Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“EU QUERO ME FORMAR E CONTINUAR NO MEU LUGAR AJUDANDO AS FAMÍLIAS DA COMUNIDADE”: PERSPECTIVAS DE FUTURO DE JOVENS RURAIS DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DOM FRAGOSO/ EFA/INDEPENDÊNCIA - CE.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90584
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4272
    "inscrito_id" => 16398
    "titulo" => "“EU QUERO ME FORMAR E CONTINUAR NO MEU LUGAR AJUDANDO AS FAMÍLIAS DA COMUNIDADE”: PERSPECTIVAS DE FUTURO DE JOVENS RURAIS DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DOM FRAGOSO/ EFA/INDEPENDÊNCIA - CE."
    "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender quais as perspectivas de futuro dos jovens egressos da Escola Família Agrícola Dom Fragoso/EFA/Independência/Ceara, da turma de 2020. O trabalho foi feito a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa que possibilitou um diálogo com o objeto e os sujeitos investigados. Para obtenção de dados foi realizada entrevistas individuais através da plataforma Google Meet com 8 educandos egressos, sendo 4 mulheres e 4 homens. As principais categorias de análise foram as temáticas de Educação do Campo, Escolas Famílias Agrícolas e Juventude Rural. A pesquisa revela que a formação ofertada pela EFA Dom Fragoso, ocupa papel importante na vida dos estudantes que chegam na escola, tendo em vista as mudanças tanto no campo pessoal quanto no profissional que são evidenciadas nas falas dos egressos. Percebeu-se com este trabalho, que a escola é lugar de sonhos, desejos, de um vir a ser. Estes sonhos e projetos se assentam na educação, no acúmulo de conhecimentos para uma vida mais digna. A pesquisa nos mostra que os sonhos e projetos dos jovens se interconectam com o compromisso social, coletivo, de colaborar com a vida de suas famílias e da comunidade de origem, quando utilizam o plano de estudos como instrumento de conhecimento, resgate da memória e história da comunidade que vive e com isso pensar ações/práticas de mudança social. Conclui-se que as perspectivas de futuro da juventude do campo que estuda na EFA, têm uma dimensão endógena, ou seja, de olhar para a comunidade, a cultura, a identidade camponesa e assim, se firmar e desenvolver-se humano e profissionalmente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16398_TB4272_29112022222215.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL BEZERRA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => "rqlcosta123@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90584
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4272
    "inscrito_id" => 16398
    "titulo" => "“EU QUERO ME FORMAR E CONTINUAR NO MEU LUGAR AJUDANDO AS FAMÍLIAS DA COMUNIDADE”: PERSPECTIVAS DE FUTURO DE JOVENS RURAIS DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DOM FRAGOSO/ EFA/INDEPENDÊNCIA - CE."
    "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender quais as perspectivas de futuro dos jovens egressos da Escola Família Agrícola Dom Fragoso/EFA/Independência/Ceara, da turma de 2020. O trabalho foi feito a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa que possibilitou um diálogo com o objeto e os sujeitos investigados. Para obtenção de dados foi realizada entrevistas individuais através da plataforma Google Meet com 8 educandos egressos, sendo 4 mulheres e 4 homens. As principais categorias de análise foram as temáticas de Educação do Campo, Escolas Famílias Agrícolas e Juventude Rural. A pesquisa revela que a formação ofertada pela EFA Dom Fragoso, ocupa papel importante na vida dos estudantes que chegam na escola, tendo em vista as mudanças tanto no campo pessoal quanto no profissional que são evidenciadas nas falas dos egressos. Percebeu-se com este trabalho, que a escola é lugar de sonhos, desejos, de um vir a ser. Estes sonhos e projetos se assentam na educação, no acúmulo de conhecimentos para uma vida mais digna. A pesquisa nos mostra que os sonhos e projetos dos jovens se interconectam com o compromisso social, coletivo, de colaborar com a vida de suas famílias e da comunidade de origem, quando utilizam o plano de estudos como instrumento de conhecimento, resgate da memória e história da comunidade que vive e com isso pensar ações/práticas de mudança social. Conclui-se que as perspectivas de futuro da juventude do campo que estuda na EFA, têm uma dimensão endógena, ou seja, de olhar para a comunidade, a cultura, a identidade camponesa e assim, se firmar e desenvolver-se humano e profissionalmente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16398_TB4272_29112022222215.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL BEZERRA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => "rqlcosta123@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender quais as perspectivas de futuro dos jovens egressos da Escola Família Agrícola Dom Fragoso/EFA/Independência/Ceara, da turma de 2020. O trabalho foi feito a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa que possibilitou um diálogo com o objeto e os sujeitos investigados. Para obtenção de dados foi realizada entrevistas individuais através da plataforma Google Meet com 8 educandos egressos, sendo 4 mulheres e 4 homens. As principais categorias de análise foram as temáticas de Educação do Campo, Escolas Famílias Agrícolas e Juventude Rural. A pesquisa revela que a formação ofertada pela EFA Dom Fragoso, ocupa papel importante na vida dos estudantes que chegam na escola, tendo em vista as mudanças tanto no campo pessoal quanto no profissional que são evidenciadas nas falas dos egressos. Percebeu-se com este trabalho, que a escola é lugar de sonhos, desejos, de um vir a ser. Estes sonhos e projetos se assentam na educação, no acúmulo de conhecimentos para uma vida mais digna. A pesquisa nos mostra que os sonhos e projetos dos jovens se interconectam com o compromisso social, coletivo, de colaborar com a vida de suas famílias e da comunidade de origem, quando utilizam o plano de estudos como instrumento de conhecimento, resgate da memória e história da comunidade que vive e com isso pensar ações/práticas de mudança social. Conclui-se que as perspectivas de futuro da juventude do campo que estuda na EFA, têm uma dimensão endógena, ou seja, de olhar para a comunidade, a cultura, a identidade camponesa e assim, se firmar e desenvolver-se humano e profissionalmente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.