem e áreas afim. Teve como objetivo socializar experiências de sala de aula e suas produções científicas relacionadas à Alfabetização, Linguagens e Letramentos, na busca de contribuir com a produção científica da área. Buscou-se ao aprofundar o tema, encontrar alternativas plausíveis a serem atingidas e operacionalizadas, no campo da aquisição de linguagens e ampliação de letramentos no contexto escolar para crianças, jovens e adultos. E ainda, reunir pessoas que carregam conteúdos, experimentos e achados escolares e não-escolares no solo da Alfabetização.<br />\r\n Como entender as demandas de ensino/aprendizagem dessa história da Alfabetização do tempo presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a quais sujeitos ou demandas, em tempos de rupturas e continuidades, diante de um cenário pandêmico e de crise econômica e sanitária? Como se (re)organizaram os currículos e se materializaram as práticas e saberes escolares? Que questões éticas, profissionais e estéticas se fizeram presentes na práxis educativa em contextos de sala de aula, presencial e/ou remota? Estas foram algumas das possíveis questões problematizadas no IV CONBRALE.<br />\r\n Cabe destacar, que o índice de analfabetismo no Brasil ainda é um dado tanto preocupante quanto estrutural, por isso, aprofundar análises e pesquisas sobre o tema é inadiável. Observar as políticas públicas e perspectivas históricas pensadas para Alfabetização em contexto de Multiletramentos, a fim de dedicar-lhes uma compreensão crítica e propor intervenções epistemológicas e pedagógicas, é uma tarefa para a história deste tempo. As desigualdades sociais e econômicas do país atingem uma porção significativa da população adulta que sequer consegue escrever o próprio nome, fato que afeta o cotidiano laboral e a inserção social e econômica. Entre as crianças o analfabetismo também é um fato. Cientes do que isto representa para o exercício pleno da autonomia intelectual, social e cultural, propomos somar forças neste debate para construir possibilidades no campo da Alfabetização e seus desafios estruturais e pedagógicos.<br />\r\n O evento organizou-se em torno de conferências, palestras, minicursos, oficinas, relatos de experiências e sessões de comunicação científica que se empenharam em pensar a função social, política e pedagógica, bem como, sentidos e significados do que é ser uma pessoa alfabetizada, letrada, integrada na cultura e no seu tempo, no contexto das múltiplas linguagens.<br />\r\n <br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n Universidade Estadual do Ceará (UECE) """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Tânia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n Thiago Vasconcellos Modenesi<br />\r\n Sahmaroni Rodrigues de Olinda<br />\r\n Priscila do Vale Silva<br />\r\n Edlane de Freitas Chaves<br />\r\n Maria Aparecida Gomes Barbosa<br />\r\n Claudiana Melo<br />\r\n Maria Luzirene Oliveira Do Nascimento<br />\r\n Maria Jose Albuquerque da Silva<br />\r\n Maria Kellynia Farias Alves<br />\r\n Fabricia Pereira Teles<br />\r\n Celiane Oliveira dos Santos<br />\r\n Miranilde Oliveira Neves<br />\r\n Francisca Geny Lustosa<br />\r\n Emanuela Carla Medeiros<br />\r\n Luciana Matias Cavalcante<br />\r\n Marly