Entendendo como o mundo atualmente encontra-se em constante processo de globalização, e que, os processos pedagógicos formativos estão, também, em contínua mudança, são múltiplas fontes para o estudo e prática da Pedagogia. Na corrente do positivismo os documentos legítimos para o estudo da Pedagogia eram os textos escritos de primeira ordem na esfera da objetividade científica distante de uma construção subjetiva do sujeito. O objetivo do positivismo era produzir um conhecimento apartado das determinações sociais e evitando qualquer tipo de movimento interpretativo do sujeito reflexivo. O movimento da nova história vai basear-se em múltiplas possibilidades de fontes e documentos silenciados pelo paradigma tradicional positivista. Fotografia, filme, poesia e outros serão relacionados na nova perspectiva histórica e pedagógica. O presente artigo estimula o pensamento reflexivo, tratando-se do olhar para além do fenômeno e desafiando a perspectiva crítica cinematográfica contemporânea. Portanto, compreende-se que ambos estão interligados de forma que complementam-se, no seguimento da educação superior. O objetivo principal do artigo refere-se à incitação dos estudantes para com a observação analítica das obras cinematográficas propostas pelo projeto de Extensão, tais quais: Coringa (2019) e Sicko (2007), que dialogam acerca de questões atuais e emergentes. A metodologia utilizada foi da pesquisa participante virtual, viabilizando o aprofundamento teórico e sua relação com os filmes devidamente escolhidos e analisados antecipadamente. Uma classificação temática do material classificado e interpretado e um confronto das informações dos filmes com os respectivos temas o que permite que o estudante possa atentar-se à respeito de sua função social e de sua realidade. Os resultados foram considerados satisfatórios, tendo em vista que os encontros ocorreram de forma remota e puderam proporcionar aos estudantes extensionistas e seu orientador um ambiente de diálogo seguro e aberto, com auxílio de metodologias ativas no desenvolvimento do Projeto e concepções sólidas levantadas pelos envolvidos