O acesso às instituições federais de ensino representa um desafio para estudantes oriundos de camadas populares, sobretudo, de escolas públicas estaduais e municipais. Nesse sentido, criar mecanismos, como aulas preparatórias que auxiliem o desempenho dos estudantes de escolas públicas em exames de seleção para ingressar nessas instituições, pode contribuir para reduzir as desigualdades de acesso, além de oportunizar uma educação de qualidade, equânime e inclusiva. Com isso, este trabalho apresenta a síntese de um projeto pioneiro a nível municipal de intervenção pedagógica denominado Intensivão, idealizado e executado, no ano de 2021, em meio ao cronotopo pandêmico da COVID-19, pelos técnicos pedagógicos da Coordenação do Ensino Fundamental – Anos Finais da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo do Amarante/RN. O projeto foi constituído por aulas dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e de Matemática para os estudantes do 9º ano matriculados nas escolas do referido município, com o objetivo de incentivá-los ao ingresso em instituições que ofertam o Ensino Médio Integrado na rede federal. As aulas preparatórias foram planejadas com base nos objetos de conhecimento propostos pelo edital do Exame de Seleção para ingresso dos estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A intervenção pedagógica a nível municipal se mostrou como uma experiência exitosa, porquanto houve a aprovação de 46 estudantes de um total de 181 inscritos no Intensivão.