Macedo<br />\r\n Letícia Carolina Pereira do Nascimento<br />\r\n Suzana Ferreira Paulino<br />\r\n Francisco Mário Carneiro da Silva<br />\r\n Renato Pazos Vazquez<br />\r\n Maria José Barbosa """ "conselho_editorial" => """ ABIGAIL OLIVEIRA FERREIRA (UFC)<br />\r\n ABRAÃO VITORIANO DE SOUSA (UFPE)<br />\r\n ADRIANA DO SOCORRO SERRA PAIVA DE MOURA <br />\r\n ALEXANDRE SANTIAGO (UFC)<br />\r\n ALEXSANDRO DA SILVA MARQUES (UFBA)<br />\r\n ALINE RODRIGUES SAMPAIO (UFC)<br />\r\n ALLAN DE ANDRADE LINHARES (UFPI)<br />\r\n AMANDA MARQUES DE CARVALHO GONDIM (SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DE PERNAMBUCO)<br />\r\n ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO (FAESPA)<br />\r\n ANA KILVIA OLIVEIRA LOPES (UFC)<br />\r\n ANA LIDIA ARAUJO GOMES (UFRN)<br />\r\n ANA LUÍSA COSTA (CLUL/IPS)<br />\r\n ANDRE LIMA CORDEIRO (INES)<br />\r\n ANTONIA FERNANDES FERREIRA (UNILAB)<br />\r\n ANTONIA MAÍRA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA (UERN)<br />\r\n ANTONIO CARLOS FERREIRA BONFIM (UECE)<br />\r\n ANTONIO FERREIRA DA SILVA JÚNIOR (UFRJ)<br />\r\n AURINETE ALVES NOGUEIRA (UECE)<br />\r\n BARBARA RAINARA MAIA SILVA (UFRN)<br />\r\n BLENDA PRISCILA ALENCAR DA SILVA (UERN)<br />\r\n BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA <br />\r\n CAMILLA DA SILVA (UFC)<br />\r\n CARLA RICHTER (UFPE)<br />\r\n CARLITO LINS DE ALMEIDA FILHO (UFC)<br />\r\n CARLOS ALEXANDRE NASCIMENTO ARAGÃO (UFS)<br />\r\n CARLOS ANTONIO DE ANDRADE SILVA (IFPA)<br />\r\n CARMEN STELA VASCONCELOS COSTA GADELHA (UECE)<br />\r\n CHRISTIANA DE SOUSA DAMASCENO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE PAULISTA)<br />\r\n CLARICE GOMES COSTA (SEDUC-MARACANAÚ) <br />\r\n CLAUDIA DO SOCORRO AZEVEDO MAGALHÃES (IFPA)<br />\r\n CRISTIANE DE OLIVEIRA CAVALCANTE (SEDUC-CAUCAIA)<br />\r\n CRISTINA FELIPETO (UFAL)<br />\r\n DALVA DE ARAUJO MENEZES (UESPI)<br />\r\n DALVA MARIA ALVES GODOY (UDESC)<br />\r\n DAMARES OLIVEIRA MOREIRA (UFC)<br />\r\n DENISE VIANA E SOUSA (UFPI)<br />\r\n DENIZE DE MELO SILVA (UFC)<br />\r\n DISNEYLANDIA MARIA RIBEIRO (UERN)<br />\r\n EDUARDO BARBUIO (UFRPE)<br />\r\n ELAINE TAYSE DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n ELANDIA FERREIRA DUARTE (UFC)<br />\r\n ELIEIDE DO NASCIMENTO SILVA (UFPI)<br />\r\n ELIOMAR ARAÚJO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n ELIZANGELA SILVA MESQUITA (UFC-CE.)<br />\r\n EMERSON DE PIETRI (USP)<br />\r\n ERETUZA GURGEL DE OLIVEIRA (UERN)<br />\r\n ERIKA SOUZA LEME (UFF)<br />\r\n ERIVANIA MELO DE MORAIS DE MORAIS (UFRN)<br />\r\n EUNICE ANDRADE DE OLIVEIRA MENEZES (UFC)<br />\r\n FABIANA MARIA BARBOSA DE SOUSA (UFC)<br />\r\n FELIPE AUGUSTO ALVES CORREIA LIMA (UFC)<br />\r\n FERNANDO DA PAIXÃO (ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ)<br />\r\n FRANCINALDA MACHADO STASCXAK (UECE)<br />\r\n FRANCIONE CHARAPA ALVES (UFCA)<br />\r\n FRANCISCA ELENEIDE XAVIER ÁVILA (SME- FORTALEZA/IFCE)<br />\r\n FRANCISCA ELUAR MARINHO SILVA SOARES (UFPI)<br />\r\n FRANCISCA JAMILIA OLIVEIRA DE BARROS (UFC)<br />\r\n FRANCISCA MONICA SILVA DA COSTA (UFC)<br />\r\n FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES (UFC)<br />\r\n FRANCISCA VALÉRIA AGUIAR RAMOS (UECE)<br />\r\n FRANCISCO AFRANIO RODRIGUES