Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS NOS LABORATÓRIOS MÓVEIS DO PROJETO ACADEMIA STEM.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90756
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4507
    "inscrito_id" => 17218
    "titulo" => "INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS NOS LABORATÓRIOS MÓVEIS DO PROJETO ACADEMIA STEM."
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos os benefícios do uso de tecnologias digitais na educação, identificados durante as capacitações de estudantes do ensino médio de escolas públicas da cidade de Manaus-AM, nos laboratórios móveis do projeto Academia STEM da Universidade do Estado do Amazonas. O projeto visa atrair novos alunos para as áreas STEM (do inglês Science, Technology, Engineering and Mathematics), que é um modelo de ensino que engloba quatro áreas do conhecimento: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, visando estimular o aprendizado do aluno em várias frentes simultâneas. O uso das tecnologias digitais pode deixar o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador. Nesse sentido, durante as capacitações dos estudantes nos laboratórios móveis utilizando a educação STEM, é notório que diferentemente do modelo de educação tradicional que não permite o uso de aparelhos digitais dentro da sala de aula, o modelo de educação STEM utilizando as tecnologias digitais traz diversos benefícios, pois quando é disponibilizado aos estudantes alguns instrumentos tecnológicos, tais como: tablets, celulares e laptops, percebemos que fornecem subsídios para que os estudantes possam desenvolver um trabalho colaborativo, visto que ao utilizar estes instrumentos os estudantes são orientados a visarem o trabalho em equipe, além de desenvolverem competência digital para que possam tomar iniciativa e decisões, tais atitudes necessárias para as demandas do século XXI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17218_TB4507_30112022164251.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAIK DOS SANTOS CALDAS"
    "autor_nome_curto" => "KAIK"
    "autor_email" => "kdsc.lic21@uea.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90756
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4507
    "inscrito_id" => 17218
    "titulo" => "INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS NOS LABORATÓRIOS MÓVEIS DO PROJETO ACADEMIA STEM."
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos os benefícios do uso de tecnologias digitais na educação, identificados durante as capacitações de estudantes do ensino médio de escolas públicas da cidade de Manaus-AM, nos laboratórios móveis do projeto Academia STEM da Universidade do Estado do Amazonas. O projeto visa atrair novos alunos para as áreas STEM (do inglês Science, Technology, Engineering and Mathematics), que é um modelo de ensino que engloba quatro áreas do conhecimento: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, visando estimular o aprendizado do aluno em várias frentes simultâneas. O uso das tecnologias digitais pode deixar o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador. Nesse sentido, durante as capacitações dos estudantes nos laboratórios móveis utilizando a educação STEM, é notório que diferentemente do modelo de educação tradicional que não permite o uso de aparelhos digitais dentro da sala de aula, o modelo de educação STEM utilizando as tecnologias digitais traz diversos benefícios, pois quando é disponibilizado aos estudantes alguns instrumentos tecnológicos, tais como: tablets, celulares e laptops, percebemos que fornecem subsídios para que os estudantes possam desenvolver um trabalho colaborativo, visto que ao utilizar estes instrumentos os estudantes são orientados a visarem o trabalho em equipe, além de desenvolverem competência digital para que possam tomar iniciativa e decisões, tais atitudes necessárias para as demandas do século XXI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17218_TB4507_30112022164251.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAIK DOS SANTOS CALDAS"
    "autor_nome_curto" => "KAIK"
    "autor_email" => "kdsc.lic21@uea.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Neste trabalho apresentamos os benefícios do uso de tecnologias digitais na educação, identificados durante as capacitações de estudantes do ensino médio de escolas públicas da cidade de Manaus-AM, nos laboratórios móveis do projeto Academia STEM da Universidade do Estado do Amazonas. O projeto visa atrair novos alunos para as áreas STEM (do inglês Science, Technology, Engineering and Mathematics), que é um modelo de ensino que engloba quatro áreas do conhecimento: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, visando estimular o aprendizado do aluno em várias frentes simultâneas. O uso das tecnologias digitais pode deixar o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador. Nesse sentido, durante as capacitações dos estudantes nos laboratórios móveis utilizando a educação STEM, é notório que diferentemente do modelo de educação tradicional que não permite o uso de aparelhos digitais dentro da sala de aula, o modelo de educação STEM utilizando as tecnologias digitais traz diversos benefícios, pois quando é disponibilizado aos estudantes alguns instrumentos tecnológicos, tais como: tablets, celulares e laptops, percebemos que fornecem subsídios para que os estudantes possam desenvolver um trabalho colaborativo, visto que ao utilizar estes instrumentos os estudantes são orientados a visarem o trabalho em equipe, além de desenvolverem competência digital para que possam tomar iniciativa e decisões, tais atitudes necessárias para as demandas do século XXI.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.