Este trabalho teve como objetivo compreender a concepção dos alunos do 6º ano do ensino fundamental sobre saúde em tempos de pandemia. Foram desenvolvidas atividades de sondagem, roda de conversa com os alunos e diálogo com a professora de ciências da turma. Dessa forma, a pesquisa é de natureza qualitativa apoiada em (CRESWELL, 2010), com enfoque fenomenológico a partir das leituras de (MERLEAU- PONTY, 2018). A fundamentação teórica foi apoiada nos autores, Costa, Assis e Araújo (2012), Mohr (2002) entre outros. Os sujeitos da pesquisa foram 13 alunos que mais se mostraram dispostos a participar das atividades durante a pesquisa e a professora da turma do componente curricular de ciências. Os resultados demonstraram que os alunos possuem concepções distintas sobre saúde, pois uma parte dos alunos ainda possuem uma visão fragmentada, antiga de saúde, pelo viés comportamentalista, ao apresentar respostas vinculadas aos aspectos preventivos. Já outros alunos, apresentam visão que leva em consideração as questões de lazer e psicológicas, sendo uma visão mais abrangente de saúde. Quanto a abordagem da temática saúde na escola, observamos que ela se faz presente, uma vez que a professora de ciências da turma trabalha esse tema com os alunos. Ressalta-se que a concepção de saúde vista no documento que embasa a educação atualmente, BNCC, especificamente no ensino fundamental anos finais, é uma concepção ampliada, considerando os aspectos físicos, mentais, sociais dentre outros. No entanto, mesmo com os avanços que a BNCC apresenta para a educação, considera-se que muitas situações ainda necessitam avançar, bem como a presença da temática saúde em todos os componentes curriculares de forma mais acentuada e a discussão de modo intensificado na escola e nos espaços não escolares.