Este texto constitui-se enquanto um ensaio acadêmico que objetiva criticamente refletir como se dá a formação da pesquisa-pesquisador(a) em Educação Contemporânea. Metodologicamente esta problematização vai ganhando forma-conteúdo ao nos aproximarmos de considerações e reflexões possíveis que nos evidenciam (des)caminhos possíveis para pensar-sentir-viver o processo de ser-fazer pesquisa-pesquisador(a) em Educação Contemporânea, a nível de Mestrado e Doutorado, centrado no diálogo e na proposta de construção de saberes-fazeres outros. Nesse sentido, consideramos que os programas de pós-graduação, a exemplo, o Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), localizado na cidade de Caruaru-Pernambuco, configura-se enquanto uma possibilidade de seguir ressignificando os processos formativos de ser mestre(a) e doutor(a), compreendendo que são percursos permeados pela ação-reflexão-ação de problemáticas em que o(a) pesquisador(a) é afetado(a) e afeta pelo con/texto político, cultural, social, educacional dentre outros em que os povos-territórios constituem.