Este Artigo trata sobre o processo de ensino e aprendizagem do Estágio Supervisionado I do curso de Pedagogia, momento de estabelecimento de conexões entre a realidade do campo com a reflexão teórica, buscando a necessária articulação entre a teoria e a prática e um importante momento formativo na vida do estudante, que possibilita a construção do seu perfil profissional como um professor reflexivo. Tem como objetivo investigar como se dá o processo de ensino e aprendizagem e quais os desafios e perspectivas para atuar na educação infantil, analisar o planejamento, identificar as principais estratégias de aprendizagem e verificar a consonância com as diretrizes curriculares. A Pesquisa foi exploratória de abordagem qualitativa, na modalidade pesquisa bibliográfica, buscando as publicações nacionais dos últimos quatro anos nas bases de dados Google acadêmico, CAPES e SciELO, encontradas 22 publicações. Pôde-se observar que o processo de ensino e aprendizagem se dá de maneiras diversas, os desafios são vários, desde problemas das instituições de ensino, escolas dos estágios, metodologias aplicadas, tempo de estágio que é considerado pequeno. As estratégias de aprendizagem desenvolvidas são diversas, centradas no aluno e em consonância com as diretrizes curriculares dos cursos de Pedagogia. Percebeu-se que ainda tem muito o que ser estudado e principalmente que a partir desses estudos sejam propostas melhorias para a educação e em especial o estágio supervisionado I, etapa tão importante na formação docente.