TELES (UNINASSAU PARNAÍBA)<br />\r\n FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n FRANCISCO RONALD FEITOSA MORAES (UFRN)<br />\r\n FRANKLIN ROOSEVELT MARTINS DE CASTRO UEA<br />\r\n GENIRA FONSECA DE OLIVEIRA (UECE)<br />\r\n GEOVANA MEIRE GOMES FRANCO DE ALBUQUERQUE (UECE)<br />\r\n GEOVAR MIGUEL DOS SANTOS (10ª DIREC)<br />\r\n GERBET DANTAS DOS SANTOS (UECE)<br />\r\n GERMANA DA CRUZ PEREIRA (UFC)<br />\r\n GERMANA MARIA BRANDÃO RUFINO (UFC)<br />\r\n GESILDA MARQUES DA SILVA RAMOS (UNICAP)<br />\r\n GESSICA NUNES NORONHA <br />\r\n GILBERTO SOUSA SILVA (UFPI)<br />\r\n GIOVANA MARIA BELÉM FALCÃO (UECE)<br />\r\n GISELDA VILLAÇA (FBV)<br />\r\n GISELLY KILVIA OLIVEIRA AGUIAR (UFC)<br />\r\n GLEISON AMORIM DA SILVA (URCA)<br />\r\n GUSTAVO ARANHA PORTELA (UFSCAR)<br />\r\n INÊS CARDOSO (INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM - ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO)<br />\r\n ISA MARIA MARQUES DE OLIVEIRA (CEFET/MG)<br />\r\n ISRAEL DE SOUSA RIBEIRO (UFPI)<br />\r\n IURE COUTRE GURGEL (UECE)<br />\r\n IZABEL CRISTINA SOARES DA SILVA LIMA (UECE)<br />\r\n JACIARA LIMEIRA DE AQUINO (UERN)<br />\r\n JACKSON CÍCERO FRANÇA BARBOSA (UEPB)<br />\r\n JARLES LOPES DE MEDEIROS (UFC)<br />\r\n JEANE PEREIRA DANTAS (UECE)<br />\r\n JÉSSICA RODRIGUES SOARES (UFPI)<br />\r\n JESSYKA DA SILVA RODRIGUES (UFPI)<br />\r\n JISLE MONTEIRO BEZERRA DANTAS (UNIFOR)<br />\r\n JOANA LAURA COTA CORRÊA (UFPA)<br />\r\n JORDANE LIMA DIAS OLIVEIRA (IFPA)<br />\r\n JOSÉ EDILMAR DE SOUSA (UFMA)<br />\r\n JOSÉ LUCAS DO NASCIMENTO BARBOSA (UFPE)<br />\r\n JOSEFFER MAXI MAIA RODRIGUES (UFPE)<br />\r\n JOSINEIDE TEOTONIA DA SILVA (PREFEITURA DE SÃO LOURENÇO DA MATA)<br />\r\n JULIA MARIA RAPOSO GONÇALVES DE MELO LARRÉ (UFRPE)<br />\r\n JULIANA ALVES DE ARAUJO BOTTECHIA (SEEDF)<br />\r\n JULIANA MARTINS DE FARIAS (UNICAP)<br />\r\n JUSCELANDIA MACHADO VASCONCELOS (UFPE)<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO (UNINASSAU)<br />\r\n KELLY CRISTINA VAZ DE CARVALHO MARQUES (UFC)<br />\r\n KLEYSSA DA SILVA CELESTINO (UFPI)<br />\r\n LAÉCIO FERNANDES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n LILIANNE MOREIRA DANTAS (SEDUC-HORIZONTE/CE)<br />\r\n LINDALVA JOSÉ DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n LINDUARTE PEREIRA RODRIGUES (UEPB)<br />\r\n LOURENÇO CHACON JURADO FILHO (UNESP)<br />\r\n LUCIANA ANDRADE RODRIGUES SILVA (CBM)<br />\r\n LUCIANE TENANI (UNESP)<br />\r\n LUIZA HERMÍNIA DE ALMEIDA ASSIS BRILHANTE (UFC)<br />\r\n LUZIA DIAS ARAÚJO (UERN)<br />\r\n LYANNA LOURDES LIMA LEAL (UECE)<br />\r\n MARCIA GARDENIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n MÁRCIO DOS SANTOS RODRIGUES (UFPA)<br />\r\n MARIA APARECIDA LOPES DE SOUZA (UFPI)<br />\r\n MARIA CEZAR DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n MARIA DE LOURDES HOLANDA (UFC)<br />\r\n MARIA DO ROSARIO DE FATIMA VIEIRA DA SILVA (USP)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO MORAES SOARES RODRIGUES <br />\r\n MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n MARIA ERIDAN DA SILVA SANTOS (UERN)<br />\r\n MARIA ESTELY RODRIGUES TELES (UFSCAR)<br />\r\n MARIA ILNAIR MARTINS LEITE (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n MARIA KELLYNIA FARIAS