ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90603 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4293 "inscrito_id" => 8728 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "Este trabalho foi construído a partir das atividades pedagógicas desenvolvidas na disciplina de Alfabetização e Letramento, disponibilizada na grade curricular do curso de Pedagogia da Universidade de Vassouras (Univassouras) – RJ – Brasil. As práticas pedagógicas desenvolvidas no espaço de formação de professores objetivam a construção dos saberes dos acadêmicos em relação ao tema que envolve questões teóricas e subjetivas sobre alfabetização e letramento, assim como, seus conceitos, e as diferenças entre eles, especialmente na constituição da identidade do professor alfabetizador. Durante as aulas nos ocupamos de refletir questões relacionadas à formação de professores alfabetizadores que possam alimentar práticas pedagógicas exitosas nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma discussão teórica que tem sido baseada em uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. O fortalecimento no debate das diversas esferas que abarcam a alfabetização e o letramento no cenário educacional atual é caminho para o entendimento da constituição da identidade do professor alfabetizador. É significativo destacar que o processo de alfabetização escolar é considerado multifacetado envolvendo diversas práticas pedagógicas na busca da produção com eficácia. Frente a isso, cabe salientar a importância do domínio do conhecimento teórico da temática estudada para o entendimento da formação do docente alfabetizador. Os estudos estão subsidiados em autores renomados no assunto, a saber: Paulo Freire (2013); Nóvoa (2013; 2018); Magda Soares (2020; 2014); Lotsch (2016) Kenski (2005; 2012); dentre outros. Espera-se que este estudo possa contribuir aos educadores com as reflexões sobre o tema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8728_TB4293_08092022171110.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANA MEDEIROS BATISTA AMORIM" "autor_nome_curto" => "SUZANA AMORIM" "autor_email" => "suzana-amorim@uol.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90603 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4293 "inscrito_id" => 8728 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "Este trabalho foi construído a partir das atividades pedagógicas desenvolvidas na disciplina de Alfabetização e Letramento, disponibilizada na grade curricular do curso de Pedagogia da Universidade de Vassouras (Univassouras) – RJ – Brasil. As práticas pedagógicas desenvolvidas no espaço de formação de professores objetivam a construção dos saberes dos acadêmicos em relação ao tema que envolve questões teóricas e subjetivas sobre alfabetização e letramento, assim como, seus conceitos, e as diferenças entre eles, especialmente na constituição da identidade do professor alfabetizador. Durante as aulas nos ocupamos de refletir questões relacionadas à formação de professores alfabetizadores que possam alimentar práticas pedagógicas exitosas nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma discussão teórica que tem sido baseada em uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. O fortalecimento no debate das diversas esferas que abarcam a alfabetização e o letramento no cenário educacional atual é caminho para o entendimento da constituição da identidade do professor alfabetizador. É significativo destacar que o processo de alfabetização escolar é considerado multifacetado envolvendo diversas práticas pedagógicas na busca da produção com eficácia. Frente a isso, cabe salientar a importância do domínio do conhecimento teórico da temática estudada para o entendimento da formação do docente alfabetizador. Os estudos estão subsidiados em autores renomados no assunto, a saber: Paulo Freire (2013); Nóvoa (2013; 2018); Magda Soares (2020; 2014); Lotsch (2016) Kenski (2005; 2012); dentre outros. Espera-se que este estudo possa contribuir aos educadores com as reflexões sobre o tema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8728_TB4293_08092022171110.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANA MEDEIROS BATISTA AMORIM" "autor_nome_curto" => "SUZANA AMORIM" "autor_email" => "suzana-amorim@uol.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }