Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PROCESSO DE LEITURA DE ADULTOS RECENTEMENTE ALFABETIZADOS: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA

Palavra-chaves: LEITURA, ANALFABETISMO, ADULTOS Pôster (PO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9166
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 481
    "inscrito_id" => 1111
    "titulo" => "PROCESSO DE LEITURA DE ADULTOS RECENTEMENTE ALFABETIZADOS: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA"
    "resumo" => "A importância de estudos na área da leitura e do analfabetismo de adultos no Brasil se dá, entre outros fatores, pelo fato de que 93,9% dos analfabetos no país têm 25 anos ou mais, segundo o CENSO 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A presente revisão sistemática da literatura teve por objetivo analisar evidências atuais sobre o processo da leitura em adultos recentemente alfabetizados. Foram realizadas buscas com critérios de inclusão pré-definidos nas bases de dados OneFile, SciELO, MEDLINE, Directory of Open Access Journals e SciELO Brazil. Como descritores, os seguintes termos foram utilizados: “processo de leitura”, “adultos analfabetos”, “reading process” e “illiterate adults”. A inclusão dos artigos foi determinada pela análise do título, palavras-chave, resumo e conclusão. A revisão sistemática incluiu os artigos originais, escritos em inglês ou português, publicados entre os anos de 2009 e 2014. Foram excluídos artigos teóricos, duplicados nas bases de busca e que a temática de investigação não correspondesse à leitura em adultos recentemente alfabetizados. Cada artigo foi classificado conforme as informações registradas no título do estudo, país de origem, ano de desenvolvimento, autor, idioma, objetivos, metodologia e variáveis estudadas. Foram identificados cinco estudos que atenderam aos critérios de inclusão, dentre os quais três em língua portuguesa e dois em língua inglesa. Os estudos analisados sinalizam que são escassas pesquisas, em ambos os idiomas levantados, que contemplem a população adulta e que dêem ênfase ao processo cognitivo da leitura neste público."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ANALFABETISMO, ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_14_30_07_idinscrito_1111_63800a785e2fd920c2edcb42e571901f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISAAC OLIVEIRA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "ISAAC MARQUES"
    "autor_email" => "isaac.o.marques@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9166
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 481
    "inscrito_id" => 1111
    "titulo" => "PROCESSO DE LEITURA DE ADULTOS RECENTEMENTE ALFABETIZADOS: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA"
    "resumo" => "A importância de estudos na área da leitura e do analfabetismo de adultos no Brasil se dá, entre outros fatores, pelo fato de que 93,9% dos analfabetos no país têm 25 anos ou mais, segundo o CENSO 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A presente revisão sistemática da literatura teve por objetivo analisar evidências atuais sobre o processo da leitura em adultos recentemente alfabetizados. Foram realizadas buscas com critérios de inclusão pré-definidos nas bases de dados OneFile, SciELO, MEDLINE, Directory of Open Access Journals e SciELO Brazil. Como descritores, os seguintes termos foram utilizados: “processo de leitura”, “adultos analfabetos”, “reading process” e “illiterate adults”. A inclusão dos artigos foi determinada pela análise do título, palavras-chave, resumo e conclusão. A revisão sistemática incluiu os artigos originais, escritos em inglês ou português, publicados entre os anos de 2009 e 2014. Foram excluídos artigos teóricos, duplicados nas bases de busca e que a temática de investigação não correspondesse à leitura em adultos recentemente alfabetizados. Cada artigo foi classificado conforme as informações registradas no título do estudo, país de origem, ano de desenvolvimento, autor, idioma, objetivos, metodologia e variáveis estudadas. Foram identificados cinco estudos que atenderam aos critérios de inclusão, dentre os quais três em língua portuguesa e dois em língua inglesa. Os estudos analisados sinalizam que são escassas pesquisas, em ambos os idiomas levantados, que contemplem a população adulta e que dêem ênfase ao processo cognitivo da leitura neste público."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ANALFABETISMO, ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_14_30_07_idinscrito_1111_63800a785e2fd920c2edcb42e571901f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISAAC OLIVEIRA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "ISAAC MARQUES"
    "autor_email" => "isaac.o.marques@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A importância de estudos na área da leitura e do analfabetismo de adultos no Brasil se dá, entre outros fatores, pelo fato de que 93,9% dos analfabetos no país têm 25 anos ou mais, segundo o CENSO 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A presente revisão sistemática da literatura teve por objetivo analisar evidências atuais sobre o processo da leitura em adultos recentemente alfabetizados. Foram realizadas buscas com critérios de inclusão pré-definidos nas bases de dados OneFile, SciELO, MEDLINE, Directory of Open Access Journals e SciELO Brazil. Como descritores, os seguintes termos foram utilizados: “processo de leitura”, “adultos analfabetos”, “reading process” e “illiterate adults”. A inclusão dos artigos foi determinada pela análise do título, palavras-chave, resumo e conclusão. A revisão sistemática incluiu os artigos originais, escritos em inglês ou português, publicados entre os anos de 2009 e 2014. Foram excluídos artigos teóricos, duplicados nas bases de busca e que a temática de investigação não correspondesse à leitura em adultos recentemente alfabetizados. Cada artigo foi classificado conforme as informações registradas no título do estudo, país de origem, ano de desenvolvimento, autor, idioma, objetivos, metodologia e variáveis estudadas. Foram identificados cinco estudos que atenderam aos critérios de inclusão, dentre os quais três em língua portuguesa e dois em língua inglesa. Os estudos analisados sinalizam que são escassas pesquisas, em ambos os idiomas levantados, que contemplem a população adulta e que dêem ênfase ao processo cognitivo da leitura neste público.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.