ALVES (UECE)<br />\r\n MARIA OZITA DE ARAUJO ALBUQUERQUE (UESPI)<br />\r\n MARIA PERPÉTUA DO SOCORRO BESERRA SOARES (UFDPar)<br />\r\n MARLINDA PESSÔA ARAÚJO (CEEP)<br />\r\n MATEUS SARMENTO LEITE (URCA)<br />\r\n MERCIA PAULINO NICOLAU DA SILVA (UFPE)<br />\r\n MICAELA SÁ (UFERSA)<br />\r\n MICHAEL VIANA PEIXOTO (FAC)<br />\r\n MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES (URCA)<br />\r\n MICHELLY MATOS ARAUJO (UNIJUI)<br />\r\n MORGANA TIMBÓ LIMA (UFC)<br />\r\n NAIANNDRA NERY DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n NALIGIA MARIA BEZERRA LOPES (UERN)<br />\r\n NATÁLIA AYRES DA SILVA (IFCE)<br />\r\n NATANIA APARECIDA DA SILVA NOGUEIRA (UNIVERSO)<br />\r\n NATANIEL DOS SANTOS GOMES (UEMS)<br />\r\n NEIDYANA SILVA DE OLIVEIRA (UFC)<br />\r\n PEDRO PAULO PROCÓPIO DE OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n PETRÔNIO CAVALCANTE (SEDUC-FORTALEZA/UFPA)<br />\r\n PRISCILA ALVES DE PAULA BELO (UNICAMP)<br />\r\n QUÉSIA DOS SANTOS ALVES (UESPI)<br />\r\n RAFAEL ARAÚJO DA SILVA (UFRN)<br />\r\n RAYLA BEATRIZ DE ABREU CARDOSO (UFPI)<br />\r\n REJANE MARIA DIAS DE OLIVEIRA (PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA)<br />\r\n RENATA PAIVA DE FREITAS (SEMED)<br />\r\n ROBERTO KENNEDY GOMES FRANCO (UNILAB)<br />\r\n RODRIGO NUNES DA SILVA (UEPB)<br />\r\n ROSEMARY MENESES DOS SANTOS (FAESPA)<br />\r\n ROSIOMAR SANTOS PESSOA (UEPA)<br />\r\n ROZEANE PORTO DINIZ (UFRPE)<br />\r\n RUBIA FERNANDA QUINELATTO (USP)<br />\r\n SAMARA DE OLIVEIRA SILVA (UESPI)<br />\r\n SANDRA MARIA SOEIRO DIAS (UFC)<br />\r\n SÍLVIA GABRIELA BRITO BARBOSA (IF GOIANO)<br />\r\n SORAYA MARIA ROMANO PACIFICO (USP)<br />\r\n SUELÂNDIA MOREIRA FRANCO (UFBA)<br />\r\n SUELLEN FERNANDES (UECE)<br />\r\n SUYANNE PINHEIRO CAMPELO (UECE)<br />\r\n SUZENALSON DA SILVA SANTOS (UFC)<br />\r\n TÂNIA (FACULDADE LUSO-BRASILEIRA/FALUB)<br />\r\n TÂNIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA (UECE)<br />\r\n THAÍS LAINA PEREIRA LIMA (UFPI)<br />\r\n THALITA LAYS FERNANDES DE ALENCAR (URCA)<br />\r\n TIAGO CAIAN DE ASSIS SILVA (UFRN)<br />\r\n TIAGO LESSAS JOSÉ DE ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n VANESKA SANTOS DE LIMA (GRAU TÉCNICO)<br />\r\n VANESSA CAMPOS DE LARA JAKIMIU (UFC)<br />\r\n VANESSA CARVALHO DA SILVA FRANÇA (SEDUC-PARNAÍBA/FAESPA)<br />\r\n VIRGÍLIO BANDEIRA DO NASCIMENTO FILHO (UEA)<br />\r\n VIVIANE GUIDOTTI MACHADO (UFCG)<br />\r\n WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS <br />\r\n WESLLEY DA SILVA RODRIGUES (UFPI) """ "ficha_catalografica" => "63e26219f196c_07022023113713.pdf" "arquivo" => "13112023163248-ALFABETIZACAO--LINGUAGENS-E-LETRAMENTOS.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-12-08 10:13:02" "updated_at" => "2023-11-13 16:32:48" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 192 "edicao_id" => 304 "codigo" => "978-65-86901-90-0" "capa" => "63e14ff3416b3_06022023160731.png" "titulo" => "Alfabetização, Linguagens e Letramentos" "prefacio" => """ O Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos – CONBRALE, durante o ano de 2022 propôs debates investigativos e reflexões científicas em torno do tema geral “Cultura Escolar em Tempos de Pandemia”. Nesta edição, tendo como foco sujeitos formadores/formandos e a mediação de conhecimentos a partir do desenvolvimento de pesquisas e suas respectivas socializações, intencionou compreender como em tempos de pandemia (SARS COVID 19) e isolamento social, a cultura escolar se (re)fez, quais desafios, avanços e retrocessos, no campo das linguagens e seus letramentos, podem ser observados no cenário da experiência alfabetizadora.