Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PERCEPÇÕES TRANSDISCIPLINARES SOBRE A INFÂNCIA EM TEMPOS DE ADULTIZAÇÃO

Palavra-chaves: TRANSDISCIPLINARIDADE, INFÂNCIA, ADULTIZAÇÃO Pôster (PO) A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9120
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 551
    "inscrito_id" => 3157
    "titulo" => "PERCEPÇÕES TRANSDISCIPLINARES SOBRE A INFÂNCIA EM TEMPOS DE ADULTIZAÇÃO"
    "resumo" => "A temática da infância na modernidade nos faz refletir sobre os aspectos de adultização, vivenciados pelas crianças nesse tempo. Em situações cotidianas, podemos perceber que o comportamento infantil assemelha-se ao adulto, eliminando assim, as fronteiras historicamente construídas entre esses sujeitos.  O nosso estudo busca investigar, através de pesquisa empírica e teórica, as percepções da criança sobre a infância em tempos de adultização, partindo de uma ótica transdisciplinar. Ouvir as crianças de Instituições Privadas da cidade do Recife, que fazem parte da Educação Infantil, nos possibilitará construir uma escrita das suas vozes, conceituando as concepções da infância elaboradas por elas no tempo moderno, relacionando ideais transdisciplinares com conceitos que envolvem a adultização. Neste contexto, a nossa vivência com o objeto de estudo será direta na realidade a qual está inserido, caracterizando um estudo etnográfico que contempla uma pesquisa qualitativa, em uma metodologia de pesquisa-ação. Este estudo está em andamento inicial, fazendo parte de uma pesquisa maior, que em um primeiro momento, perpassará por levantamento bibliográfico contemplando a nossa temática, incluindo o discurso legal como base teórica. A escuta das vozes das crianças, poderá nos possibilitar uma visão da infância por ela mesma, relacionando o conceito construído em um tempo adultizado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS"
    "palavra_chave" => "TRANSDISCIPLINARIDADE, INFÂNCIA, ADULTIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_02_11_2014_19_10_07_idinscrito_3157_956a170ec119c421e1aefae6ae5a7f58.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CYNTHIA FERREIRA DE LIRA"
    "autor_nome_curto" => "CYNTHIA LIRA"
    "autor_email" => "liracynthia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9120
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 551
    "inscrito_id" => 3157
    "titulo" => "PERCEPÇÕES TRANSDISCIPLINARES SOBRE A INFÂNCIA EM TEMPOS DE ADULTIZAÇÃO"
    "resumo" => "A temática da infância na modernidade nos faz refletir sobre os aspectos de adultização, vivenciados pelas crianças nesse tempo. Em situações cotidianas, podemos perceber que o comportamento infantil assemelha-se ao adulto, eliminando assim, as fronteiras historicamente construídas entre esses sujeitos.  O nosso estudo busca investigar, através de pesquisa empírica e teórica, as percepções da criança sobre a infância em tempos de adultização, partindo de uma ótica transdisciplinar. Ouvir as crianças de Instituições Privadas da cidade do Recife, que fazem parte da Educação Infantil, nos possibilitará construir uma escrita das suas vozes, conceituando as concepções da infância elaboradas por elas no tempo moderno, relacionando ideais transdisciplinares com conceitos que envolvem a adultização. Neste contexto, a nossa vivência com o objeto de estudo será direta na realidade a qual está inserido, caracterizando um estudo etnográfico que contempla uma pesquisa qualitativa, em uma metodologia de pesquisa-ação. Este estudo está em andamento inicial, fazendo parte de uma pesquisa maior, que em um primeiro momento, perpassará por levantamento bibliográfico contemplando a nossa temática, incluindo o discurso legal como base teórica. A escuta das vozes das crianças, poderá nos possibilitar uma visão da infância por ela mesma, relacionando o conceito construído em um tempo adultizado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS"
    "palavra_chave" => "TRANSDISCIPLINARIDADE, INFÂNCIA, ADULTIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_02_11_2014_19_10_07_idinscrito_3157_956a170ec119c421e1aefae6ae5a7f58.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CYNTHIA FERREIRA DE LIRA"
    "autor_nome_curto" => "CYNTHIA LIRA"
    "autor_email" => "liracynthia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A temática da infância na modernidade nos faz refletir sobre os aspectos de adultização, vivenciados pelas crianças nesse tempo. Em situações cotidianas, podemos perceber que o comportamento infantil assemelha-se ao adulto, eliminando assim, as fronteiras historicamente construídas entre esses sujeitos. O nosso estudo busca investigar, através de pesquisa empírica e teórica, as percepções da criança sobre a infância em tempos de adultização, partindo de uma ótica transdisciplinar. Ouvir as crianças de Instituições Privadas da cidade do Recife, que fazem parte da Educação Infantil, nos possibilitará construir uma escrita das suas vozes, conceituando as concepções da infância elaboradas por elas no tempo moderno, relacionando ideais transdisciplinares com conceitos que envolvem a adultização. Neste contexto, a nossa vivência com o objeto de estudo será direta na realidade a qual está inserido, caracterizando um estudo etnográfico que contempla uma pesquisa qualitativa, em uma metodologia de pesquisa-ação. Este estudo está em andamento inicial, fazendo parte de uma pesquisa maior, que em um primeiro momento, perpassará por levantamento bibliográfico contemplando a nossa temática, incluindo o discurso legal como base teórica. A escuta das vozes das crianças, poderá nos possibilitar uma visão da infância por ela mesma, relacionando o conceito construído em um tempo adultizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.