O presente artigo discute o processo de construção e aprendizados de um referencial de avaliação do Desenvolvimento Integral (DI) de crianças e adolescentes. Este referencial surge como necessidade de avaliações em uma perspectiva mais ampliada, que valorize o trabalho das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) na promoção de oportunidades de aprendizagem e redução de desigualdades, em complementaridade à atuação da rede de educação básica, especialmente por ampliarem o acesso à cultura, à educação, às práticas esportivas e ao lazer. Para tanto, o desenvolvimento do instrumento baseou-se numa construção participativa junto às OSCs, em diferentes formas e intensidade ao longo do processo, além de uma retrospectiva documental pautada, principalmente, em referenciais e metodologias de avaliação de desenvolvimento infanto-juvenil, incluindo a revisão bibliográfica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que cerne às escolhas das subdimensões. Outrossim, dentre os principais achados, destaca-se o fato de que avaliar o Desenvolvimento Integral é um assunto muito complexo e desafiador, de forma que qualquer questionário ou índice que possa ser utilizado em uma avaliação com esse sentido possui limitações, já que são simplificações da realidade. Porém, aprendemos que não por isso deixam de ser importantes para o fortalecimento das OSCs, pois estabelecem parâmetros que trazem luz aos aspectos de seu trabalho que estão mais avançados, assim como pontos que necessitam de mais apoio e melhoria. Por fim, valorizando essa multiplicidade de saberes e experiências de OSCs, educadores, crianças, adolescentes e jovens em todo o processo, que enriquecemos a perspectiva de desenvolvimento integral - e os usos de sua avaliação.