<br />\r\n O Congresso ocorreu no formato online e reuniu pesquisadores (as), professores (as) da educação básica, professores (as) em formação, profissionais liberais no âmbito do ensino/aprendizagem e áreas afim. Teve como objetivo socializar experiências de sala de aula e suas produções científicas relacionadas à Alfabetização, Linguagens e Letramentos, na busca de contribuir com a produção científica da área. Buscou-se ao aprofundar o tema, encontrar alternativas plausíveis a serem atingidas e operacionalizadas, no campo da aquisição de linguagens e ampliação de letramentos no contexto escolar para crianças, jovens e adultos. E ainda, reunir pessoas que carregam conteúdos, experimentos e achados escolares e não-escolares no solo da Alfabetização.<br />\r\n Como entender as demandas de ensino/aprendizagem dessa história da Alfabetização do tempo presente? O que se aprende e o modo como se aprende na escola, interessa a quem, atende a quais sujeitos ou demandas, em tempos de rupturas e continuidades, diante de um cenário pandêmico e de crise econômica e sanitária? Como se (re)organizaram os currículos e se materializaram as práticas e saberes escolares? Que questões éticas, profissionais e estéticas se fizeram presentes na práxis educativa em contextos de sala de aula, presencial e/ou remota? Estas foram algumas das possíveis questões problematizadas no IV CONBRALE.<br />\r\n Cabe destacar, que o índice de analfabetismo no Brasil ainda é um dado tanto preocupante quanto estrutural, por isso, aprofundar análises e pesquisas sobre o tema é inadiável. Observar as políticas públicas e perspectivas históricas pensadas para Alfabetização em contexto de Multiletramentos, a fim de dedicar-lhes uma compreensão crítica e propor intervenções epistemológicas e pedagógicas, é uma tarefa para a história deste tempo. As desigualdades sociais e econômicas do país atingem uma porção significativa da população adulta que sequer consegue escrever o próprio nome, fato que afeta o cotidiano laboral e a inserção social e econômica. Entre as crianças o analfabetismo também é um fato. Cientes do que isto representa para o exercício pleno da autonomia intelectual, social e cultural, propomos somar forças neste debate para construir possibilidades no campo da Alfabetização e seus desafios estruturais e pedagógicos.<br />\r\n O evento organizou-se em torno de conferências, palestras, minicursos, oficinas, relatos de experiências e sessões de comunicação científica que se empenharam em pensar a função social, política e pedagógica, bem como, sentidos e significados do que é ser uma pessoa alfabetizada, letrada, integrada na cultura e no seu tempo, no contexto das múltiplas linguagens.