COSTA, Raquel Bezerra Da et al.. . Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90584>. Acesso em: 13/11/2024 04:19
Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender quais as perspectivas de futuro dos jovens egressos da Escola Família Agrícola Dom Fragoso/EFA/Independência/Ceara, da turma de 2020. O trabalho foi feito a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa que possibilitou um diálogo com o objeto e os sujeitos investigados. Para obtenção de dados foi realizada entrevistas individuais através da plataforma Google Meet com 8 educandos egressos, sendo 4 mulheres e 4 homens. As principais categorias de análise foram as temáticas de Educação do Campo, Escolas Famílias Agrícolas e Juventude Rural. A pesquisa revela que a formação ofertada pela EFA Dom Fragoso, ocupa papel importante na vida dos estudantes que chegam na escola, tendo em vista as mudanças tanto no campo pessoal quanto no profissional que são evidenciadas nas falas dos egressos. Percebeu-se com este trabalho, que a escola é lugar de sonhos, desejos, de um vir a ser. Estes sonhos e projetos se assentam na educação, no acúmulo de conhecimentos para uma vida mais digna. A pesquisa nos mostra que os sonhos e projetos dos jovens se interconectam com o compromisso social, coletivo, de colaborar com a vida de suas famílias e da comunidade de origem, quando utilizam o plano de estudos como instrumento de conhecimento, resgate da memória e história da comunidade que vive e com isso pensar ações/práticas de mudança social. Conclui-se que as perspectivas de futuro da juventude do campo que estuda na EFA, têm uma dimensão endógena, ou seja, de olhar para a comunidade, a cultura, a identidade camponesa e assim, se firmar e desenvolver-se humano e profissionalmente.