<br />\r\n <br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n Universidade Estadual do Ceará (UECE) """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Tânia Serra Azul Machado Bezerra<br />\r\n Thiago Vasconcellos Modenesi<br />\r\n Sahmaroni Rodrigues de Olinda<br />\r\n Priscila do Vale Silva<br />\r\n Edlane de Freitas Chaves<br />\r\n Maria Aparecida Gomes Barbosa<br />\r\n Claudiana Melo<br />\r\n Maria Luzirene Oliveira Do Nascimento<br />\r\n Maria Jose Albuquerque da Silva<br />\r\n Maria Kellynia Farias Alves<br />\r\n Fabricia Pereira Teles<br />\r\n Celiane Oliveira dos Santos<br />\r\n Miranilde Oliveira Neves<br />\r\n Francisca Geny Lustosa<br />\r\n Emanuela Carla Medeiros<br />\r\n Luciana Matias Cavalcante<br />\r\n Marly Macedo<br />\r\n Letícia Carolina Pereira do Nascimento<br />\r\n Suzana Ferreira Paulino<br />\r\n Francisco Mário Carneiro da Silva<br />\r\n Renato Pazos Vazquez<br />\r\n Maria José Barbosa """ "conselho_editorial" => """ ABIGAIL OLIVEIRA FERREIRA (UFC)<br />\r\n ABRAÃO VITORIANO DE SOUSA (UFPE)<br />\r\n ADRIANA DO SOCORRO SERRA PAIVA DE MOURA <br />\r\n ALEXANDRE SANTIAGO (UFC)<br />\r\n ALEXSANDRO DA SILVA MARQUES (UFBA)<br />\r\n ALINE RODRIGUES SAMPAIO (UFC)<br />\r\n ALLAN DE ANDRADE LINHARES (UFPI)<br />\r\n AMANDA MARQUES DE CARVALHO GONDIM (SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DE PERNAMBUCO)<br />\r\n ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO (FAESPA)<br />\r\n ANA KILVIA OLIVEIRA LOPES (UFC)<br />\r\n ANA LIDIA ARAUJO GOMES (UFRN)<br />\r\n ANA LUÍSA COSTA (CLUL/IPS)<br />\r\n ANDRE LIMA CORDEIRO (INES)<br />\r\n ANTONIA FERNANDES FERREIRA (UNILAB)<br />\r\n ANTONIA MAÍRA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA (UERN)<br />\r\n ANTONIO CARLOS FERREIRA BONFIM (UECE)<br />\r\n ANTONIO FERREIRA DA SILVA JÚNIOR (UFRJ)<br />\r\n AURINETE ALVES NOGUEIRA (UECE)<br />\r\n BARBARA RAINARA MAIA SILVA (UFRN)<br />\r\n BLENDA PRISCILA ALENCAR DA SILVA (UERN)<br />\r\n BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA <br />\r\n CAMILLA DA SILVA (UFC)<br />\r\n CARLA RICHTER (UFPE)<br />\r\n CARLITO LINS DE ALMEIDA FILHO (UFC)<br />\r\n CARLOS ALEXANDRE NASCIMENTO ARAGÃO (UFS)<br />\r\n CARLOS ANTONIO DE ANDRADE SILVA (IFPA)<br />\r\n CARMEN STELA VASCONCELOS COSTA GADELHA (UECE)<br />\r\n CHRISTIANA DE SOUSA DAMASCENO OLIVEIRA (UNIVERSIDADE PAULISTA)<br />\r\n CLARICE GOMES COSTA (SEDUC-MARACANAÚ) <br />\r\n CLAUDIA DO SOCORRO AZEVEDO MAGALHÃES (IFPA)<br />\r\n CRISTIANE DE OLIVEIRA CAVALCANTE (SEDUC-CAUCAIA)<br />\r\n CRISTINA FELIPETO (UFAL)<br />\r\n DALVA DE ARAUJO MENEZES (UESPI)<br />\r\n DALVA MARIA ALVES GODOY (UDESC)<br />\r\n DAMARES OLIVEIRA MOREIRA (UFC)<br />\r\n DENISE VIANA E SOUSA (UFPI)<br />\r\n DENIZE DE MELO SILVA (UFC)<br />\r\n DISNEYLANDIA MARIA RIBEIRO (UERN)<br />\r\n EDUARDO BARBUIO (UFRPE)<br />\r\n ELAINE TAYSE DE SOUSA (UFCG)<br />\r\n ELANDIA FERREIRA DUARTE (UFC)<br />\r\n ELIEIDE DO NASCIMENTO SILVA (UFPI)<br />\r\n ELIOMAR ARAÚJO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n ELIZANGELA SILVA MESQUITA (UFC-CE.)<br />\r\n EMERSON DE PIETRI (USP)<br />\r\n ERETUZA GURGEL DE OLIVEIRA (UERN)<br />\r\n ERIKA SOUZA LEME (UFF)<br />\r\n ERIVANIA MELO DE MORAIS DE MORAIS (UFRN)<br />\r\n EUNICE ANDRADE DE OLIVEIRA MENEZES (UFC)<br />\r\n FABIANA MARIA BARBOSA DE SOUSA (UFC)<br />\r\n FELIPE AUGUSTO ALVES CORREIA LIMA (UFC)<br />\r\n FERNANDO DA PAIXÃO (ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ)<br />\r\n FRANCINALDA MACHADO STASCXAK (UECE)<br />\r\n FRANCIONE CHARAPA ALVES (UFCA)<br />\r\n FRANCISCA ELENEIDE XAVIER ÁVILA (SME- FORTALEZA/IFCE)<br />\r\n FRANCISCA ELUAR MARINHO SILVA SOARES (UFPI)<br />\r\n FRANCISCA JAMILIA OLIVEIRA DE BARROS (UFC)<br />\r\n FRANCISCA MONICA SILVA DA COSTA (UFC)<br />\r\n FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES (UFC)<br />\r\n FRANCISCA VALÉRIA AGUIAR RAMOS (UECE)<br />\r\n FRANCISCO AFRANIO RODRIGUES TELES (UNINASSAU PARNAÍBA)<br />\r\n FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n FRANCISCO RONALD FEITOSA MORAES (UFRN)<br />\r\n FRANKLIN ROOSEVELT MARTINS DE CASTRO UEA<br />\r\n GENIRA FONSECA DE OLIVEIRA (UECE)<br />\r\n GEOVANA MEIRE GOMES FRANCO DE ALBUQUERQUE (UECE)<br />\r\n GEOVAR MIGUEL DOS SANTOS (10ª DIREC)<br />\r\n GERBET DANTAS DOS SANTOS (UECE)<br />\r\n GERMANA DA CRUZ PEREIRA (UFC)<br />\r\n GERMANA MARIA BRANDÃO RUFINO (UFC)<br />\r\n GESILDA MARQUES DA SILVA RAMOS (UNICAP)<br />\r\n GESSICA NUNES NORONHA <br />\r\n GILBERTO SOUSA SILVA (UFPI)<br />\r\n GIOVANA MARIA BELÉM FALCÃO (UECE)<br />\r\n GISELDA VILLAÇA (FBV)<br />\r\n GISELLY KILVIA OLIVEIRA AGUIAR (UFC)<br />\r\n GLEISON AMORIM DA SILVA (URCA)<br />\r\n GUSTAVO ARANHA PORTELA (UFSCAR)<br />\r\n INÊS CARDOSO (INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM - ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO)<br />\r\n ISA MARIA MARQUES DE OLIVEIRA (CEFET/MG)<br />\r\n ISRAEL DE SOUSA RIBEIRO (UFPI)<br />\r\n IURE COUTRE GURGEL (UECE)<br />\r\n IZABEL CRISTINA SOARES DA SILVA LIMA (UECE)<br />\r\n JACIARA LIMEIRA DE AQUINO (UERN)<br />\r\n JACKSON CÍCERO FRANÇA BARBOSA (UEPB)<br />\r\n JARLES LOPES DE MEDEIROS (UFC)<br />\r\n JEANE PEREIRA DANTAS (UECE)<br />\r\n JÉSSICA RODRIGUES SOARES (UFPI)<br />\r\n JESSYKA DA SILVA RODRIGUES (UFPI)<br />\r\n JISLE MONTEIRO BEZERRA DANTAS (UNIFOR)<br />\r\n JOANA LAURA COTA CORRÊA (UFPA)<br />\r\n JORDANE LIMA DIAS OLIVEIRA (IFPA)<br />\r\n JOSÉ EDILMAR DE SOUSA (UFMA)<br />\r\n JOSÉ LUCAS DO NASCIMENTO BARBOSA (UFPE)<br />\r\n JOSEFFER MAXI MAIA RODRIGUES (UFPE)<br />\r\n JOSINEIDE TEOTONIA DA SILVA (PREFEITURA DE SÃO LOURENÇO DA MATA)<br />\r\n JULIA MARIA RAPOSO GONÇALVES DE MELO LARRÉ (UFRPE)<br />\r\n JULIANA ALVES DE ARAUJO BOTTECHIA (SEEDF)<br />\r\n JULIANA MARTINS DE FARIAS (UNICAP)<br />\r\n JUSCELANDIA MACHADO VASCONCELOS (UFPE)<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO (UNINASSAU)<br />\r\n KELLY CRISTINA VAZ DE CARVALHO MARQUES (UFC)<br />\r\n KLEYSSA DA SILVA CELESTINO (UFPI)<br />\r\n LAÉCIO FERNANDES DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n LILIANNE MOREIRA DANTAS (SEDUC-HORIZONTE/CE)<br />\r\n LINDALVA JOSÉ DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n LINDUARTE PEREIRA RODRIGUES (UEPB)<br />\r\n LOURENÇO CHACON JURADO FILHO (UNESP)<br />\r\n LUCIANA ANDRADE RODRIGUES SILVA (CBM)<br />\r\n LUCIANE TENANI (UNESP)<br />\r\n LUIZA HERMÍNIA DE ALMEIDA ASSIS BRILHANTE (UFC)<br />\r\n LUZIA DIAS ARAÚJO (UERN)<br />\r\n LYANNA LOURDES LIMA LEAL (UECE)<br />\r\n MARCIA GARDENIA LUSTOSA PIRES (IFPB)<br />\r\n MÁRCIO DOS SANTOS RODRIGUES (UFPA)<br />\r\n MARIA APARECIDA LOPES DE SOUZA (UFPI)<br />\r\n MARIA CEZAR DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n MARIA DE LOURDES HOLANDA (UFC)<br />\r\n MARIA DO ROSARIO DE FATIMA VIEIRA DA SILVA (USP)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO MORAES SOARES RODRIGUES <br />\r\n MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO (UEPB)<br />\r\n MARIA ERIDAN DA SILVA SANTOS (UERN)<br />\r\n MARIA ESTELY RODRIGUES TELES (UFSCAR)<br />\r\n MARIA ILNAIR MARTINS LEITE (SEDUC-FORTALEZA)<br />\r\n MARIA KELLYNIA FARIAS ALVES (UECE)<br />\r\n MARIA OZITA DE ARAUJO ALBUQUERQUE (UESPI)<br />\r\n MARIA PERPÉTUA DO SOCORRO BESERRA SOARES (UFDPar)<br />\r\n MARLINDA PESSÔA ARAÚJO (CEEP)<br />\r\n MATEUS SARMENTO LEITE (URCA)<br />\r\n MERCIA PAULINO NICOLAU DA SILVA (UFPE)<br />\r\n MICAELA SÁ (UFERSA)<br />\r\n MICHAEL VIANA PEIXOTO (FAC)<br />\r\n MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES (URCA)<br />\r\n MICHELLY MATOS ARAUJO (UNIJUI)<br />\r\n MORGANA TIMBÓ LIMA (UFC)<br />\r\n NAIANNDRA NERY DE SOUSA (UFPI)<br />\r\n NALIGIA MARIA BEZERRA LOPES (UERN)<br />\r\n NATÁLIA AYRES DA SILVA (IFCE)<br />\r\n NATANIA APARECIDA DA SILVA NOGUEIRA (UNIVERSO)<br />\r\n NATANIEL DOS SANTOS GOMES (UEMS)<br />\r\n NEIDYANA SILVA DE OLIVEIRA (UFC)<br />\r\n PEDRO PAULO PROCÓPIO DE OLIVEIRA SANTOS (UFPE)<br />\r\n PETRÔNIO CAVALCANTE (SEDUC-FORTALEZA/UFPA)<br />\r\n PRISCILA ALVES DE PAULA BELO (UNICAMP)<br />\r\n QUÉSIA DOS SANTOS ALVES (UESPI)<br />\r\n RAFAEL ARAÚJO DA SILVA (UFRN)<br />\r\n RAYLA BEATRIZ DE ABREU CARDOSO (UFPI)<br />\r\n REJANE MARIA DIAS DE OLIVEIRA (PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA)<br />\r\n RENATA PAIVA DE FREITAS (SEMED)<br />\r\n ROBERTO KENNEDY GOMES FRANCO (UNILAB)<br />\r\n RODRIGO NUNES DA SILVA (UEPB)<br />\r\n ROSEMARY MENESES DOS SANTOS (FAESPA)<br />\r\n ROSIOMAR SANTOS PESSOA (UEPA)<br />\r\n ROZEANE PORTO DINIZ (UFRPE)<br />\r\n RUBIA FERNANDA QUINELATTO (USP)<br />\r\n SAMARA DE OLIVEIRA SILVA (UESPI)<br />\r\n SANDRA MARIA SOEIRO DIAS (UFC)<br />\r\n SÍLVIA GABRIELA BRITO BARBOSA (IF GOIANO)<br />\r\n SORAYA MARIA ROMANO PACIFICO (USP)<br />\r\n SUELÂNDIA MOREIRA FRANCO (UFBA)<br />\r\n SUELLEN FERNANDES (UECE)<br />\r\n SUYANNE PINHEIRO CAMPELO (UECE)<br />\r\n SUZENALSON DA SILVA SANTOS (UFC)<br />\r\n TÂNIA (FACULDADE LUSO-BRASILEIRA/FALUB)<br />\r\n TÂNIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA (UECE)<br />\r\n THAÍS LAINA PEREIRA LIMA (UFPI)<br />\r\n THALITA LAYS FERNANDES DE ALENCAR (URCA)<br />\r\n TIAGO CAIAN DE ASSIS SILVA (UFRN)<br />\r\n TIAGO LESSAS JOSÉ DE ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n VANESKA SANTOS DE LIMA (GRAU TÉCNICO)<br />\r\n VANESSA CAMPOS DE LARA JAKIMIU (UFC)<br />\r\n VANESSA CARVALHO DA SILVA FRANÇA (SEDUC-PARNAÍBA/FAESPA)<br />\r\n VIRGÍLIO BANDEIRA DO NASCIMENTO FILHO (UEA)<br />\r\n VIVIANE GUIDOTTI MACHADO (UFCG)<br />\r\n WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS <br />\r\n WESLLEY DA SILVA RODRIGUES (UFPI) """ "ficha_catalografica" => "63e26219f196c_07022023113713.pdf" "arquivo" => "13112023163248-ALFABETIZACAO--LINGUAGENS-E-LETRAMENTOS.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-12-08 10:13:02" "updated_at" => "2023-11-13 16:32:48" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }